sexta-feira, 15 de junho de 2012

SANTO ANTONIO DE LISBOA

SANTO ANTONIO DE LISBOA


Nasceu em Lisboa cerca do ano 1195. Foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões.        

Esta imagem foi comprada em Pádua, no posto de venda de artigos religiosos na
Basílica de Santo António, em Agosto de 2003. Foi emoldurada na Saliartes,
em Carregal do Sal, pela minha filha Sami com uma moldura índíssima.

Com vinte  anos de idade foi para a vida religiosa, tendo sido ordenado sacerdote em 1220. Fez-se frade franciscano, partiu para Marrocos em missão de apostolado aos muçulmanos.Foi dos mais categorizados representantes da cultura cristã, figura notável pela sua erudição. Impôs-se também pelo exemplo na pregação solene e doutrinal, na discussão com os hereges e no ensino nas escolas conventuais. Por isso, é ainda hoje considerado uma das personalidades franciscanas mais importantes. 
Foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio de 1233. Faleceu perto de Pádua, Itália, a 13 de Junho de 1231. Em Pádua foi erigida uma grande basílica em sua memória, e se encontram as suas relíquias (ossos do crâneo). Visitei Pádua e a Basílica de Santo António em Agosto de 2003.  Existe uma rivalidade entre os crentes católicos de Portugal e Itália, invocando os portugueses o seu Santo António de Lisboa e os italianos considerando-o o seu Santo António de Pádua. Na verdade os seus restos estão na Basílica de Pádua e para os portugueses os seus restos deveriam estar em Portugal. E... como todos os santos, o dia da sua morte, quando entregou a alma ao Criador, é o que é celebrado e não o dia do nascimento como sucede com qualquer comum mortal.  
Fernando de Bulhões foi o seu nome de batismo e de família. E António por ter escolhido este nome como franciscano. (em honra de São Francisco de Assis.
Podemos considerá-lo padroeiro de todos os crentes, qualquer que seja a sua nacionalidade. Não acham?
Naturalmente que sabemos que os pintores têm o direito de imaginar, assim como os escritores, por isso vemos Santo António, nascido em 1195, com o Menino Jesus ao colo. Jesus nasceu no ano 0 ou no ano 1 da era cristã, portanto há 2012 anos. Quantas visões um Santo destes terá tido com o Menino Deus?
Há diversas lendas ou verdades sobre os milagres de Santo António.  
 Autora: Celeste Cortez

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...