terça-feira, 30 de outubro de 2012

MAGUSTOS

O MAGUSTO que para mim vai ser mais importante, será o da USCSAL, Universidade Sénior de Carregal do Sal de que fui mentora e co-fundadora. Lá estarei, amigos. Obrigada pelo convite.
Aos meus leitores darei notícias no dia seguinte ao magusto.
E já agora: Qual é o dia oficial dos magustos?
Que Santo se celebra nesse dia?
O magusto compõe-e de que fruta?
A fruta é assada ou cozida?
Já esteve num magusto à portuguesa?
O que bebeu para acompanhamento?

Até breve.

Neste blogue, na secção SAÚDE, encontrará fotos da fruta destinada aos magustos. Não deixe de dar uma saltada até lá.  Celeste Cortez

LUSÍADAS - Canto I- estrofes l a 3

Os Lusíadas - Canto I

Nas estrofes de 1 a 3 - Luís de Camões propõe-se cantar os feitos Lusitanos.        

  Estrofe 1        1
    


As caravelas dos descobrimentos 
PROPOSIÇÃO (Camões propõe-se cantar as vitórias e os homens ilustres dos feitos lusitanos. Ou seja as conquistas e navegações no Oriente nos reinados de D. Manuel e de D. João III.

Estrofe (ou estância -  1





As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental praia Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto sublimaram;

Estrofe 2

E também as memórias gloriosas
Daqueles Reis, que foram dilatando
A Fé, o Império, e as terras viciosas
De África e de Ásia andaram devastando;
E aqueles, que por obras valerosas
Se vão da lei da morte libertando;
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.

Estrofe 3

Cessem do sábio Grego e do Troiano
As navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano,
A quem Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta.

RUI DE CARVALHO , PARABÉNS


RUI DE CARVALHO, ator português, nascido em Lisboa (Castelo) a l-3-1927, recebeu hoje HOJE, dia 30 de Outubro de 2012, AO MEIO DIA, das mãos do Sr. Presidente da República Anibal Cavaco Silva, a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Iniciou-se no teatro, como amador, em 1942. De 1945 a 1950 frequentou o Conservatório Nacional. Cursou também a escola de Canto. Finalizou o curso de Teatro/Formação de Actores em 1959, com 18 valores. 
Estreou-se profissionalmente em 1947, no Teatro Nacional . Um dos mais importantes atores da sua geração, tem desempenhado na arte de Talma, papeis de enorme relêvo, dos melhores autores nacionais e estrangeiros.
Em 1961 fundou o Teatro Moderno de Lisboa, grupo teatral progressista. Em 1963 assumiu no Porto a dureção artística do Teatro Experimental do Porto, tendo realizado a sua experiência de ensaiador, na peça de Miguel Torga "Terra Firme".  
Trabalhou com Filipe La Féria em espectáculos como "Passa por mim no Rossio", "Maldita Cocaína" etc.
Rui de Carvalho conseguiu realizar um velho sonho de protagonizar o clássico Rei Lear, de Sakespeare, quando completou 50 anos de carreira.
Trabalhou no estrangeiro, onde foi protagonista de peças famosas como Orfeu, com textos de Fernando Pessoa e na Ópera Fígaro.
Na rádio e televisão, participou em séries e novelas. No cinema estreou-se em 1951 mas o seu trabalho foi mais relevante nos anos 60.   
Rui de Carvalho recebeu Prémios de Imprensa para o Teatro (1962, 1981, 1982, 1986); Prémios de Imprensa para o cinema (1965, 1966, 1971); Prémios da Crítica Especializada (1961, 1962, 1964, 1965, 1981); foi nomeado, em 1987, para o Prémio Garrett da Secretaria de Estado da Cultura; em 1990 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural;
A 9 de Junho de 1993, foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique; a 27 de Fevereiro de 1998, com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada; em 1998, é galardoado com o Globo de Ouro para a Personalidade do ano; foi galardoado com o Prémio Luís de Camões da Universidade Lusíada, o Prémio Byssainha da Fundação Byssaia Barreto; em 1999, é galardoado com o Globo de Ouro de Melhor Actor; a 26 de Março de 2010 é elevado a Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. E como foi escrito atrás, a 30 de Outubro de 2012 foi elevado a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
 
Apesar dos prémios e comendas, Rui de Carvalho continua a ser a pessoa que sempre foi, dentro da sua simplicidade.
Felicitemo-nos porque geralmente os grandes homens só são reconhecidos tarde demais.
Celeste Cortez, 30-10-2012.   
 

 

 

 

EVENTOS CULTURAIS - FADOS na Fundação Lapa do Lobo


domingo, 28 de outubro de 2012

LUSÍADAS - descrição


As caravelas de antanho, dos descobrimentos dos portugueses 
Os Lusíadas é uma obra do escritor Luís de Camões, (Luis Vaz de Camões) que descreve em verso a epopeia dos descobrimentos pelos portugueses. Provavelmente concluída em 1556, foi publicada pela primeira vez em 1572 no período literário do classicismo, três anos após o regresso do autor do Oriente.


A obra é composta de dez cantos, 1102 estrofes que são oitavas decassílabas, sujeitas ao esquema rítmico fixo AB AB AB CC – oitava rima camoniana.
A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da História de Portugal, glorificando o povo português.
Extraído com a devida vénia da Wikipédia,
com pequenas modificações da autora.

http://celestecortez.blogspot.com


sábado, 27 de outubro de 2012

FRUTA, FLORES E LUZ


Foto de ANTONIO CORTEZ - para OLHARES e REFLEXOS.
Se copiar, deverá mencionar o dono da foto, assim como do artigo.  




Faça alimentação saudavel para viver com saúde.

Quando for para o computador depois do jantar, quer vá estudar ou conversar com os seus amigos no facebook, não esteja sempre a petiscar biscoitos, bolachinhas, salgadinhos.
 
Olhe para esta fruta tão bonitinha. Não está mesmo apetitosa? Pegue num pratinho ou numa taça, coloque algumas peças de fruta.. e vá comendo sempre que lhe apeteça. A fruta tem glicose, bom para o seu cérebro também.O açúcar do sumo de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos Alguma fruta contém mais gordura do que outras. Mas é bom dosear: Comer menos da que engorda mais, por exemplo a banana contém mais gordura do que a maçã.


Mas coma fruta pela sua saúde.
 
Leia neste blogue a secção SAÚDE. Celeste Cortez

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DO NOT BELIEVE IN ANYTHING...

Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it. (Siddhārtha Gautama (Buddha)

VISITANTE 21021

Amigo visitante:
Esta foto foi copiada de outro blogue.
Quando voltei para relembrar, já tinha desaparecido a fonte.
Não consegui retirar deste blogue. Agradeço ao verdadeiro dono.
                  Este blogue está a festejar neste momento, o visitante 21021. Nem dei pela passagem do visitante número 21012, que esteve aqui hoje. Número capicua. Dizem que os números capícuas dão sorte. Sorte tenho eu por ter em tão pouco tempo tanto visitante no blogue. Obrigada aos portugueses - que perfazem quase 50%. Obrigada aos brasileiros que são 25%. Obrigada a visitantes de tantos outros países que perfazem os outros 25%.
Houve tempo em que cheguei a publicar a bandeira do país do visitante que vinha pela primeira vez. Mas passaram a ser tantos e com a falta de tempo, atrasei este processo. Se me for possível, voltarei a publicar, para dar alegria aos estrangeiros que visitam o blogue pela primeira vez. Como sabem o blogue tem "Tradutor" para a maioria das línguas.
Como dou aulas, escrevo não só artigos, como poesia e romances, não tenho todo o tempo do mundo para dedicar ao blogue, mas os meus leitores têm sido sempre amáveis que voltam.
Obrigada mais uma vez e voltem sempre. Conto convosco.  
 

 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

ERA UMA VEZ .... UM PRÉMIO (reeditado em 25-01-2015)

Este ainda não é o diploma!
Esperem, tenham calma 
Este artigo foi reeditado no facebook e na minha página Celeste Cortez Autora, em 25-01-2015.      

          Era uma vez... assim começavam todas as histórias felizes. Esta também tem um "happy end", ou seja um fim feliz. Já nem me lembrava pelo tempo que passou. Vou fazer "suspense", vou levar tempo a contar. Tragam um refresco se o tempo estiver quente ou um cházinho de ervas, temperado com mel, se o tempo estiver fresco. E vamos à conversa:
      No ano findo (2010), abriu na Universidade de Sintra um concurso em que podiam entrar todos os associados. Poderia concorrer-se em Prosa e em Verso. Não sei se houve este concurso antes, estou lá há 15 anos. Se houve, passou por mim sem dar por isso, como aliás é costume passar muita coisa a meu lado - nas instituições a que pertenço, no condomínio, no cabeleireiro, nos lugares onde faço compras, na rua -  e eu nem noto. Esperem, esperem. Se alguém passar com um ar triste, isso eu vejo. Se alguém passar a chorar, eu tento, isso tento, disponibilizar-me para ouvir. Mas continuemos a história já que estão tão atentos: No ano 2010, como menciono acima, vim a saber que havia um concurso, creio que alguém me chamou à atenção, deve ter sido isso. Foi. Foi, agora me recordo. Poderia concorrer-se em prosa e em verso. Verso não tem que ser soneto, pode ser poesia livre, podem ser quadras, vocês sabem do que estou a  falar. E não é que concorri? 
       Fiquei feliz quando soube que tinha ganho o PRIMEIRO PRÉMIO em prosa e o PRIMEIRO PRÉMIO EM VERSO. Prosa, não sei por onde anda. Em verso é a poesia MUANA com que iniciei o romance MÃE PRETA. Claro, recebi um livro de prosa. Para o prémio de poesia, recebi um grande livro de poemas de Cecília Meireles. De capa de cor verde escuro. Gostei. Não, não quis dizer que gostei da capa do livro. Gostei, adorei, continuo a adorar a poesia da saudosa Cecília Meireles, que, como sabem, embora brasileira era de ascendência açoriana, (Açores) portanto meio portuguesa-meio brasileira.
     - Já beberam o chá? Ou o sumo? Eu espero, eu espero, dou-vos tempo para irem buscar mais. O sumo, se for de fruta fresca faz muito bem e o chá de ervas é calmante, quase sempre, depende das ervas, evidentemente. Hão-de dar uma olhadela neste blogue, na secção de SAÚDE, talvez encontrem o nome de alguma planta para chá. Se não encontrarem, digam-me, irei publicar. O.K.?
       - Logo ganhar em prosa e em verso? perguntarão os meus leitores. Eu só posso responder: calhou. Protecção não me deram, porque as pessoas do júri de qualquer concurso, vota nos trabalhos sem saber a quem pertencem. Depois do voto dos membros do júri, as direcções das instituições têm um envelope fechado contendo o nome e o pseudónimo do autor dos mesmos.  Como sei? Boa pergunta. Sei porque fui convidada no ano seguinte para fazer parte do júri!!! Posso assegurar que é um trabalho complicado ler e decidir. Do júri fazem parte pelo menos 4 ou 5 pessoas. Cada um dos jurados faz os seus apontamentos e por fim - uf! cansado -  vai por o seu veredicto num envelope que se fecha. Depois as instituições, quer sejam academias, universidades, têm pessoas nos conselhos pedagógicos e outras indicadas para fazerem o resto... ou seja: Taran... Taran... música maestro... Aparece o nome do vencedor no momento em que "casam" o "pen name" (pseudónimo do articulista ou do poeta), com o nome completo que estava dentro de envelope fechado. Uf!, ia-me cansando a contar esta história. Mas vou prosseguir. Vocês merecem. Olhem, amigos, que não vos falte o sumo ou o chá. Posso esperar mais um bocadinho. Vá, decidam-se. O.K. Não querem renovar o "stock"? Então vou prosseguir:
