A história do Cristianismo diz que 40 dias após a Ressurreição, Cristo apareceu pela última vez aos discípulos antes da sua subida aos Céus. Por isso ficou a denominar-se 5ª. feira da Ascensão.
O ramo da espiga é composto por "espiga", "malmequer","oliveira", "papoila","videira" e "alecrim" |
No passado, era dia feriado. As pessoas que viviam perto do campo, levantavam-se cedo para apanharem espigas e flores campestre, folhas de oliveira, alecrim, para fazerem ramos. Uns para si outros para oferta. Eram guardados até à quinta-feira da Ascensão do ano seguinte.
- E porquê?
- Para que não faltasse naquela casa tudo o que a composição do ramo significava: pão, ouro e prata, amor e vida, azeite, luz e paz, vinho e alegria, saúde e força. Aqui fica a simbologia por detrás das plantas que formam o ramo da espiga:
- Espiga – pão;
- Malmequer – ouro e prata;
- Papoila – amor e vida;
- Oliveira – azeite , luz e paz;
- Videira – vinho e alegria;
- Alecrim – saúde e força.
Aos meus leitores um abraço cheio de alecrim, oliveira, malmequeres, espigas e folhas de oliveira, embrulhado em folhas de videira.
Celeste Cortez, autora dos romances O Meu Pecado, Mãe Preta e N. de P., e dos livros de poesia Cântico de Palavrasw, L. de E., de livros infanto-juvenis Nicolau viaja para o país da fantasia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: