Todos os anos na noite de 12 de junho, a cidade de Lisboa celebra o dia de Santo António com um programa de carácter tradicional e popular, com marchas populares de diversos bairros: Alfama, Bica, Bairro Alto, Marvila, Belém, Castelo, Carnide, Benfica, Campolide, Mouraria e outros bairros lisboetas.
Este ano até apareceu a marcha de Beirais, tão popular está a novela da RTP! Não tendo sido concorrente, evidentemente.
Na Avenida da Liberdade vêm descendo num desfile de competição para eleger a melhor marcha, com os seus marchantes, madrinha e padrinho, bamboleando-se ao som da música, com as roupagens mais garridas,com arcos enfeitados, representando temas previamente escolhidos. Exibem-se depois em frente à tribuna onde está o Senhor Presidente da Câmara e outros convidados especiais.
Uma tradição que vem de longe. É um desfile de luz, de som, de cor, celebrando uma festa que é só de Lisboa. As marchas populares estão para Lisboa como o Carnaval está para o Rio de Janeiro.
Nesse dia e no dia 13, também é tradição comer sardinhas assadas e beber vinho tinto nas pequenas tascas. Não poderemos também esquecer o célebre manjerico nos pequenos vasos, tão tradicionais, que por vezes estão a enfeitar os arcos das marchas.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
POST SCRIPTUM - Manhã cedo do dia 13, soube-se que a marcha que obteve o primeiro prémio foi ALFAMA, (traje com sol feitos de girassol).
Feliz Santo Antonio! Comam umas sardinhas por mim!
ResponderEliminar