Estes pratos de porcelana pintada à mão, também têm uma história. O da esquerda foi pintado por meu marido o da direita por mim, praticamente ao mesmo tempo. Mas quando ele teve um acidente quando ia a atravessar uma rua, em Mem Martins, Sintra, uma moto a grande velocidade, atirou-o ao chão. Ficou como morto. Pessoas diferentes chamaram ambulância. Juntaram-se ali duas ambulâncias e a dos Bombeiros de Mem
Martins levou-o ao Hospital S. Francisco Xavier, em estado de coma.
![]() |
Os artistas pintores dos pratos acima |
Os desenhos dos pratos, que são tipo "Companhia das Indias", terão, evidentemente, de ter os desenhos célebres para o confirmar. Quis dizer que teríamos de copiar o desenho dos pratos antigos, para se considerar tipo "Companhia das Indias" Mas... porque gosto de criar, os rebordos dos pratos, fi-los a meu gosto. Assim como o arremate do prato da direita.
Quero chamar à atenção, de que o prato da direita, está mal posicionado em relação à foto... quer dizer, o seu centro será onde tem o tronco (que inventei, não existe nos pratos da coleção Cª.das Indias) e segue para as folhas grandes.
O que é Porcelana Companhia das Indias? Porcelana vinda da India? Não. Porcelana vinda da China. E a louça, deixou de ter o nome do seu fabricante e passou a ter a etiqueta da Companhia que os transportava para a Europa. Houve diversas Companhias da Índias, empresas de comércio e transporte via marítima, (não havia via aérea naqueles tempos). Eram fabricadas com o propósito de atender a encomendas de gente importante, com brasão e dinheiro, ou pelo menos com bastante dinheiro para a encomendar e pagar.
Voltem amanhã. Voltem todos os dias, eu voltarei também.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: