domingo, 4 de outubro de 2020

 


Bandeira de Portugal é o símbolo da Pátria Portuguesa, por Celeste Cortez

DIA 5 DE OUTUBRO DE 1910 – Algum tempo depois da Revolução do 5 de outubro de 1910, que derrubou a monarquia (no poder o rei D.Manuel II após ter sido assassinado seu pai o rei D.Carlos I, a 1-2-1908, e seu irmão, o Príncipe Real D. Luis Filipe herdeiro do trono, no Terreiro do Paço, em Lisboa, a bandeira portuguesa, que tinha passado por diversas alterações e cores, passou a ser verde-rubra. ( com o escudo amarelo.

Constituiu-se um governo provisório chefiado por Teófilo Braga.

Foi nomeada uma comissão de cinco membros para estudarem e apresentarem um relatório, para a escolha de um símbolo para representar o país. O símbolo tem de representar o povo, a sua alma (lusa no nosso caso), o seu caráter, a sua tradição a sua história, as suas ideias de independência, de constituição social, de regime político, de domínio. Tem ainda de evocar o seu passado, ser a imagem fiel do presente e dar um prognóstico do futuro.

Tendo em atenção que as cores republicanas eram vermelha e verde, a comissão pronunciou-se pela cor:

Vermelha: por associar essa cor que esteve presente na bandeira portuguesa desde o nosso rei D.João II, ligando-se assim à epopeia gloriosa dos Descobrimentos, classificando-a como cor combativa, quente, cantante,  viril, ardente, alegre.

Verde: Cor do futuro, adotada pelo positivismo e pelas instituições que, no século XIX, pugnavam pela filosofia política de Auguste Comte, como a maçonaria e, também por a cor verde e a vermelha terem sido cores dos ideais, dos partidos e das instituições que tinham preparado e consagrado a revolução.

Cor branca: Nunca esteve em dúvida continuar a usar-se branco na Bandeira de Portugal. Assim, temos o escudo posicionado num fundo de cor branca.

O escudo: A comissão achou por bem conservar o escudo das armas nacionais, retirando-lhe, naturalmente,  a coroa real, poisando o escudo das armas nacionais sobre uma esfera armilar, como já o tinha feito D.João VI, o que se entendia como símbolo da epopeia ultramarina e do império,  padrão do génio do português aventureiro, sonhador e da sua façanha épica.

A 29-11-1910 foi aprovado o projeto da bandeira verde e vermelha.

A FESTA DA BANDEIRA foi no dia 1º. de dezembro, primeiro feriado em que se celebrava a INDEPENDENCIA DE PORTUGAL (1640 - dos reis espanhois, Filipe I, II e III, descendentes do nosso Rei D.Manuel I). Houve desfile militar.

Embora este artigo não refira outras bandeiras e estandartes anteriores, não deixa de ser um resumo sobre a atual bandeira de Portugal.

Com a implantação da República a 5-10-1910, a canção “A Portuguesa” voltou a ouvir-se nas ruas. Foi consagrada como Hino Nacional em 19 de junho de 1911 pela Assembleia Constitutiva.

Quer sejamos monárquicos ou republicanos, devemos sempre respeitar o simbolo da nossa Pátria, a Bandeira Portuguesa. VIVA PORTUGAL!

1 comentário:

  1. Se o visitante é português, deixe escrito uma frase sobre estas linhas escritas e este vídeo com o Hino de Portugal e os seus dizeres.
    Se o visitante é estrangeiro, não deixe de ler e ouvir e deixar um comentário, porque foi escrito com a intenção de partilha num gesto de esperança de leitura, de trocar palavras, de trocar emoções em que o texto é apenas pretexto. Buscamos em nós pretextos para escrever, porque gostamos e nos sentimos bem a fazê-lo e para
    partilhar, porque a partilha é a maneira de nenhum de nós - escritor e leitor - se sentir só. Quem lê, viaja no tempo e no espaço, sem sair do lugar. A vida é uma corrida desenfreada, como se viajasse num carrocel, se não parar para ler, para deitar um olhar ao que se passa à nossa volta, desceremos para o país sem regresso com o carrocel em andamento sem termos gozado a vida, sem termos vivido.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...