domingo, 31 de julho de 2016

HOMENAGEM PÓSTUMA AO PROFESSOR DR. MÁRIO MONIZ PEREIRA (12-2-1921 - 31-07-2016)

FALECEU HOJE, 31-07-2016 O PROFESSOR DR. MÁRIO MONIZ PEREIRA

O FADO PORTUGUêS está de luto. Faleceu um dos seus melhores compositores de letra e música. Ao fundo deste artigo, letra de um dos fados. Também está de luto o nosso ATLETISMO e o SPORTING CLUB DE PORTUGAL.

Sócio nº.2 do SPORTING CLUB DE PORTUGAL, dirigente até 2011 - O "SENHOR ATLETISMO", que treinou CARLOS LOPES que trouxe para Portugal OURO
OLÍMPICO na maratona em Los Angeles. O Professor Moniz Pereira lançou alguns dos nomes mais marcantes do atletismo nacional, como FERNANDO MAMEDE e irmãos CASTRO. O Professor formado em desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, foi também um homem da cultura portuguesa. Publicou livros sobre desporto, escreveu letra (poesia) e fez música para 120 fados, (registado na S.P.A.) escrevendo-a ao piano sem saber, dizia ele, um nota musical compondo apenas de ouvido, diz-nos um artigo escrito pelo jornalista Nuno..., que com a devida vénia retirei do blogue de VITOR MARCENEIRO, neto do saudoso fadista ALFREDO MARCENEIRO.
Diz ainda o referido artigo que qualquer esboço biográfico do Professor MONIZ
PEREIRA, terá de referir em paralelo a carreira desportiva - quer como atleta, quer como treinador e homem empenhado no desenvolvimento do desporto nacional e a carreira na música. O Professor Moniz Pereira participou em dezenas de competições internacionais, entre elas DOZE JOGOS OLÍMPICOS. O referido artigo refere que o professor MONIZ PEREIRA foi galardoado, como COMPOSITOR/AUTOR, na III Gala do Prémio AMÁLIA, em 2008. Foi por outras vezes homenageado.
O FADO "VALEU A PENA" escrito em 1964, tem, segundo dissera o professor, 23 versões e foi interpretado por 18 artistas, entre eles o espanhol DIEGO ROMERO e a Brasileira ROBERTA MIRANDA.
Em artigo publicado pelo Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana,
Manuel Sérgio, disse de Mário Moniz Pereira: ... " a sua poesia, a sua música, os seus fados encontrava uma alma enamorada de tudo o que era belo e bom e poético; contemplava um homem que não continha as lágrimas, sempre que uma conversa ou uma melodia o arrebatavam; percebia por que é preciso ser, como dizia o José Mourinho, um homem diferente, para ser um treinador diferente. No caso de Mário Moniz Pereira, ele ensinava também que não se pode entender o desporto sem o amar e que o amor é a armadura psicológica e moral de todas as vitórias. Digamos mesmo, sem medo de errar: o
amor é o coração da própria vida!"

QUE DESCANSE EM PAZ.

Leio em teus olhos (Fado)
Letra e música do Professor Moniz Pereira 11-2-1921/ 31-7-2016
em sua homenagem no dia do seu falecimento

Leio em teus olhos
que o nosso amor
está cansado
leio em teus olhos
recordações do passado

leio em teus olhos
que já não sou nesta hora
o que fui para ti outrora
leio em teus olhos

O amor de alguém
é inconstante
logo que ele vem
vai num instante
vê lá se o teu
não está já muito diferente
continua igual ao meu
como ele era antigamente

sábado, 30 de julho de 2016

LIBERDADE DEMOCRACIA - AZULEJARIA NO FAROL DE SANTA MARIA - CASCAIS


O azulejo abaixo tem como título LIBERDADE DEMOCRACIA

Não me tocou apenas pelos seus dizeres mas, acima de tudo, pelo facto de ser um agradecimento a uma pessoa que ajudou um grupo de pessoas, cedendo-lhes o espaço conhecido como "Estalagem do Farol", ao lado do farol de Santa Maria, em Cascais, para reuniões, desde o início do que foi designado por "VERÃO QUENTE", em Portugal, (no verão) de 1975 até 25 de Novembro de 1975. 
Reunião de pessoas de boa vontade, empenhadas em repôr  os ideais de 25 de Abril de 1974 que partidários do totalitarismos vinham desvirtuando.
O proprietário da estalagem do Farol" era o Senhor António Rodrigues que foi homenageado pela forma como recebera as personalidades inscritas no azulejo. Entre os quais se conta, em primeiro lugar,:

Os civis: Natalia Correia, Almerindo da Silva Marques, Helder Jacinto de Oliveira, Daniel Amaral, 


LIBERDADE DEMOCRACIA - AZULEJARIA NO FAROL DE SANTA MARIA - CASCAIS


O azulejo abaixo tem como título LIBERDADE DEMOCRACIA

Não me tocou apenas pelos seus dizeres mas, acima de tudo, pelo facto de ser um agradecimento a uma pessoa que ajudou um grupo de pessoas, cedendo-lhes o espaço conhecido como "Estalagem do Farol", ao lado do farol de Santa Maria, em Cascais, para reuniões, desde o início do que foi designado por "VERÃO QUENTE", em Portugal, (no verão) de 1975 até 25 de Novembro de 1975. 
Reunião de pessoas de boa vontade, empenhadas em repôr  os ideais de 25 de Abril de 1974 que partidários do totalitarismos vinham desvirtuando.
O proprietário da estalagem do Farol" era o Senhor António Rodrigues que foi homenageado pela forma como recebera as personalidades inscritas no azulejo. Entre os quais se conta, em primeiro lugar,:

Os civis: Natalia Correia, Almerindo da Silva Marques, Helder Jacinto de Oliveira, Daniel Amaral, 



PENSAMENTOS QUE VALEM A PENA SER LIDOS E MEDITADOS

Pensamentos que valem a pena ser lidos e meditados. Se encontrar algum de que não goste, esse é o meu. 

Então temos de o substituir por um PENSAMENTO SEU.  

Para que o possa substituir nesta página, por favor escreva o seu PENSAMENTO  no lugar dos "Comentários", ao fundo da página. 

Ele fica como que escondido à espera que eu o veja, mas depois de 3 ou 4 dias, talvez menos, será publicado. Combinado?


  1. "Quando trabalhamos só com a mira dos bens materiais, construímos nós próprios a nossa prisão. Encarceramo-nos sozinhos com as nossas moedas de cinza que não compram nada que valha a pena viver" Saint-Exupéry (Terra dos Homens). 
  2. Conhece outro livro de Antoine Saint-Exupery? Como se chama?
  3. Já o leu?
  4. Se gostou deste pensamento de Saint-Exupéry, releia-o. 
  5. Se não gostou, é altura de escrever o seu. Releia o sub-título deste artigo e veja como deve fazê-lo. 

      -o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
        
                 M A T U R I D A D E 
Maturidade é o poder de controlar a raiva e de resolver problemas sem violência e destruição. 
Maturidade é paciência. 
É disposição para abrir mão de um prazer imediato com vistas a uma vantagem a longo prazo.
 Maturidade é perseverança. 
É empenhar-se fundo em um trabalho, a despeito da oposição dos contratempos desalentadores. 
Maturidade é abnegação. 
É atender as necessidades alheias. 
Maturidade é a capacidade de enfrentar o desagradável e a decepção, sem se tornar amargo."

(Brahma Kumaris)


     Gostou destes pensamentos àcerca da MATURIDADE. 
     Quer juntar-lhe mais uma linha que refira a sua ideia de MATURIDADE? 


terça-feira, 26 de julho de 2016

"MURAIS" ou "GRAFFITIS" - FORMA DE VANDALISMO OU ARTE URBANA?


Os desenhos “graffitis” começaram a ver-se há anos em Portugal e não foram bem aceites. Os artistas ou pseudo-artistas com marcador ou algumas latas de tinta spray de várias cores,  iam pintando muros privados e até fachadas de prédios, grandes e pequenos, com traços identitários, caligrafias indecifráveis, sem pedir autorização aos proprietários. Logo que possível, os muros ou paredes teriam de ser pintados.

          A lei portuguesa, se fosse apresentada queixa – teria evidentemente de se provar quem foi o “graffiti-pessoa” que se poderia punir.

          Esta forma de expressão, que deveria ser uma forma de comunicação com os outros e só não o era por falta da tal autorização referida, era geralmente realizada por jovens.

Hoje parece haver uma técnica diferente. Introdução de mais cor e de mais técnica, novos estilos, tendo resultado, na maioria dos casos, em pinturas interessantes.  

Não posso afiançar se pedem ou não para pintar os locais onde estão, mas, pelas alturas de algumas fachadas laterais dos prédios, acredito que haja um entendimento entre o condomínio e o autor da pintura que, como se pode depreender, é já um artista. E aos desenhos, conforme os que publicarei hoje e irei publicando, chamam-se “MURAIS” e, salvo melhor opinião, esta palavra não faz ainda parte dos dicionários que tenham alguns anos.

Li na internet, que quem faz estes murais é um “escritor”. Claro que não posso aceitar. Escritor, segundo os dicionários, em qualquer língua, é um autor de obra literária ou científica. Ora murais, não é livro nem ciência. É ARTE.  Arte é criação própria de cada pessoa que é capaz de a exprimir. É uma manifestação de criatividade.

Quem faz "murais", por melhor que os faça, e ainda bem que temos hoje imensas pessoas a fazer belos murais, são realmente “ARTISTAS”, porque desenham com arte. Artistas são precisamente os que cultivam as belas artes, os que exercem uma arte (até pode ser um ferreiro ou um joalheiro), os amantes da arte.

Talvez sejamos agora mais tolerantes com os artistas “graffitis” ou na realidade eles progrediram nos seus métodos de trabalho? Não tenho foto de desenhos de “graffitis” de há alguns anos, mas tenho alguns atuais. 
Se eu soubesse quem são os autores, poderia atribuir-lhes um diploma, pela sua perfeição. Eles merecem. 

Passei pelo Bairro da Torre em Cascais e pude ver a diferença de prédios que estavam a precisar de pintura e, pelos MURAIS que lhe foram ultimamente adicionados, ficaram orgulhosamente irreconhecíveis, de tanta beleza que até esquecemos como estavam.

Estou fazendo diligências para saber onde posso encontrá-los. (autor ou autores). 


PORTUGAL, english language - from wikipedia


From the wikipédia: 

Portugal the Portuguese Republic (Portuguese: República Portuguesa), is a country on the Iberian Peninsula, in Southwestern Europe. It is the westernmost country of mainland Europe, being bordered by the Atlantic Ocean to the west and south and by Spain to the north and east. The Portugal–Spain border is 1,214 km (754 mi) long and considered the longest uninterrupted border within the European Union. The republic also includes the Atlantic archipelagos of the Azores and Madeira, both autonomous regions with their own regional governments.
The territory of modern Portugal has been continuously settled, invaded and fought over since prehistoric times. The Pre-CeltsCeltsPhoeniciansCarthaginians and the Romans were followed by the invasions of the Visigothic and the SuebiGermanic peoples. In 711 the Iberian Peninsula was invaded by the Moors and for the following centuries Portugal would be part of Muslim Al Andalus. Portugal was born as a result of the Christian Reconquista. In 1139, Afonso Henriques was proclaimed King of Portugal, thus firmly establishing Portuguese independence, under the Portuguese House of Burgundy
In the 15th and 16th centuries, under the House of Aviz, which took power following the 1383–85 interregnum, Portugal expanded Western influence and established the first global empire, becoming one of the world's major economic, political and military powers. During this time, Portuguese explorers pioneered maritime exploration in the Age of Discovery, notably under royal patronage of Prince Henry the Navigator and King João II, with such notable discoveries as Vasco da Gama's sea route to India (1497–98), Pedro Álvares Cabral's discovery of Brazil (1500), and Bartolomeu Dias's reaching of the Cape of Good Hope. Portugal monopolized the spice trade during this time, under royal command of the Casa da Índia, and the Portuguese Empire expanded with military campaigns led in Asia, notably under Afonso de Albuquerque, who was known as the "Caesar of the East".
The destruction of Lisbon in a 1755 earthquake, the country's occupation during the Napoleonic Wars, the independence of Brazil (1822), and the Liberal Wars (1828–34), all left Portugal crippled from war and diminished in its world power.[13]After the 1910 revolution deposed the monarchy, the democratic but unstable Portuguese First Republic was established, later being superseded by the "Estado Novo" right-wing authoritarian regime. Democracy was restored after the Portuguese Colonial War and the Carnation Revolution in 1974. Shortly after, independence was granted to all its colonies and East Timor, with the exception of Macau, which was handed over to China in 1999. This marked the end of the  longest-lived European colonial empire, leaving a profound cultural and architectural influence across the globe and a legacy of over 250 million Portuguese speakers today.
Portugal is a developed country with a high-income advanced economy and high living standards. It is the 5th most peaceful country in the world, maintaining a unitary semi-presidential republican form of government. It has the 18th highest Social Progress in the world, putting it ahead of other Western European countries like FranceSpain and Italy. A founding member of NATO and the Community of Portuguese Language countries, it is also a member of numerous other international organizations, including the United Nations, the European Union, the euro zone, and OECD. Portugal is also known for having decriminalized the usage of all common drugs in 2001, the first country in the world to do so. However, the sale and distribution of these drugs is still illegal in Portugal.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

HOMENAGEM PÓSTUMA - JORNALISTA MACHADO DA GRAÇA

Jornalista Machado da Graça, falecido ontem em Moçambique
Segundo notícias dos jornais, faleceu no dia 19 de Julho de 2016, em Moçambique, o jornalista moçambicano, MACHADO DA GRAÇA, um dos mais prestigiados, que mantinha há mais de vinte anos um artigo no jornal "Savana".

Machado da Graça, de 71 anos de idade, era reformado do antigo Rádio Clube de Moçambique. 

Paz à sua alma. 

Dentro em breve voltaremos a esta página para alongar pelo caminho de palavras, a nossa homenagem ao falecido jornalista.


O QUE É UM ROMANCE? COMO ESCREVÊ-LO?

O QUE É UM ROMANCE? COMO ESCREVÊ-LO?
Assim como uma casa para ser erigida tem de ter diversos elementos, como por exemplo: cimento, pedra, areia, telha, e para se viver dentro dela ainda tem de ter armários, serviço de toilets, etc., um livro, para ser considerado romance tem de ter na sua estrutura: 
·      Narrador; Personagens; Enredo; Tempo;
     Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados. 
Se for ficção, quer dizer imaginação do autor.
     O romance continua a ser a obra literária a que nos referimos no primeiro parágrafo se os factos forem históricos, verídicos, relacionados a personagens que possam eventualmente existir ou ter existido.
     Pode haver no romance uma mistura de ficção e de verdade.
foto da internet, sem nome de autor.
     No romance os personagens serão descritos como vivendo diferentes conflitos ou situações  mais ou menos dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla, mesmo que a narração não seja feita cronologicamente, que não sejam narradas na sequência temporal em que ocorreram ou estão a ser contadas.
     O mesmo romance pode contar diferentes tipos de histórias. Quando o autor conseguir interligar os factos, para completar a trama, a história, então terá um romance. 

     TIPOS DE ROMANCE - Há diversos tipos de romance: “romance policial”, “romance de aventuras”, “romance regional”, “romance histórico”, “romance urbano”, etc.
- Um romance poderá ter apenas um personagem?
- Não, a isso chamaríamos CONTO.

- O romance deve narrar-se na primeira pessoa ou na terceira?

     Se o romance é narrado na terceira pessoa, chama-se narrador omnisciente, porque, estando fora da história, o narrador vai penetrando na intimidade dos personagens como se fosse Deus. Sabe tudo sobre eles, por dentro e por fora. Conhece-lhes os desejos e adivinha-lhes o pensamento.

foto da internet sem nome de autor
Queira informar-me se lhe pertencer. Obrigada.
Se for narrado na primeira pessoa, será o personagem principal a contar toda a história. No entanto, no livro “O Meu Pecado” de Celeste Cortez, publicado em 2007, há dois personagens principais e cada um conta a sua parte da história. Há ainda o narrador omnisciente, o que sabe tudo.  
José Rodrigues de Carvalho usou o mesmo método no seu livro “Anjo Branco” no ano 2010.  

Em outro artigo explicaremos o que é um “Narrador”. O que são “personagens”; O que é Enredo e o que significa “Tempo”. 

Brevemente explicaremos a diferença entre Novela e Conto. 

Volte sempre, voltaremos também. 

COMENTÁRIOS: Se quiser fazer o favor de comentar, poderá deixar as suas palavras ao fundo deste artigo. 
Porém, os comentários tendenciosos ou maliciosos, serão de imediato excluídos.
Não comente como anónimo, se nada tem a temer, porque encerrar-se atrás de um muro? 
Seja frontal e bem intencionado/a, sempre. 




CURSOS DE CRISTANDADE - HINO MUSICAL


COM A DEVIDA VÉNIA, TRANSCREVO a seguir,  uma informação que encontrei na net sobre uma canção cantada nos Cursos de Cristandade. Esta canção é uma música de referência entre todas as pessoas que fazem o curso de cristandade.
Fiz o meu em 1962, já casada mas bem jovem.
Aqui fica a letra em espanhol (a original), que depois foi traduzida para português. Porém, nunca a ouvi cantar em português. 

..." De Colores" é uma canção de origem espanhola, tradicional e de autoria desconhecida, cuja letra contempla as belezas da natureza e da criação. 







Desde os primeiros Cursilhos, ainda na Espanha, esta música é cantada nos retiros.
Ao contrário do que alguns pensam, o De Colores não é o hino oficial do Movimento de Cursilhos de Cristandade, mas tornou-se uma música de referência entre os Cursilhistas.

   
De Colores   (Música Tradicional Espanhola - Cursilho)

De Colores!
De Colores se vistem los campos en la primavera
De Colores!
De Colores san los pajaritos que vienem de fuera
De Colores!
De Colores es el arco-íris que vemos lucir

E por isso los bravos amores de muchos colores
Me gustam a mi, la-iá-la-iá… (bis)

Canta el gallo!
Canta el gallo com el kiri-kiri, com el kiri-kiri
La gallina!
La gallina com el cara-cara, com el cara-cara




Los polluelos!
Los polluelos com el pio-pio, com el pio-pao

Vaya el lio com el kiri-kiri,
Com el cara-cara, com el pio-pao, la-iá-la-iá... (bis)


De Colores   (Versão em Português)


De Colores!De Colores é a primavera florindo caminhos.
De Colores,De Colores são todas as flores são os passarinhos.
De Colores,
De Colores é o arco-íris, caminho de luz.
Venham todos que este é o caminho,
cantemos louvores a Cristo na Cruz! (2x)

                                 



Viva a vida!
Faz o mundo ficar mais bonito no seu coração.
Viva a Vida!
E desperta na fé ardorosa de ser bom cristão.
Todos juntos,
De mãos dadas nas mesmas estradas, eu sou teu irmão.

De mãos dadas nas mesmas estradas,
nas mesmas estradas, eu sou teu irmão (2x)



quarta-feira, 6 de julho de 2016

ROMANCES - COMENTÁRIOS

                                                    
                                                              Comentários:



Do livro "Mãe Preta" - Teresa Taveira: 

          Li "Mãe Preta" e fiquei deliciada.  É uma passagem de conhecimento de outras terras, outros usos e costumes, outras gentes com os seus costumes ancestrais e, ao mesmo tempo um livro que proporciona um fim de semana em cheio, quer seja na praia, campo ou numa cadeira de repouso em nossa casa.   
Recomendo-o vivamente. 






Do livro "O Meu Pecado" - Lidia Silva: 

          A história e a forma como está escrita, levou a querer ler sempre "só" mais um bocadinho depois vou-me deitar que são horas. Sem dar por isso, olhei para a persiana quando o sol já estava a pedir entrada. 
     Este livro é para quem gosta de boa literatura romântica, não é um livro "cor de rosa". Quando acaba ficamos com pena.  

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...