quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

AUSCHWITZ - HISTÓRIA - AUSCHWITZ - CAMPO DE CONCENTRAÇÃO - artigo editado pela 1ª.vez a 03-02-2011


Viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade viva a liberdade 
Viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz viva a paz...


SOBRE A LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ.

Em Birkenau, a 3 quilómetros de AUSCHWITZ - CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO, a sul da Polónia, são um símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo.

II Guerra Mundial – 1939-1945 – a mais cruel guerra Mundial. Hitler, avança, invadindo a Polónia. Imparável, com forças militares poderosas, domina países, onde prende, captura, manda matar por mãos inclementes ou envia para campos de concentração quem lhe desobedece. Campos onde sofreriam barbaramente e depois seriam exterminados. O campo mais famoso de todos os horrores foi: Auschwitz. (na Polónia - Birkenau)


Em 1942 para lá são enviadas as primeiras mulheres. Dão-lhes injecções para as esterilizar.

Foto da wikipédia 

Estima-se que foram exterminados no campo de concentração de Auschwitz UM MILHÃO DE JUDEUS e perto de 19.000 CIGANOS. Estes números ainda estão em debate.

Gente – não só judeus – entre ilustres e simples desconhecidos, de várias nacionalidades, militares de altas patentes, vieram fugidos dos países agora ocupados por Hitler, para França, Espanha, Portugal.

O avanço do nazismo, e com milhares de fugitivos a procurarem abrigo na Europa, há falta de alimentos, de empregos nos países europeus. Os refugiados tentam vistos para embarcarem para diversos países, por barco. Uns milhares de vistos foram concedidos pelo cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes.
Em 27 de janeiro de 1945 os campos foram libertados pelas tropas soviéticas, dia este que é comemorado mundialmente como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto, assim designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas

Celebremos a LIBERTAÇÃO DO CAMPO AUSCHWITZ.


VIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADEVIVAALIBERDADE
VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA A PAZ VIVA 
Portugal, 3 de Fevereiro de 2011 - Reeditado a 25-01-2015

Texto: Celeste Cortez















1 comentário:

  1. Uma data para celebrar. Tenho muitos amigos judeus e neste ano comemoraremos os 70 anos do fim de Auschwitz, graças ao bom Deus. Bela lembrança, Celeste. Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...