QUADRO - JANELAS DE LISBOA, pintado por MALUDA.
MALUDA 1934-1999.
MALUDA, de seu nome MARIA DE LOURDES RIBEIRO, nasceu em Pangim - Goa, na antiga India Portuguesa, em 1934 e faleceu em Lisboa em 10-2-1999 (*).
Ainda jovem, com 14 anos, em 1948, foi com a família viver para Lourenço Marques, então capital de Moçambique. Fundou, com os pintores Garizo do Carmo, João Paulo e João Aires, que vieram também a notabilizar-se como pintores, o grupo dos "Independentes"(pintores).
Ganhou uma bolsa de estudos da Gulbenkian e veio para Portugal, onde estudou com o Mestre Roberto de Araújo. De Portugal, com bolsa de estudos da GULBENKIAN, partiu para Paris, onde esteve desde 1964 a 1967, a trabalhar com os mestres Jean Aujame e Michel Rodde.
Maluda teve ali a oportunidade de conhecer a grande pintora portuguesa Maria de Lourdes Vieira da Silva (normalmente referimo-nos a ela apenas como VIEIRA DA SILVA, e com seu marido o grande pintor, judeu, Arpad Szenes.
Maluda parece seguir o estilo do grande pintor Paul Cézanne, este de 1839-1906.
Muitos quadros de Maluda foram sobre as janelas de Lisboa, as suas janelas, sendo um desses quadros o da foto acima. Esses quadros tornaram-se famosos, ajudando a consolidar a sua fama.
A sua pintura é inconfundível, com as suas cores, principalmente voltada para a paisagem urbana. Experimentou vários géneros: retrato, serigrafia, cartazes, painéis murais, tapeçarias, ilustrações e selos de correios. Os quadros que pintava eram baseados principalmente em cidades, pintura de paisagem urbana e nas janelas de Lisboa que vieram a celebrizá-la, como atrás referido.
Uma das grandes pintoras do século XX, Maluda efetuou 24 exposições individuais e está representada em vários museus, entre os quais os da Fundação Calouste Gulbenkian e do Centro Cultural de Belém mas também em várias colecções particulares em Portugal e em outros países.
Foi galardoada pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique.
Em testamento deixou o Prémio Maluda.
(*), este asterisco significa que a pintora Maluda faleceu a 10 de Fevereiro, precisamente na data de nascimento da autora deste blogue, Celeste Cortez.
Se desejar saber mais acerca da pintora MALUDA, aconselho o/a leitor/a, a visitar a Wikipédia, o Google e outros blogues. Há quase uma centena de fotos de obras suas, na internet. E fotos suas também.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: