quarta-feira, 8 de abril de 2020

COMENTÁRIOS A LIVROS

COMENTÁRIOS A LIVROS:

O comentário seguinte, veio do Brasil, de um professor universitário: 

Celeste, Li já MÃE PRETA. Estou terminando de ler O MEU PECADO. Gostei imenso de ambos (do segundo, até onde cheguei). O vocabulário, muito bem explicado no glossário, enche de colorido local o seu texto: agradaria a Machado de Assis e sua cobrança pela “cor local”... A trama e o drama da protagonista são tocantes.
O que mais me chama a atenção é a fluidez de sua ficção, a linguagem leve e transparente não deixa de construir o entrecho denso e multifacetado – como no caso da discussão filosófica da “diferença”, no questionário a que é submetida a protagonista, no trecho que você destaca (páginas 267 a 270) – a delicadeza da visão de Lina é mais que tocante. Pena é que o gênero humano tenha seguido trilha de diminuição de valores como esta sensibilidade.

Já a sajjjj    jJ´  já JáJJá a saga do protagonista de O MEU PECADO é contagiante. Aliás, sua ficção prende pela delicadeza e franqueza. Os duelos verbais não fazem sombra na verdade das palavras que brotam da boca das personagens que você cria.
Penso que a literatura guarda uma herança irrecorrível que muita gente, infelizmente, teima em querer execrar: a escrita. Esse mérito, entre todos os demais, seus romances têm. 
Numa palavra: gostei. Ainda que minha opinião pessoal seja apenas mais uma – e, confesso, com o passar do tempo tenho ficado mais chato, o quê, de certa forma, me faz sentir-me como um dinossauro, portanto, muito longe do que poderia ser uma “unanimidade” – e valha muito pouco, não perco oportunidade de expressá-la, quanto mais quando é para tecer elogios mais que merecidos. 
Obrigado por sua confiança, delicadeza e amizade. Já no aguardo de mais um volume, deixo meus cumprimentos.
José Luiz

A autora agradece, desejando as maiores felicidades para o amigo que é escritor e poeta, um homem da cultura do país irmão Brasil. 
google   Adicionar legenda
Foto de António Cortez-Silvestre, oferecida à autora, que agradece e assim teve a possibilidade de, na imagem,  deixar palavras de agradecimento. A foto está publicada pelo seu autor no site "Olhares"., não podendo ser copiada sem autorização do mesmo, de igual modo o pensamento da autora, acima descrito.

https://celestecortez.blogspot.com/2020/04/comentarios-livros.html


https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4558879333493686327#editor/target=post;postID=4563441649388297860;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=0;src=link

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...