segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FLORES - belezas da natureza

                         
Fotos tiradas por Tó Cortez para o site OLHARES. Outras (fotos) tiradas pela autora deste blogue.
  1. Adivinhe a quem pertence cada uma delas?
Há uma foto que não foi tirada por nós. Por lapso foi parar aos nossos albuns e não sabemos a quem pertence. Se lhe pertencer diga, que eu devolvo-lha.
   
     2-Viaje por esta página devagarinho. Delicie-se com estas cores maravilhosas. Indique no espaço COMENTÁRIO qual a foto que não foi tirada por nós.

     3-Qual a flor que escolheria como sendo a mais bonita?   

           BELEZAS DA NATUREZA  

Flores selvagens,singelas



Flores murchas
 


Flores irmãs, da mesma roseira, porém de cores diferentes

flores simples de cor vibrante

flores de variegadas cores



flores em molhos



flores simples agrupadas

flores em cacho
                                 flores que dão frutos

Homenagem - a minha - a JOÃO SILVA


 JOÃO SILVA, fotojornalista luso-sulafricano, andou durante dez anos no Afeganistão a filmar cenas de guerra, sempre na frente de combate.
Num acidente, perdeu as duas pernas, depois de ter pisado uma mina. 
Na altura continuou a fotografar.

O João trabalhava por conta do jornal New York Times, é casado, tem filho (ou filhos).
Foi agraciado por Barak Obama no ano 2011.

João Silva reuniu toda a sua obra e fez uma exposição no Centro Português de Fotografia, no Porto, que foi inaugurada no dia 7 do corrente mês de Janeiro.

João Silva é um homem cheio de coragem e tenacidade, sorrindo, levando a sua vida em frente.
Acabámos de o ver e ouvir numa entrevista à R.T.P., depois do telejornal de hoje, 2ª. feira, dia 30 de Janeiro de 2012.

Um homem, ao contrário do que muitos julgam não é apenas um produto dos seus próprios méritos. Não basta para o formar um conjunto de qualidades, é também preciso um conjunto de circunstâncias. As circunstâncias neste caso não foram favoráveis ao João Silva, mas ele tentou e tenta ultrapassar os problemas todos os dias. Parabéns João Silva. Deus o acompanhe sempre.  




PARABÉNS!!!

O blogue LETRAS À SOLTA... (clicar em http://celestecortez.blogspot.com/), tinha desde 15 de Julho de 2011 até ontem dia 28 de Janeiro, sábado à noite, já madrugada de domingo (deitei-me às 2 da manhã)9.958 visitantes. Fiquei encantada, pensando que no domingo, chegaria aos 10.000.

Só consegui abir o blogue às 18 horas de domingo. Quando fui verificar o contador, já tinha 10.058 visitantes. Uau! Nem me deu tempo de festejar os 10.000. NÃO POSSO DEIXAR DE COMEMORAR, AGRADECENDO AOS VISITANTES.  

A todos os visitantes, os meus mais sinceros agradecimentos. E voltem sempre. Eu voltarei também para finalizar alguns artigos e para colocar outros.

Não se esqueçam que os artigos - salvo alguns lapsos - estão distribuídos por:

Página inicial - artigos diversos;
Poemas - poetas e poemas diversos, meus e de outros poetas;
Homenagens - quase sempre um adeus aos que partiram;
Saúde - artigos sobre a saúde pela natureza, conforme dou aulas aos meus alunos na Universidade Sénior;
Livros publicados: refere os meus livros, os seus preços e todos os detalhes àcêrca do pedido dos leitores e do meu envio.
Também pode escolher no arquivo por nomes. E poderá ainda escolher ao fundo de cada artigo, um artigo pelo nome e sua ilustração.

Celeste Cortez
Volte sempre. Eu voltarei também.E mais uma vez: OBRIGADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa....

 

O blogue : http://www.celeste cortez.blogspot.com  foi galardoado em Dezembro de 2011com o troféu ABC. 

domingo, 29 de janeiro de 2012

MONUMENTOS

Foto tirada a 29-01-2012 por ToCortez para o site OLHARES
SINTRA - Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate fica situado no Parque com o mesmo nome. Nesta foto, da Torre Sul, vislumbrando-se em 2º. plano a Cúpula do Átrio principal. Tem capela; biblioteca onde se destacam paredes forradas a estantes de madeira de nogueira, cuja porta é em alto-relevo; Sala de bilhar; uma fonte de alabastro dentro do átrio principal, diversos quartos e salas. Tem painéis indianos de alabastro de Deli (estilo mogol) esculpidos, utilizados como biombos. A sua escadaria é uma estrutura de mármore decorada com um padrão de folhas de hera. A cúpula da sala de música, é em estuque com motivos florais dourados e friso com representações das musas e das graças. Azulejos Iznik utilizados nas floreiras.

