APROVEITE O
CARNAVAL -
DANCE PELA SUA SAÚDE
Um provérbio popular português diz "quem canta, seus males espanta". Quem dança seus males espanta também. Sempre que danço, sinto-me relaxada. Reconheço que fiz exercício físico também.
Neste momento fui pesquisar na internet. Acabo de ler que a pediatra brasileira Ana Escobar, disse o mesmo no programa "Bem Estar desta sexta-feira, ou de outra sexta-feira, não vi a data". Segundo ela, dançar pode fazer bem à saúde e até ajudar a diminuir o estresse.
Deixando passar o verbo poder, na frase: "dançar pode fazer", porque dá a impressão de que pode ou não pode fazer bem à saúde, comento , com o devido respeito, o facto do brasileiro usar a palavra "estresse", para aportuguesar a palavra, quando nós portugueses, usamos a palavra "stress" como os ingleses.
Qual das palavras utilizadas está certa? Nenhuma se adequa à língua portuguesa. Stress ou estresse, não é mais do que "tensão" ou "inquietação intensa", diz o Universal - DICIONÁRIO INTEGRAL DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Mas voltemos ao assunto da dança. A referida médica, diz que no caso referido, quando a pessoa está sob tensão (palavra portuguesa) o corpo produz adrenalina e
cortisol, que é o hormónio do tal de estresse. E, segundo a fonte de onde extraí esta parte do texto, quando a Dra. Ana, começa a dançar, e eu acrescento que se lhe sucede a ela sucede a toda a gente que dança, a adrenalina e o cortisol que estavam circulando, começam a
ser gastos pelo coração e pelos músculos. Então, o corpo relaxa e o cérebro
liberta endorfina, dopamina e serotonina, que dão a sensação de
prazer, concluiu ela.
Por isso, além de queimar calorias, dançar ajuda, também a aliviar
momentos de tensão, nervosismo e ansiedade
Foto da internet. Se infringi os direitos de alguém, por favor avise-me para retificar de imediato. |
Aproveite todos os momentos, todas as oportunidades para dançar. repito. E está à porta uma grande oportunidade: Dance no Carnaval. E se gosta de se mascarar, faça-o. Não virá mal ao mundo se o fizer. Um dia lamentará não o ter feito, quem sabe.
Divirta-se. Dance com quem gosta. Eu farei o mesmo. E passe um Carnaval muito feliz.
Depois conte. Se deixar comentários agradáveis, eu comentarei também.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: