segunda-feira, 4 de julho de 2016

ELIE WIESEL - PRÉMIO NOBEL DA PAZ - FALECEU A 2-7-2016

ELIE (ELIAS) WIESELNasceu em Sighetu Marmatiei, hoje Roménia, a 38-09-1928. Faleceu nos E.U.América, Nova Iorque a 2 de julho de 2016 )
Elie (Elias) Wiesel, prémio Nobel da Paz 1986. Foto da internet
com a devida vénia. 









Foi um judeu sobrevivente dos campos de concentração nazistas, que recebeu o Nobel da Paz em 1986 pelo conjunto de sua obra de mais de cinco dezenas de livros, dedicada a resgatar a memória do Holocausto e a defender outros grupos vítimas das perseguições. O pai de Elie era Romeno e mãe proveniente da Hungria.
O seu livro mais conhecido, “Noite”, uma trilogia,  retrata as suas memórias e experiências de jovem adolescente judeu ortodoxo,  durante o holocausto e o seu aprisionamento nos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, na II Guerra Mundial, quando aos 14 anos o separaram da mãe e da irmã, que pereceram. Conta o que viu e viveu nos campos de concentração: as mortes, execuções, torturas e sofrimentos. De lá saiu aos 16 anos em 1945, salvo pelas tropas Aliadas, levado para Paris onde estudou na Sorbonne e trabalhou como jornalista.
No livro, é muito questionada a presença de Deus, pois eles perguntam-se por que não os ajuda. Assim, passam a não praticar os rituais judaicos, devido à insatisfação de terem que passar por tanto sofrimento. Eles passam a sentir apenas ódio, por verem o que o humano é capaz de fazer.
Dedicou a sua vida à tarefe de escrever informando o mundo sobre as vitimas do holocausto, na II guerra mundial. Os seus escritos cobrem uma vasta área da literatura, englobando poemas e teologia. As suas palavras informaram e inspiraram milhões de pessoas.
Foi professor na Universidade de Boston onde ensinava “Literatura das Memórias”.

O comité do Prémio Nobel, que lhe foi dado em 1986, chamou-o "mensageiro da humanidade" e "um dos líderes espirituais e guias mais importantes numa época em que a violência, a repressão e o racismo continuam a caracterizar o mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...