monumento a Camões, instalado em 1867 na Praça Luís de Camões, em Lisboa. |
Finalizou a obra intitulada "OS LUSIADAS", escrita em verso sobre a Epopeia dos Descobrimentos Lusitanos e apresentou-os em recita ao rei D. Sebastião. Este determinou que o trabalho fosse publicado em 1572 e concedeu-lhe uma pequena pensão em pagamento dos serviços que Luís de Camões prestara como militar.
a Poeta Celeste Cortez a 10-6-2014, homenageando Camões, em frente à sua estátua, em Lisboa. |
Grupo de poetas da APP, vendo-se em primeiro plano a poeta Aline Mamede na 2ª. fila de óculos escuros a poeta Celeste Cortez |
Nesta página algumas fotos de poetas que num grupo da Associação Portuguesa de Poetas, homenagearam o maior dos poetas.
Também foi homenageado em composições musicais, apareceu com sua efígie em medalhas, cédulas monetárias, selos e moedas, e como personagem em romances, poesias e peças teatrais. O filme Camões, realizado por José Leitão de Barros, foi a primeira película portuguesa a participar do Festival de Cannes, em 1946. Entre os artistas célebres que o tomaram como modelo para suas obras se contam Bordalo Pinheiro, José Simões de Almeida, Francisco Augusto Metrass, António Soares dos Reis, Horace Vernet, José Malhoa, Vieira Portuense, Domingos Sequeira e Lagoa Henriques Uma cratera no planeta Mercúrio e um asteroide da cintura principal receberam o seu nome.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: