Nasceu em Lisboa cerca do ano 1195. Foi batizado com o nome de Fernando de Bulhões.
Com vinte anos de idade foi para a vida religiosa, tendo sido ordenado sacerdote em 1220. Fez-se frade franciscano, partiu para Marrocos em missão de apostolado aos muçulmanos.Foi dos mais categorizados representantes da cultura cristã, figura notável pela sua erudição. Impôs-se também pelo exemplo na pregação solene e doutrinal, na discussão com os hereges e no ensino nas escolas conventuais. Por isso, é ainda hoje considerado uma das personalidades franciscanas mais importantes.
Foi canonizado pelo papa Gregório IX, em 30 de maio de 1233. Faleceu perto de Pádua, Itália, a 13 de Junho de 1231. Em Pádua foi erigida uma grande basílica em sua memória, e lá se encontram as suas relíquias (ossos do crâneo). Visitei Pádua e a Basílica de Santo António em Agosto de 2003. Existe uma rivalidade entre os crentes católicos de Portugal e Itália, invocando os portugueses o seu Santo António de Lisboa e os italianos considerando-o o seu Santo António de Pádua. Na verdade os seus restos estão na Basílica de Pádua e para os portugueses os seus restos deveriam estar em Portugal. E... como todos os santos, o dia da sua morte, quando entregou a alma ao Criador, é o que é celebrado e não o dia do nascimento como sucede com qualquer comum mortal.
Fernando de Bulhões foi o seu nome de batismo e de família. E António por ter escolhido este nome como franciscano. (em honra de São Francisco de Assis.
Podemos considerá-lo padroeiro de todos os crentes, qualquer que seja a sua nacionalidade. Não acham?
Naturalmente que sabemos que os pintores têm o direito de imaginar, assim como os escritores, por isso vemos Santo António, nascido em 1195, com o Menino Jesus ao colo. Jesus nasceu no ano 0 ou no ano 1 da era cristã, portanto há 2012 anos. Quantas visões um Santo destes terá tido com o Menino Deus?
Há diversas lendas ou verdades sobre os milagres de Santo António.
Autora: Celeste Cortez
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: