O que fazer para que os seus eventos culturais tenham sucesso?
Aqui está um guia infalível. Não precisa gastar dinheiro comprando livros. Ofereço as dicas. Leia devagar. Respire fundo, leiaaaaaaaaaaa devagarrrrrrrrrrrrrrrrrr.
1º. trabalhar com gosto;
2º. trabalhar com gosto;
3º. trabalhar com gosto;
Regra 1 - Fale primeiro com os possíveis actores;
Regra 2 - Confirme;
Regra 3 - Confirme novamente;
Regra 4 -Faça uma lista de convidados. Tente lembrar-se do homem do elevador que tão simpático lhe abriu a porta quando ia ao seu dentista; do padeiro que lhe deixa o pão em casa da vizinha; da modista onde já pelo menos uma vez lhe estragaram o vestido; na lavandaria onde aquela senhora lhe sorri; na professora da sua filha, no professor de ginástica do seu filho, no chefe do seu marido, naquela senhora que usa um baton igual ao seu. Recorda-se? É aquela muito simpática que... essa mesmo. Não se esqueça de convidar a sua médica de família, ela está sempre disposta a ouvi-la quando lá vai. No empregado do Banco tão simpático, na cabeleireira que a penteia tão bem... não, não é dessa que falo, é da outra, a que tem cabelos compridos, loiros...
A lista está completa.
Regra 5 - Envelopes? Claro que terá de fazer os envelopes.
Regra 6 - Lembre-se dos seus amigos que têm email. Quantos? 300? Ah, mas nem todos residem na área onde vai fazer o seu evento cultural!...
Regra 7 -Esqueceu os amigos do facebook? Não acredito. Esses que nunca faltam? Pois, corra a colocar o anúncio na sua página.
Regra 8 - E ainda é preciso ir aos correios enviar os convites!!!
Regra 9 - Não se esqueça de reenviar convites, algumas pessoas esquecem-se com facilidade...
Regra 10 - Volte a reenviar convites. Convém. Se não é saturar as pessoas? Claro que não, toda a gente gosta de receber um convite. É verdade... não vale a pena enviar a esses antipáticos, mas esses já você retirou há muito tempo da sua agenda. Lembra-se? Claro quem não tem maldade esquece essas coisas depressa, mas eles nem vão saber que você vai fazer um evento.
Regra 11 - E agora? Recorde aos possíveis actores que têm um contrato verbal consigo;Faça mais um telefonema, nunca se sabe... as pessoas às vezes esquecem...
Regra 12 - Recorde convidados que tinham prometido ir ao evento;
Regra 13 Não descanse enquanto não tiver a certeza de estar tudo bem;
Regra 14- E agora? Vá para o local sem apreensão... não se esqueça de ir apanhar o músico à estação, um dos participantes à esquina da rua tal... uma das intervenientes ao cabeleireiro, uma senhora que prometeu ir... à porta da casa dela, um senhor e a filha que disseram que talvez fossem...telefone antes de ir esperar em frente à porta da rua onde moram...
Regra 15 - CHEGOU O DIA. Toca a empacotar para ir fazer o evento.
Regra 16- Ufa... não esqueça o livro de apontamentos.
Regra 17 - Convém não esquecer o Guião para o evento, é lá que tem as deixas (no fim não precisará delas!!!)É ali que tem os poemas que os outros vão dizer, não vão eles esquecer-se. E a canção do cantor que disse que talvez lá aparecesse e que se estivesse bem disposto poderia cantar. Esqueceu-se de convidar o homem da guitarra para acompanhar o cantor? E agora? Olhe espere que ele cante à "capela", há tanto cantor que o faz!
Ah! Chegamos.
Onde está o cantor?Onde está o poeta?
Onde está o diseur de poesia?
Onde está o declamador?
Onde está aquela senhora de cabelo vermelho que prometeu vir?
Onde está aquele cavalheiro de bigodinho que jurou que vinha?
Onde está o público? Não vejo ninguém. Não é possível...
- Você que não esqueceu de nada, que fez tudo certinho, tem a certeza que não se esqueceu mesmo de alguém?- Quem poderia ter esquecido?
- Sei lá, talvez de você mesma. Belisque-se, tenha a certeza que está mesmo. Está? Então o que sucedeu errado?
- Ah!!! Enganei-me, um pequeno lapso... o show não era aqui.
- Onde era então?
- Corre... corre... voa... guia mais depressa.... se não não chegamos a tempo!
Chegámos, está tudo bem...Gente à porta. Montes de gente. Todos conversando nem dão pela nossa chegada!!!
E olha... estão pelo menos 150 pessoas...
- Este montão de gente? Pelo menos 200 pessoas...
- Onde vamos sentar tanta gente?A sala só dá para 100.
E os certificados de presença para os intervenientes? Já não se pode voltar a casa,são horas de começar.
Deixe entrar toda a gente. Ajude a acomodá-los. Prometa que para o próximo terá mais cadeiras, diga que foi apenas uma enchente com a qual não contava... mas que se justifica pelo espectáculo que é. Diga que este é o preço da fama. Diga "fez bem ter vindo meu amigo,não se vai arrepender".
RESULTOU O TRABALHO... para a próxima não se canse tanto, afinal não precisava de tanta gente...a sala é pequena demais para 200 pessoas. E como quem não fez nada... sorria, sorria sempre. Você sabe que cada vez há mais letreiros por tudo o que é lugar dizendo: "Sorria está a ser filmada".Sorriaaaaaaaaaaaaaaaa...........................................
O TRABALHO RESULTOU. Como eu costumo dizer:Quando trabalhamos afincadamente a sorte tende a vir para o nosso lado. (autora CelesteCortez) SÃO HORAS DE RELAXAR.
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Excelente matéria. Seguindo os passos propostos não haverá como errar!
ResponderEliminarAbraços.
Obrigada pela visita e pelo comentário que muito apreciei. A autora, Celeste Cortez
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