Nesta foto tirada no Salão Nobre não fui júri. Estou na mesa da presidência
 por ter prefaciado uma obra do autor que está na foto - 1º. lugar
à esquerda, Hermínio da Cunha Marques,  historiador,
 poeta, escritor, jornalista. 
          Este ano de 2012, como não pude aceitar o convite da Universidade para fazer parte do painel de jurados, pelo facto de ir de férias ... que bem que me souberam... resolvi concorrer! Se não me tivessem convidado para juri, nem saberia do concurso.Lembram-se que vos disse que certas coisas me passam ao lado? Pois, será isso. Serei distraída. Andarei na Lua. Uma e outra das vossas ideias está certa. Sou distraída e ando na Lua. 
          Não estejam assim tão ansiosos, já conto, já conto. O final? Sim, o final vou contar. E é já. Não sejam impacientes. A paciência é uma virtude. Aí vai o fim da história:
          Pois... hoje ia a entrar na sala onde dou aulas. Claro, é uma aula de Saúde pela Natureza, acertaram. Ah! Houve alguns que disseram que era aula de Poesia? Pois poderia ser, mas por acaso hoje .. por acaso? Por acaso não, que coisa! Qual acaso?  A aula estava marcada, só podia ser de Saúde pela Natureza. Por isso vos mandei beber sumo e beber chá. Vejam o que eu sei!!!!!! Quem é que disse que me esqueci de dar o nome da fruta para o sumo e o nome da erva para o chá? Já falamos nisso, fica para a próxima, isto é, para o nosso próximo encontro neste blogue. Aceitam? Óptimo. Cá os espero, voltem sempre.
E o resultado final da história? Que gente tão ansiosa, mas por favor não tomem medicamentos para a ansiedade. Controlem-na. Apenas uns cházinhos. Medicamentos de laboratório não, ficam dependentes.
          Ao entrar na sala, havia uma professora e uma aluna a fazerem palavras cruzadas e charadismo. Saímos já, já. 
ESPEREM, ESPEREM. Este "saímos já" foi o que a Drª. Maria me disse, não estava a dizer-vos "saímos já", não. Continuem no blogue, eu também cá vou ficando para vos fazer companhia. E não esqueçam o sumo e o chá, vão bebendo devagar, depressa faz mal.
          Levantaram-se e cumprimentámo-nos. E a Drª. Maria: 
- Celeste já levantou o seu prémio?
Qual prémio? Que prémio? Não era o que vocês perguntariam? Já se passaram uns meses e tinha-me esquecido que concorrera.  E nesse dia tinham saído os resultados. 
DESTA VEZ GANHEI O PRIMEIRO PRÉMIO DO MEU ARTIGO DE PROSA. Se vou partilhar convosco? O prémio, partilhá-lo convosco? Vocês ajudaram-me a escrevê-lo? Claro que não. Mas... esperem. Se eu escrevo para vocês me lerem...  vocês ajudaram-me, sim senhor. Têm direito ao prémio repartido por todos. E repartir será a mensagem que o prémio trouxer. Será outro livro de poesia? Se for partilho convosco, vou publicando os poemas. E se não for?  Eu ainda nem sei o que é, para quê falarmos disso agora? Esperem. Que gente tão ansiosa, já repeti nem sei quantas vezes. Mas é a verdade. A ansiedade faz mal à saúde. CALMA é o que se quer. 
E com calma, acabei as aulas e à saída vinha tão feliz com as alunas e alunos, da forma como decorreu a aula, que até me esqueci de perguntar na secretaria. A prova de que sou distraída. Esquecida? Que ideia, sou mais distraída do que esquecida. Mas aqui prova que estou a ficar esquecida. Óh diábos, tenho de me preocupar. Esquecimentos não dá muito bom resultado!!!! E eu que até dou aulas sobre o que fazer para se "fugir" do Alzheimer!!!!
          Quanto ao prémio, fica prometido. Até escrevi o que iria fazer com ele. Esperem. Logo que saiba, direi.
          Adeus amigos, até sempre. Voltem, eu voltarei também.
Celeste Cortez







                  

MAQUILHAGEM - O poleiro e a corrupção


MAQUILHAGEM
          Numa herdade da planície alentejana havia um galinheiro. Habitavam-no dezenas de galináceos os quais, como em todas as comunidades, conviviam, melhor ou pior, uns com os outros. Por lá também se pavoneava um galo que, devido à sua fraca figura, era mais ou menos ignorado pelos seus companheiros. O coitado, devido a isso, vivia muito infeliz. Tal como muita gente que nós conhecemos, ansiava por protagonismo. Mas não o tinha.
          Magoado com os seus pares, decidiu abandonar a capoeira procurando outro galinheiro onde lhe manifestassem respeito e admiração.
          Um dia, postou-se bem junto à porta de saída da capoeira e, aproveitando um momento de distracção da tratadora, esgueirou-se colado à rede e fugiu, correndo como um louco pelo montado.
A ânsia de escapar-se era tão grande que, já na aldeia, nem reparou nuns andaimes ali postados e neles embateu com ímpeto. Sobre as pranchas trabalhava um pintor que sustinha uma lata de tinta. Tinta azul. Não esperando a pancada, o pintor deixou escapar-se-lhe a lata de tinta que se derramou sobre o aflito fugitivo. O pobre ficou com todas as penas cobertas por uma linda coloração azul. Bonito sarilho! E agora? Questionou-se o galo transvertido. Com esta cor berrante depenam-me vivo! Oh! Triste sina a minha…
Decidiu então voltar para o galinheiro, embora receando retaliações por parte da tratadora e, quem sabe, dos próprios companheiros. Seja o que Deus quiser, pensou.
          Quando regressou à capoeira, foi recebido com bastante reserva e com compreensível estranheza mas, vá lá, sem animosidade agreste. No entanto, o seu novo visual intrigou e até inquietou os outros galináceos. Então, face à atitude dos seus pares, o nosso galaréu, inteligentemente, concluiu que até poderia tirar proveito da situação.           Exibindo exuberantemente o seu novo “look” (como agora se diz!) a pouco e pouco foi adquirindo o poder na capoeira destronando, com espertalhona perspicácia, os galos que até aí dominavam o gueto. Impressionados, os seus companheiros subjugaram-se ao domínio do venerável galo azul e serviram-no como se de um rei se tratasse.
          Entretanto, o tempo foi passando, calmo e próspero, para o novo senhor e para a sua comunidade.Com o findar do verão, chegaram as chuvas. Água bendita para as secas terras, mas maléfica para o cerúleo galo que via progressivamente a tinta azul diluir-se. 
          Despido da coloração e regressado à sua modesta figura original, os outros galos, as galinhas e até os franganotes chegaram à conclusão que o seu pretenso rei não estava afinal possuído de poderes sobrenaturais e não passava enfim dum desavergonhado impostor. Tinham caído num indecente embuste e, vai daí, expulsaram o intrujão.
Parece que nem todas as histórias acabam assim. Muitas vezes o embusteiro, cioso do poder de que se apropriou, transforma-se num indesejável tirano e, usando de maquiavélicos estratagemas, conserva a sua magistratura por dilatado período de tempo. Talvez o leitor se possa recordar de pessoas que, utilizando truques e sofismas, conseguem alcandorar-se a posições dominantes sem que sejam dotados de saberes e competências que os recomendariam para o exercício dessas funções. São esquemas de sedução semelhantes aos usados por alguns espertalhões (ou espertalhonas) que se servem de perucas, pestanas postiças, farta maquilhagem, etc. O galaréu usou a tinta para poder dominar a capoeira. Alguns utilizam outros subterfúgios: o compadrio, a corrupção, o partidarismo e outros jogos sujos de interesses.                           

Até que um dia, começa a chover…                                                                             
2012-10-18                                                                                           Carlos Brandão de Almeida

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HOMENAGEM A UM GRANDE PORTUGUES

FALECEU hoje, nos E.U.A. o Dr. LUCIANO MANUEL DA SILVA. Faleceu ontem, dia 21-10-2012, nos Estados Unidos da América o Grande Português MANUEL LUCIANO DA SILVA.


Para sua notável esposa, Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva, apresenta este blogue e a sua editora, sentidos pêsames. 

 

O Senhor Doutor Manuel Luciano da Silva, Grande Português, foi médico, historiador, investigador, cientista, conferencista, fundador de diversas organizações para portugueses na América e de outras para portugueses em Portugal. Tem em Portugal uma associação e um museu com o seu nome. Conheci a sua obra através de meu irmão Nelson Campos, que era confrade da Academia de Bacalhau de que o Sr. Dr. Manuel Luciano da Silva foi Presidente e ainda atualmente membro da direção. 
Fui lendo a sua vasta obra publicada na internet, ouvindo os seus vídeos e entrevistas que estão no youtube. 

Tive a honra de o propôr para a ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PORTUGAL. Por esse motivo trocámos emails e eu atrevi-me a oferecer-lhe a minha modesta e pequenina obra literária, em jeito de quem diz: "Obrigada pelo que escreveu e publicou, pelas entrevistas na rádio, pelas conferências, em suma por tanta sabedoria". 

O Sr. Dr. Manuel Luciano da Silva, ilustre e grande português que nos deixou, formou-se com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957. Dedicou a sua vida à medicina, pesquisa, investigação. Pelos seus escritos aprendi que o bacalhau não tem colesterol e que o caldo verde ajuda na prevenção do cancro, informações que tenho passado, não só neste blogue e no facebook, mas especialmente a meus alunos, nas aulas de SAÚDE PELA NATUREZA, na Actis - Universidade da Terceira Idade de SINTRA. 

Como investigador e historiador tem vasta obra publicada sobre a importância dos portugueses na história da humanidade. Foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.




Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968;


Com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2011;
Manoel de Oliveira fez um filme sobre o historiador, pesquisador, investigador Manuel da Silva em 2008.


Vou conservar como relíquia, os emails que trocamos quando lhe pedi autorização para que me desse a honra de o propor para académico da Ala - Academia de Letras e Artes de Portugal.  Este foi o ultimo email com a sua foto e de sua notável esposa, também ela pesquisadora-investigadora. Publíco com uma lágrima por quem parte mas a certeza de que a sua obra, o legado que deixa, muito contribuiu e contribuirá para enaltecer os portugueses e a nossa PÁTRIA.

"Cara Amiga: Mando-lhe esta foto com a minha mulher , etc. Manuel Luciano da Silva, M.D,. Please see my website: www.DightonRock.com "
Dr Manuel Luciano da Silva, há alguns anos, com sua
esposa Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva

Sua dedicada esposa, tal como aconteceu entre Maria Cury e Pasteur, esteve sempre a seu lado nas investigações, sobre Cristovão Colon, a pedra de Dighton, etc. 

Aqui cabe o ditado: Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher.


Vários sites onde podem ler artigos sobre Manuel Luciano da Silva e as suas pesquisas:

















domingo, 21 de outubro de 2012

EVENTOS - CORO CHRISTUS ENSEMBLE

CORO CHRISTUS ENSEMBLE
- Na Igreja de Santo António do Estoril, no sábado, 20 de Outubro de 2012.
 
Quinze vozes bem treinadas, entre 2 baixos, 3 tenores, (homens), contraltos e solistas (senhoras), guitarra clássica, violino e orgão (q.b.), foi um espectáculo fora de série.
Em várias línguas, priviligiando o latim. Maestro João Carlos Teixeira.
Do programa faziam parte: Laudemos Virginem - Ninguém te ama como eu - Anima Christe - Per Crucem Tuam - Canto Penitenziale - I give you my heart - Ave Maria de Giulio Caccini, com arranjo Patrick M. Lebergen - Hallelujah de Leonard Cohen - Per Crucem de Jacques Berthier - Pie Jesu de Andrew Lloyd Webber com arranjo do maestro João Carlos Teixeira - Above All - Michael W.Smith e Agnus Dei - Michael W. Smith.Uma particularidade: A mudança de todos os cantores para finalizar com o Agnus Dei.Podemos dizer que ali SE OUVIU O BARULHO DO SILENCIO. Saímos de lá mais ricos, mais conhecedores, o ouvido foi-se apurando, o maestro foi explicando os temas, os compositores.  Foi um espectáculo maravilhoso, grátis, num fim de semana, a uma hora conveniente 21,30 tendo acabado sensivelmente 1,30 depois. Pena as pessoas não "investirem" neste tipo de cultura. Celeste Cortez.   

sábado, 20 de outubro de 2012

LER É APRENDER

Ler é aprender


Leitura é alimento para o cérebro






Os meus romances têm uma missão:
conhecimento, entretenimento, deixar
uma mensagem de paz e amor entre os
homens.

Compre o romance "O Meu Pecado", e

o romance "Mãe Preta" nas livrarias:

FNAC - BERTRAND - APOLLO 70 - ESPAÇO RYHAD,CASCAIS - BOOK IT, etc.

POETA - calem-se os pássaros, morreu um poeta

Escritor-Manuel Antonio Pina,
faleceu 19-10-2012
Manuel António Pina (Sabugal, 18 de novembro de 1943 – Porto, 19 de outubro de 2012[) foi um jornalista e escritor português, galardoado em 2011 com o Prémio Camões.
O autor licenciou-se em Direito em Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas, tendo sido depois cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.
A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infanto-juvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.
A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.
Faleceu no Hospital de Santo António no Porto, aos 68 anos (com a devida vénia copiado da Wikipedia).

poema de MANUEL ANTÓNIO PINA:

Aos Filhos:

Já nada nos pertence,
nem a nossa miséria.
O que vos deixaremos
a vós o roubaremos.

Toda a vida estivemos
sentados sobre a morte,
sobre a nossa própria morte!
Agora como morreremos?

Estes são tempos de
que não ficará memória,
alguma glória teríamos
fôssemos ao menos infames.

Comprámos e não pagámos,
faltámos a encontros:
nem sequer quando errámos
fizemos grande coisa!

Manuel António Pina, in "Um Sítio onde Pousar a Cabeça"

---------------------

Completas

A meu favor tenho o teu olhar
testemunhando por mim
perante juízes terríveis:
a morte, os amigos, os inimigos.

E aqueles que me assaltam
à noite na solidão do quarto
refugiam-se em fundos sítios dentro de mim
quando de manhã o teu olhar ilumina o quarto.

Protege-me com ele, com o teu olhar,
dos demónios da noite e das aflições do dia,
fala em voz alta, não deixes que adormeça,
afasta de mim o pecado da infelicidade.

Manuel António Pina, in “Algo Parecido Com Isto, da Mesma Substância”


 

domingo, 14 de outubro de 2012

MÚSICA NO TOP + AUSTRALIANO

FILOSOFIA DE VIDA


Filosofia da vida*
          Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia não são suficientes...Lembra-te do frasco de maionese e do café.

"Um professor, durante a sua aula de filosofia não disse uma palavra.  Pega num frasco de maionese e esvazia-o...enchendo-o com bolas de golf.
A seguir perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam "sim."
O professor pega numa caixa cheia de Caricas e mete-as no frasco de maionese. As Caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese.
Claro que a areia encheu todos os espaços vazios. Uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam com um grande “sim” em côro. "Sim !".
De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro, o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.
As bolas de golf são as coisas Importantes:
como a familia, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdesemos tudo o resto, nossas vidas continuariam cheias.
As caricas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.
A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.
'Se pusesse 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golf.
O mesmo acontece com a vida'.
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas  nunca
teríamos lugar para as coisas realmente importantes.

Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade.
Brinca ensinando os teus filhos,
Arranja tempo para ires ao medico,
Namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora,
Pratica o teu desporto ou hobby favorito.
Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações
Ocupa-te das bolas de golf 1º, das coisas que realmente importam.
Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia...

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada,sempre haverá espaço para um café com um familiar e um amigo. "
* Este artigo não é meu, tem andado a circular através de emails. Subscrevo inteiramente a lição de vida, por isso o publico... apenas tendo tentado retirar os muitos erros de português que trazia. Mas é madrugada, se ficaram alguns, peço que me relevem a falta. Obrigada.

 Celeste Cortez

sábado, 13 de outubro de 2012

FERNANDO PESSOA

"A futura civilização europeia será uma civilização Lusitana"e "Só duas nações, a Grécia passada e Portugal futuro receberam dos deuses a concessão de serem não só elas mas também as outras."
                      de: Fernando Pessoa

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

TEATRO - Arte de Talma

Por que é que ao teatro se chama ARTE DE TALMA?

O nome ficou para homenagear este grande ator francês.

O que se segue, foi copiado da Wikipédia com a devida vénia.

François-Joseph Talma (Paris, 15 de janeiro de 176319 de Outubro de 1826) foi o mais prestigioso ator francês de sua época, sucedendo a Lekain.
Em 1776, vai para a Inglaterra ao encontro do pai que se tornou dentista em Londres. Porém seu futuro será na verdade influenciado mais pela descoberta do Teatro Elisabetano que pela profissão paterna. Na Inglaterra, apresenta-se como amador. Ao voltar para a França, em 1785, estabelece-se por algum tempo ainda como dentista.
Com a fundação da "École Royale de Déclamation" ("Escola Real de Declamação", em português), Talma abandona a profissão de dentista e aí se inscreve. Estréia na Comédie-Française em 1787 com as peças "Brutus" e "A Morte de Cesar" de Voltaire. À época do início da Revolução Francesa, Talma dá vida a "Carlos IX" de Marie-Joseph Chénier, que é um grande sucesso de público
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...