1540 - construção de capela a Nª.Srª.de Monserrate.A propriedade pertencia ao Hospital de Todos os Santos, de Lisboa; 
1601 - Foral da propriedade à família Mello e Castro;
1718 - Aquisição por D. Caetano de Mello e Castro, comendador de Cristo e Vice-rei da Índia;
1755 - Com o terramoto de Lisboa, as casas da quinta tornaram-se inabitáveis;
1790 - Gerard de Visme, um comerciante inglês rico, detentor da concessão de importação de pau-brasil),  arrenda a Quinta e constrói o 1º.palácio neo-gótico sobre as ruínas da antiga capela;
1793 - William Beckford - 1760-1844, escritor romancista, critico de arte, bibliófilo e construtor excêntrico, conhecido por ser o jovem inglês mais rico do seu tempo, arrenda a propriedade, efectua obras no palácio e começa a criar um jardim paisagístico; (Morre em 1844);
1856 - Sir Francis Cook - 1817-1901 - milionário inglês, comerciante de têxteis, dono de uma das maiores coleções de arte britânicas, comprou a Quinta e promove a construção do Palácio e dos jardins, como residência de verão para a sua família;
1949 - O Estado Português adquire a Quinta e a Tapada, num total de 143 hectares;
1995 - UNESCO classifica a Serra de Sintra, onde se localiza a Quinta de Monserrate, como Paisagem Cultural-Património da Humanidade.
Este Palácio foi visitado por pessoas ilustres, entre as quais destacamos Lord Byron (1788-1824), Poeta anglo-escocês, célebre figura do movimento Romântico, um dos grandes poetas europeus. Visita a Quinta em 1809 e canta a sua beleza no poema "Childe Harold's Pilgrimage"

ARVORES




Oração da Mãe suplicante:

Braços erguidos ao Céu, numa prece de Mãe, ansiando o regresso de seus filhos.  






As fotos seguintes, são da mesma árvore, em dias diferentes. Localizadas no jardim das Romãzeiras, em Cascais, a árvore foi cortada um mês depois de se ter tirado estas fotos.



sábado, 28 de janeiro de 2012

CASCAIS E O SEU TERMO AO LONGO DA IDADE MODERNA

Excerto do livro "Subsídios Monográficos Para Uma HISTÓRIA RURAL CASCALENTE"



Foto de Tó Cortez - Perto da boca do inferno,Cascais
publicada no site OLHARES

do escritor: João Anibal Henriques

..."A localidade de Cascais, rica, ontem como hoje, em potencialidades e belezas naturais, desde cedo despertou a atenção da espécie humana. A amenidade do seu clima, a riqueza das suas águas, a fertilidade das suas terras e a posição privilegiada em que se encontra, foram factores decisivos na criação deste concelho, no qual assume uma posição de natural preponderância. Cascais é, assim, de uma maneira geral, tanto para os que dela são naturais, como para aqueles que nela somente residem, um local com inúmeros atractivos. "

CONTINUA... Voltarei em breve para lhe oferecer mais descrições de Cascais. Volte também se f.f.

Foto de Tó Cortez para o site OLHARES. Pôr-de-sol em Cascais
vendo-se do lado direito a Casa da Guia e o Farol


Hino ao silêncio (Bento XVI) - artigo I


Foto ToCortez para o site OLHARES 





Excertos da mensagem para a Jornada Mundial e das Comunicações Sociais  de 2012 (Bento XVI):

Espigão das Ruivas - Foto de TóCortez para o site OLHARES





Silêncio e palavra (são) dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter o diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. 





Foto TóCortez para o site OLHARES



O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo.
No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos.


Foto TóCortez para o site OLHARES  



Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.











Foto Tó Cortez para site OLHARES 
Calando, permite-se à outra pessoa que
fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias.
Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana








Foto de TóCortez para os sites OLHARES e REFLEXOS

É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa.

No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão.

 

Continuará no ARTIGO II, no fim de semana.
Continue a visitar este blogue. Voltarei também. A autora Celeste Cortez































































quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

PARABÉNS !!!

O meu blogue LETRAS à SOLTA: Se quiser clicar nas palavras seguintes, no Google, escreva: http://www.celestecortez.blogspot.com. O mesmo poderá fazer através do facebook. Mas na minha página do facebook também poderá clicar sempre que encontra as letras azuis LETRAS À SOLTA. 
Acabo de verificar que  teve até este momento 9.900 visitantes, desde 15 de Julho de 2011. E que os visitantes foram de 38 países.
Sorri com o coração. Sorri de agradecimento pelo que sucedeu, em retorno pela minha vontade de fazer, de aprender, de progredir. Há quem faça mais e melhor. Parabéns a quem o conseguiu. Sinto-me bem com os resultados obtidos, e isto é a minha palavra, acreditem. Sou sempre sincera.


Tenho pena da falta de tempo que me inibe de escrever outros artigos. Gostaria de escrever artigos com filosofia, mas, não nasci filósofa e pelo tempo que passou desde o meu nascimento até agora, acredito que não irei aprender - se é que se aprende - a arte de filosofar. Sei que poderia tirar um curso de filosofia, mas nunca ser uma boa filósofa. Acho que certas coisas são características de cada pessoa. Este predicado não me foi oferecido.



 As fotos não são minhas. Por falta de atenção esqueci-me de marcar a sua proveniência quando as arquivei. Peço antecipadamente desculpa aos donos por não mencionar os seus nomes.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

FALECEU EUSÉBIO, O MENINO DA MAFALALA, depois PANTERA NEGRA - este artigo foi escrito em 2012 quando fez 70 anos de idade. Para aceder ao artigo basta clicar em "Letras à solta" etc.

quando Eusébio fez 70 anos

EUSÉBIO - O MENINO DA MAFALALA
O menino da Mafalala, perto da cidade de Lourenço Marques, hoje Maputo, Moçambique, nasceu a 25 de Janeiro de 1942. Por ali cresceu indo à escola e brincando ao futebol com os amigos.
Entrou bem novinho para o modesto clube de bairro "Os Brasileiros", criado para as crianças se divertirem. Cada um adoptava o nome de um dos seus craques da seleção brasileira: Pelé, Garrincha, Cid, etc. Não interessa se ele escolheu o nome de Pelé, provavelmente teria escolhido Cid (pré-Pelé), mas há quem diga que escolheu Pelé. O que posso garantir é que ele jogava e como todos os entusiastas, até se esquecia de fazer os deveres, o que preocupava sua mãe D. Elisa. Seu pai, o Sr. José, ferroviário, branco, provavelmente nascido em Angola, faleceu quando ele era muito criança - apenas 8 anos de idade. E foi sua mãe quem, com coragem e determinação o guiou até ele chegar aonde queria: jogar num dos grandes clubes da Metrópole.      
As crianças sonham. Os jovens também e até os adultos. Mal do mundo se não houvesse sonhos, se o ser humano não perseguisse os seus sonhos. E Eusébio da Silva Ferreira sonhou que um dia haveria de jogar num grande clube, mas provavelmente nunca teria sonhado que viria a representar Portugal no mundo do futebol e que seria reconhecido como um dos dez melhores jogadores do mundo. Aqui entre nós que ninguém nos ouve, nós portugueses temos a certeza que ele é o melhor e não apenas um dos melhores.
Costuma dizer-se “a minha vida daria um romance”. O romance escrito pelo Eusébio, com a sua bota, ( desculpem a expressão)  é muito bonito e ele vai continuar a escrevê-lo por muitos e muitos anos. 
Das páginas do romance que a minha imaginação leu, sei que quando ele era mufana, que é como quem diz "criança" , um mulungo, que quer dizer um "senhor branco",  notou que ele podia ser um grande futebolista em Lisboa. E por 25 contos, dizem uns, outros dizem 110 e ainda outros referem 365 contos, como se esse dinheiro não fosse um pouco exagerado para um "puto", naquela época! Acreditemos no que quisermos. O que sabemos, é que um membro da sua família fechou negócio. Parece ter sido a mãe a defender os interesses de seu filho. Porque quem melhor do que uma mãe para defender os interesses do seu filho? 
Ele, o pequeno futebolista que começou a jogar na Mafalala com uma bola de trapos nos seus pés descalços – que sapatos eram só para ir à escola, não se podiam estragar a jogar à bola – cresceu e a sua habilidade futebolística levou-o ao Sporting de Lourenço Marques, na altura um dos grandes clubes da cidade, a par do seu Desportivo, onde ele gostaria de ter jogado, mas foi recusado. Ah que se eles tivessem adivinhado que grande jogador ali estava! 
Uma noite, uma estrela saiu da sua trajectória e ficou piscando por cima da casa simples, de paredes caiadas e tecto de zinco, (que tectos de zinco naquela época era bastante usado até em vivendas de luxo), onde Eusébio vivia com sua mãe, irmãs e irmãos: Para ser mais exacta direi que a estrela da sorte ficou a piscar mesmo por cima da cama de Eusébio. E estas coisas das estrelas procederem assim, demonstra que a pessoa por elas escolhidas é "especial". Pode vir a ser REI, mesmo que queira significar Rei do futebol.  
Eusébio da Silva Ferreira, o menino da Mafalala,
o "Pantera Negra", o Grande Eusébio, o melhor futebolitsta
de todos os tempos, quando fez 70 anos, a 5 de Janeiro de 2012. Nada aconteceu por acaso, mas sim porque EUSÉBIO devotou-se com determinação ao seu trabalho de futebolista, com espírito de sacrifício, abnegação, com a velocidade que imprimiu à sua corrida em campo, a agilidade e força de que falei. Por isso a sua sorte... Quando se trabalha afincadamente consegue-se, mais tarde ou mais cedo ter “sorte”.
Logo que as estrelas apagaram a luz e recolheram ao Céu e o sol nasceu radioso a bater na janela do quarto do Eusébio, já toda a gente na Mafalala, então terra pequena, hoje uma enorme terra com muitos habitantes,  (pegada a Maputo) dizia que o Eusébio iria de avião para jogar futebol na Metrópole. De avião? De avião vejam lá, diziam à boca cheia, estupefactos e felizes pela amizade que tinham ao Eusébio e à sua família. Mas as pessoas sempre tão cordatas, não se entenderam: uns diziam que ele iria para o Sporting, outros diziam que seria para o Benfica. Ora o Sporting e o Benfica não eram a mesma coisa! Veio realmente para o Benfica, com muita pena minha, como disse em vida o saudoso Artur Agostinho. E minha também, mas que importa? O queimporta, isso sim, é que Eusébio foi durante muitos anos um grande jogador que ajudou a elevar o nome de Portugal. E ainda hoje, embora não jogue, continua a ser um nome reconhecido em todo o mundo. Vejam só: Eusébio foi 64 vezes internacional. Fez parte da seleção europeia em 1964 e da do mundial em 1966. Foi considerado o melhor jogador da Europa em 1965, foi o melhor marcador do Mundial de 1966 e o melhor futebolista do Mundial de 1966, segundo o jornal inglês News of the World. Foi também o melhor marcador do futebol português, pasmem só, por marcar 733 golos em 745 ou 746 jogos. (Vejam lá se se intendem!).  O Benfica homenageou-o com uma estátua, a estátua do "PANTERA NEGRA ", nome que lhe foi dado e merecido, pela sua corrida no campo: ágil como uma pantera. Força de pantera.  Bem merecida a estátua e o nome é significativo, assenta-lhe que nem uma luva.

De uma velocidade e potência incomparáveis, EUSÉBIO é considerado um dos maiores jogadores da História do futebol. Em 2004 numa votação online organizada pela UEFA, foi votado como um dos 10 melhores jogadores europeus de todos os tempos. O nome do Eusébio está escrito numa parede, a letras de ouro, na entrada do edifício da UEFA . Qualquer de nós gostaria que o seu nome estivesse escrito na parede de um belo edifício, um edifício conhecido pelas melhores razões em todo o mundo, enquanto fosse vivo!  Não acham? Mas nem por isso o Eusébio é vaidoso, continua a pessoa simples que sempre foi.  

Nós temos ídolos. E gostamos de os conhecer pessoalmente, mas raras vezes isso nos é possível. Eusébio é um dos que gostaria de conhecer pessoalmente.
Parabéns Eusébio pelo seu 70º.aniversário. Que conte muitos mais anos, com alegria, felicidade, saúde e paz, deseja a autora deste blogue: Celeste Cortez

- Fontes de informação: Wikipédia.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A ÁGUA é necessária ao organismo

Artigo extraído com a devida vénia de um discurso do professor Doutor Arnaldo Lichtenstein (46), médico.(foto ao lado)
O professor Doutor Arnaldo Lichtenstein é clínico-geral  e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), (SP) Brasil. Já há dois anos apareceu este seu artigo na internet. Copiei-o e passei-o aos meus alunos e reenviei para alguns amigos. Porque o que é para ajudar a saúde, o bem estar, deve ser copiado. Desde que se coloque sempre o nome do seu autor. Respeite os direitos de autor, diz a lei.
Vou deixar aqui o artigo. Espero que muitas pessoas o leiam e que isso possa ajudar muita gente, porque sem água o cérebro desliga, visto que as suas funções ocorrem através de reações eletroquímicas, ou seja: água e sais.

As palavras que se seguem são do professor:
..."Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
-Quais as causas que mais fazem pessoas com mais de 60 ANOS terem confusão mental?
Alguns arriscam: "Tumor na cabeça". Eu digo: "Não".
Outros apostam: "Mal de Alzheimer".Respondo, novamente: "Não".
A cada negativa a turma espanta-se.
E ficam ainda mais boquiabertos quando enumero os três responsáveis mais comuns:
- diabetes descontrolado;
- infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os familiares mais velhos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente, sem sentir sede, deixamos de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.
Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
A partir dos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo.
Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água,pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.
Conclusão:
Pessoas com mais de 60 anos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que a pessoa seja saudável, fica prejudicado o desempenho
Das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
O primeiro é para os MAIORES DE 60 ANOS:
Tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. (e água de sopa, pergunto eu ao repassar o artigo do professor Doutor Arnaldo)
Sopa, gelatina e frutas ricas em água, abacaxi, como melão, melancia,(principalmente melancia que contém imensa água, acrescento eu).  Laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, beber algum líquido.  Lembrem-se disso!
Meu segundo alerta é para os familiares:
Ofereçam constantemente líquidos aos familiares com mais de 60 anos.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos.
Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro: Ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico"....
Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP)."




domingo, 22 de janeiro de 2012

DIFERENÇAS DA ESCRITA AO LONGO DOS TEMPOS

A PROPÓSITO DO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

Com acordo ou sem acordo, as palavras modificam-se . Sempre se foram modificando. Fernando Pessoa não escrevia como Gil Vicente e a partir daqui façamos as comparações que quisermos.

Diatopia – variações geográficas da língua

Neste caso com o prefixo de raiz grega; “Diá”, para dizer “através”.

Se o adicionarmos à palavra grega khrónos, tempo (passado, história) dá Dia-cronia.

Com topos, Dia-topia, lugar geográfico 

Diá com Stratia (em latim stratu, camada), estrato social e profissional.

Diá–fasia (grego phásis), diferenças orais da escrita ao longo dos tempos.

Por aqui se vê a importância da ETIMOLOGIA das palavras na ortografia para o conhecimento da cultura dos povos.

As palavras contêm toda a História antiga dos povos que construíram esse idioma.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

EVENTOS CULTURAIS

EVENTOS CULTURAIS NA FUNDAÇÃO LAPA DO LOBO, localidade situada entre CARREGAL DO SAL e NELAS.















Tudo o que possa ser feito pela cultura nunca é demais. Por essa razão, vou passar a noticiar eventos que sejam a favor da cultura. Naturalmente que não os poderei relatar todos. A minha vida, o tempo de que disponho não mo permitem. Contudo, estou a colaborar se o fizer, porque a notícia poderá eventualmente ser lida por alguém que tenha a possibilidade de participar,  ou que possa enviar a notícia a alguém que o possa fazer.
Provavelmente irão reparar que irei publicar mais eventos da Fundação Lapa do Lobo e de Carregal do Sal. Há uma razão: A minha gratidão.  A Fundação Lapa do Lobo APOIOU a publicação da 2ª. edição do romance "O MEU PECADO". Apoiou também a 1ª. publicação do romance "MÃE PRETA", romances que me orgulho de ser autora. 
De Carregal do Sal, por ser o meu concelho. As nossas raízes nunca podem ser esquecidas.

Aqui fica desde hoje a notícia de um evento cultural. 

21-01-2012 - TRADICIONALIDADES DO CANTO da DANÇA e da MÚSICA, concerto, na Fundação Lapa do Lobo (entre Carregal do Sal e Nelas, distrito de Viseu). 
WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW   

ABC Award - artigo II.

cópia do "diploma"-troféu ABC AWARD para blogues.

 
Foi criado recentemente o troféu ABC AWARD para blogues. Muitos haverá, mas este atravessou-se no meu caminho, sem que eu tivesse de andar à procura, sem que tivesse concorrido para o obter. É sempre uma honra receber-se um prémio. Eu sinto-me realmente orgulhosa. É excitante receber um prémio e mais excitante é ver o nome do meu blogue mencionado no blogue de outra pessoa.  O meu prémio foi-me atribuído através do blogue http://www.sami'scolourfulworld/ (em inglês, tem tradutor se precisar). Procure-o, vai ver que não se arrepende. A Sami, sua mentora, é extraordinária nas suas descrições, que faz com simplicidade e sabedoria, adicionando-lhe muitas fotos. Anda sempre de máquina de fotografar na malinha, não perde uma oportunidade. Sim, foi a Sami que me passou o prémio. O facto de ser família, é uma pessoa com sentido de justiça que não me ofereceria um prémio se eu não o merecesse.
Suponho não o merecer pelo que sei fazer, mas pelas tentativas de que o meu blogue resulte com qualidade, pelo esforço e dedicação. Se acrescentar que uma página me leva imenso tempo a fazer, porque o meu computador está lentíssimo, então mereço-o certamente.  
Um pequeno esclarecimento: Desde o início batisei o meu blogue com o título: Letras à solta. Neste contexto, no GOOGLE, se escrever http:// Letras à solta, por vezes vêem-se artigos meus. Mas para se entrar no blogue terá de clicar em:  http://www.celestecortez.blogspot.com

Com humildade e muita gratidão aceitei o prémio e passarei o prémio para outros blogues que, no meu sentido de justiça, o mereçam. É uma maneira extraordinária de se encontrarem blogues que, de outro modo, nunca se visitariam nem saberíamos sequer que existiam!

Este prémio criado por Alyson´s que tem o blogue http://www.algarveblog.net/ com a intenção dos bloguistas que receberem o prémio compartilharem algo àcerca de si próprios, começando pela letra A e acabando na letra Z do alfabeto.

Assim, o blogue ou blogues que forem sendo premiados por mim, terão de copiar o logo ABC, e escolher uma palavra ou frase pequena para cada letra do alfabeto, que melhor descreva a sua pessoa, algo de que goste, um lugar ou algo que seja para si um sonho realizado ou a realizar. Não é fácil. Ou será?  E se fossemos tentando? Vamos.

Depois, escolha os blogues que entender que merecem o prémio. Não há limite. Envie-lhes de seguida um email e o link para este prémio (award) e veja como está a começar um jogo interessante!

AQUI FICA O OBRIGATÓRIO: FALAR SOBRE MIM POR ORDEM ALFABÉTICA: Divirta-se e aprecie. 
A
Amor
B  
beleza
C
Coração
D
diáfano
E
Estrela da manhã
F
festa
G
gratidão
H
homem com letra grande
I
Isabel minha maravilhosa filha
J
José (os meus dois genros)
K
Karina minha linda neta
L
Luisa minha maravilhosa filha
M
Michael meu querido neto
N
Nadine minha linda neta
O
obrigada
P
Portugal
Q
querido
R
rosas
S
Sami minha maravilhosa filha
T
tinta para artes
U
urgente
V
valor 
W
waffle com sorvete
X
xadrez
Y
yin e yang (forças da natureza
segundo princ.chinês)
Z
zimbro (planta)


Estou feliz por lhe passar este troféu A B C. Aceite, o seu blogue e vocês merecem-no. Não limpe o nome dos blogues abaixo. Cada premiado vai adicionando os nomes de blogues a quem for atribuindo o troféu A B C. (Celeste Cortez).

Os blogues por mim escolhidos, a quem passo o troféu foram:
http://mokakultural.blogspot.com/
http://seashellbytheseashore.wordpress.com/ - the goals Shell and her husband set to move to the beach full time.
http://emaleecrochet.blogspot.com/    - a young craftswoman and her crochet creations
http://bananarunkin.blogspot.com/  -  living a simple and self-sufficient life in the Adelaide Hills
http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.com/- a Portuguese expat´s life in the Netherlands

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...