domingo, 30 de março de 2014

CANCRO DA MAMA

NO  SEIO  DA  PRECAUÇÃO


(Você nasce sem pedir e morre sem querer! Aproveite o intervalo)

Uma das enfermidades que é hoje mais temida pela sociedade é a do cancro que se instala na mama da mulher. É uma doença matreira que invade o seio sem provocar uma dor que alerte a vítima para providenciar, atempadamente, a ajuda da medicina. Por isso, nunca é demais prevenir as mulheres contra esse perigo assassino.
Recebi, outro dia, via Net, uma mensagem que muito me sensibilizou e que me acho no dever de divulgar, como pequena contribuição para a luta contra esse maligno inimigo. Adaptei-a assim:

Um homem de meia-idade entrou num café e sentou-se. Apercebeu-se logo que, na mesa ao lado, um grupo de homens mais novos riam dele, furtivamente. Mirou-se e viu que talvez a fita rosa que levava na lapela fosse o motivo das risadas.
Tentou ignorar a provocação, mas a zombaria insistente começou a incomodá-lo. Então, olhando um deles firmemente nos olhos, levou o dedo à lapela e apontou para a fita. Com o gesto, todos soltaram uma gargalhada.
O jovem ao qual dirigiu o olhar disse-lhe, com ar jocoso:
- Desculpe, senhor, só estamos a comentar como está bonito com essa fitinha rosa no seu casaco azul.
Com toda a calma, o visado fez um gesto ao gozador convidando-o a sentar-se à sua mesa. Embora um pouco incomodado, o jovem aproximou-se e sentou-se. O mais idoso, com voz serena, disse-lhe:
- Uso a fita para chamar a atenção sobre o cancro da mama e, também, em honra da minha mãe.
- Sinto muito – respondeu o rapaz. Ela morreu de cancro na mama?
- Não, meu amigo, ela está óptima. Foram os seus seios que me alimentaram quando bebé e me abrigaram quando, em criança, tinha medos. Estou, por isso, muito grato aos seios da minha mãe e à sua saúde também.
- Entendo - respondeu o jovem – pouco convencido…
Prosseguiu o homem:
-Também uso esta fita para homenagear a minha mulher.
- Ela também está bem?
- Felizmente sim, seus seios foram fonte de amor para ambos. Com eles alimentou a nossa linda filha de 23 anos. Por essa razão, estou também muito grato aos seios da minha mulher.
- Já sei, suponho que também usa a fita para homenagear a sua filha.
- Infelizmente, é muito tarde para isso. Minha filha morreu de cancro da mama há um mês. Ela, desgraçadamente, pensou que era muito jovem para contrair a doença. Assim, quando acidentalmente notou uma pequena protuberância, ignorou-a. Pensava ela que não a incomodando e não doendo, não havia com que se preocupar. Foi fatal.
Comovido e envergonhado o jovem falou:
- Sinto muito, mesmo muito, senhor. Desculpe-nos a nossa estúpida atitude.
- Compreendo a vossa atitude. Claro que também uso a fitinha em memória da minha pobre filha. Mas, a fitinha rosa dá-me oportunidade de falar com as pessoas e aconselhar as mulheres à vigilância constante dos seus seios. Quando o amigo voltar para sua casa fale com a sua esposa, a sua mãe, as suas irmãs, as suas amigas. E, se me permite, ofereço-lhe uma fitinha cor-de-rosa.
O jovem aceitou-a e olhando-a lentamente levantou a cabeça e pediu:
- Por favor, amigo, ajuda-me a colocá-la?

Leitor: incentive as mulheres de quem gosta a visitar regularmente o médico. A vida humana é suficientemente importante para não ser inconscientemente desprezada.
                                                                                                              Carlos Brandão de Almeida      29.03.2014


Texto original Produções HUMOR DA TRETA.                                                                                                                                                                                       

quarta-feira, 26 de março de 2014

UMA FAMÍLIA COMPLICADA ... por Carlos Brandão de Almeida

   


      UMA FAMÍLIA COMPLICADA

É uma família numerosa: pai, mãe e sete filhos. Gostava de vos apresentar a família da Mãe Economia. Curiosamente, embora frutos da mesma raiz, não há dois irmãos que sejam iguais. O mesmo acontece com os progenitores. A Mãe é uma senhora volumosa, determinada, umas vezes austera, outras vezes dissipadora. Gosta, contudo, de aforrar. É ela que governa a casa, desempenhando um papel fundamental na vida daquela família.
Ao invés, o Pai, de seu nome Défice do Estado, é um homem fraco, algo irresponsável, despende mais do que amealha, ficando frequentemente em situação economicamente aflitiva.
Dois dos rebentos são varões: o Desemprego e o PIB. O primeiro é assustadoramente instável e, como muitas vezes não tem trabalho, vive com dificuldade, restringindo o consumo de bens. Socorre-se com frequência de subsídios estatais.
No pólo oposto está o PIB. O mano rico da família. Homem de sucesso, empreendedor e fanático obreiro. É o membro da família que gera mais riqueza ao longo do ano.
As diferenças entre as irmãs são notórias. Duas têm o mesmo nome próprio: Taxa. Uma é a Taxa de Câmbio e a outra chama-se Taxa de Juro .A primeira é a mais viajada daí a sua propensão em se valorizar em relação às suas companheiras. É inconstante e caprichosa. Vive em permanente instabilidade.
A mana Taxa de Juro também não é menos estável. É volúvel e muito versátil. Gosta de se elevar no conceito da vizinhança. Mas esta faz o possível por lhe baixar o valor.
A mais formosa de todas as irmãs é a Produtividade. E uma incansável e competente profissional. Todos falam nela, todos a admiram, todos a desejam, mas poucos a acompanham. Pensam que actividade excessiva cansa…
A mana Bolsa é uma cabecita no ar, duma inconstância perturbadora. Os rapazes do bairro cortejam-na mas ela não se prende a nenhum. É bonita, sabe explorar os seus predicados mas é extremamente volúvel.
O último membro desta singular família dá pelo nome de Inflação. É intrinsecamente má e invejosa. Todos a detestam pois não se coíbe de prejudicar os vizinhos. Enfim, a ovelha ranhosa do clã.

Amigos: sei que vós já convivestes com alguns dos membros desta influente família. De uns tantos receberam atenções, de outros nem por isso.
Só desejo que os menos amáveis não possam perturbar o vosso quotidiano.

                                                               Carlos Brandão de Almeida


2014-03-25



domingo, 23 de março de 2014

O QUE FAZER PARA QUE OS SEUS EVENTOS CULTURAIS TENHAM SUCESSO?


 O que fazer para que os seus eventos culturais tenham sucesso? 
Aqui está um guia infalível. Não precisa gastar dinheiro comprando livros. Ofereço as dicas. Leia devagar. Respire fundo, leiaaaaaaaaaaa devagarrrrrrrrrrrrrrrrrr.

Só resulta se for voluntário. Se não receber qualquer dinheiro por este trabalho. É um prazer ajudar os outros. Aqui ficam as dicas, disponha-se a ler devagar como lhe pedi.Devagarrrrrr'........................................................


1º. trabalhar com gosto;
2º. trabalhar com gosto;
3º. trabalhar com gosto;

Regra 1 - Fale primeiro com os possíveis actores;
Regra 2 - Confirme;
Regra 3 - Confirme novamente;
Regra 4 -Faça uma lista de convidados. Tente lembrar-se do homem do elevador que tão simpático lhe abriu a porta quando ia ao seu dentista; do padeiro que lhe deixa o pão em casa da vizinha; da modista onde já pelo menos uma vez lhe estragaram o vestido; na lavandaria onde aquela senhora lhe sorri; na professora da sua filha, no professor de ginástica do seu filho, no chefe do seu marido, naquela senhora que usa um baton igual ao seu. Recorda-se? É aquela muito simpática que... essa mesmo. Não se esqueça de convidar a sua médica de família, ela está sempre disposta a ouvi-la quando lá vai. No empregado do Banco tão simpático, na cabeleireira que a penteia tão bem... não, não é dessa que falo, é da outra, a que tem cabelos compridos, loiros...
A lista está completa. 
Regra 5 - Envelopes? Claro que terá de fazer os envelopes.
Regra 6 - Lembre-se dos seus amigos que têm email. Quantos? 300? Ah, mas nem todos residem na área onde vai fazer o seu evento cultural!...
Regra 7 -Esqueceu os amigos do facebook? Não acredito. Esses que nunca faltam? Pois, corra a colocar o anúncio na sua página. 
Regra 8 - E ainda é preciso ir aos correios enviar os convites!!!
Regra 9 - Não se esqueça de reenviar convites, algumas pessoas esquecem-se com facilidade...
Regra 10 - Volte a reenviar convites. Convém. Se não é saturar as pessoas? Claro que não, toda a gente gosta de receber um convite. É verdade... não vale a pena enviar a esses antipáticos, mas esses já você retirou há muito tempo da sua agenda. Lembra-se? Claro quem não tem maldade esquece essas coisas depressa, mas eles nem vão saber que você vai fazer um evento.
Regra 11 - E agora?  Recorde aos possíveis actores que têm um contrato verbal consigo;Faça mais um telefonema, nunca se sabe... as pessoas às vezes esquecem...
Regra 12 - Recorde convidados que tinham prometido ir ao evento;
Regra 13 Não descanse enquanto não tiver a certeza de estar tudo bem;
Regra 14- E agora? Vá para o local sem apreensão... não se esqueça de ir apanhar o músico à estação, um dos participantes à esquina da rua tal... uma das intervenientes ao cabeleireiro, uma senhora que prometeu ir... à porta da casa dela, um senhor e a filha que disseram  que talvez fossem...telefone antes de ir esperar em frente à porta da rua onde moram...
Regra 15 - CHEGOU O DIA. Toca a empacotar para ir fazer o evento.
Regra 16- Ufa... não esqueça o livro de apontamentos.
Regra 17 - Convém não esquecer o Guião para o evento, é lá que tem as deixas  (no fim não precisará delas!!!)É ali que tem os poemas que os outros vão dizer, não vão eles esquecer-se. E a canção do cantor que disse que talvez lá aparecesse e que se estivesse bem disposto poderia cantar. Esqueceu-se de convidar o homem da guitarra para acompanhar o cantor? E agora? Olhe espere que ele cante à "capela", há tanto cantor que o faz!
Ah! Chegamos.
Onde está o cantor?
Onde está o poeta? 
Onde está o diseur de poesia?
Onde está o declamador?
Onde está aquela senhora de cabelo vermelho que prometeu vir?
Onde está aquele cavalheiro de bigodinho que jurou que vinha?
Onde está o público? Não vejo ninguém. Não é possível...
- Você que não esqueceu de nada, que fez tudo certinho, tem a certeza que não se esqueceu mesmo de alguém?
- Quem poderia ter esquecido? 
- Sei lá, talvez de você mesma. Belisque-se, tenha a certeza que está mesmo. Está? Então o que sucedeu errado?
- Ah!!! Enganei-me, um pequeno lapso... o show não era aqui. 
- Onde era então?
- Corre... corre... voa... guia mais depressa.... se não não chegamos a tempo!
Chegámos, está tudo bem...Gente à porta. Montes de gente. Todos conversando nem dão pela nossa chegada!!! 
E olha... estão pelo menos 150 pessoas... 
- Este montão de gente? Pelo menos 200 pessoas...
- Onde vamos sentar tanta gente?A sala só dá para 100. 
E os certificados de presença para os intervenientes? Já não se pode voltar a casa,são horas de começar.  
Deixe entrar toda a gente. Ajude a acomodá-los. Prometa que para o próximo terá mais cadeiras, diga que foi apenas uma enchente com a qual não contava... mas que se justifica pelo espectáculo que é. Diga que este é o preço da fama. Diga "fez bem ter vindo meu amigo,não se vai arrepender".  
RESULTOU O TRABALHO... para a próxima não se canse tanto, afinal não precisava de tanta gente...a sala é pequena demais para 200 pessoas. E como quem não fez nada... sorria, sorria sempre. Você sabe que cada vez há mais letreiros por tudo o que é lugar dizendo: "Sorria está a ser filmada".Sorriaaaaaaaaaaaaaaaa...........................................
O TRABALHO RESULTOU. Como eu costumo dizer:Quando trabalhamos afincadamente a sorte tende a vir para o nosso lado. (autora CelesteCortez) 
SÃO HORAS DE RELAXAR.













  















quarta-feira, 19 de março de 2014

DIA FELIZ A TODOS OS PAIS DO MUNDO

O DIA DO PAI, celebra-se em Portugal e em alguns países, no dia de S. José, a 19 de Março.








Ao meu querido e saudoso pai, que sabe quanto o amei e amo, envio um beijo através do nosso anjo comunicante.

        
                                        Ao Tó, meu marido que tanto amo, que foi pai 3 vezes, um beijo com desejos de longa vida com saúde, a alegria do costume e muita paz e felicidade.






Aos meus três genros:






                   José Veloso 











José Caratão  












                      Chris Papadimitriou 





obrigada pelos netos maravilhosos que me deram. Muitos parabéns por esta data, felicidades e longa vida.
                                                     AOS MEUS NETOS: 
       Felipe - Thomas - Michael - Roberto e Nicholas
Desejo que quando tiverem filhos venham a ser bons pais.  



FELIPE



      THOMAS







                                                                                                                                    MICHAEL



     
               







                               ROBERTO                                 








                                 


Nicholas



A TODOS OS PAIS DO MUNDO:

      FELIZ DIA DO PAI

segunda-feira, 17 de março de 2014

Eventos de Poesia e Música - O próximo: 22 de Março 2014, às 15,30 na Av.Castelhana,13 - Monte Estoril

Fernanda Ramos e António Nunes , na Ala Poesia e Música , Av.Castelhana 13,Monte Estoril

Professor de Música W.Lopes, na Ala - Av.da Castelhana nº.13 - Monte Estoril 

Poeta e declamador Jorge Viegas - Adicionar legenda

às 15,30 n




eventos culturais

Fernanda Ramos, na grande tarde de Poesia da ALA - ACADEMIA
DE LETRAS E ARTES DE PORTUGAL - MONTE ESTORIL
 Professor de música tocando na Ala - Academia de Letras e Artes de Portugal
Voltará a tocar no evento de POESIA E MÚSICA,
no próximo dia 22 de Março de 2014, pelas 15,30 horas,
na AVENIDA DA CASTELHANA (Não é no bairro da Castelhana),
 no MONTE ESTORIL, Nº.13 (próximo do Jardim dos Passarinhos). Siga pela Avenida de Pádua
Celeste Cortez escritora de romances e poesia, na tarde poética e musical, na ALA
ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PORTUGAL
NOVA SESSÃO DE POESIA E MUSICA - DIA 22 DE MARÇO DE 2014
PELAS 15,30 HORAS, AVENIDA DA CASTELHANA Nº.13
MONTE ESTORIL (CASCAIS)

segunda-feira, 10 de março de 2014

AO HOMEM DA MINHA VIDA, PARABÉNS E FELICIDADES

No dia do seu 73º. aniversário, no Hotel Pestana. 

Quero homenagear o homem da minha vida e não sei o que hei-de dizer. Ele faz hoje anos. É um jovem de alguma idade, que já tem filhos, netos e que espera um dia não muito longe ter bisnetos. Dizer que é um bom homem, um bom marido, um bom pai, um bom avô são palavras tão usadas que toda a gente conhece. Na vida, tudo o que fez, quer a nível de trabalho quer de hobbies (passatempo), saiu sempre vencedor. Hoje que não tenho inspiração,  por aqui me fico, deixando fotos para recordação.
Palavras para quê? Ele sabe quanto o amo. 

ANTÓNIO CORTEZ -  Cantando na boîte do GRANDE HOTEL, BEIRA, aos 24 anos

Tendo atrás pratos de porcelana pintados por ele


Moçambique, Beira, no seu escritório da Celmoque 
(Fábrica de Condutores Eléctricos), 
onde na altura era chefe de produção. 


BRASIL - SÃO PAULO - 2005 - cantando numa festa de 50º. aniversário de casamento 
do primo Felipe Freitas





Tó - Aos 23 anos, foto tirada em Lourenço Marques quando esteve na tropa.  
Integra-se em grupos desportivos
aqui 1º.da direita da 1ª.fila, provavelmente em 1974

No computador a colocar as fotos em sites de fotografia 

Com a familia quase toda (filhas e netos/netas no Algarve - Junho 2012

Verão 2013 -  Em eventos culturais e em festas familiares quando lhe pedem canta. Quando não lhe pedem... oferece-se para cantar. E quando se leva a vida a cantar, vive-se mais.

Desejo-te meu amor um longa vida com saúde, alegria, felicidade e paz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...