quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Comentario ao romance MÃE PRETA, de Celeste Cortez, de Portugal

      Começo de maneira um tanto canhestra para apontar que há escritores, como é o caso de Celeste Cortez que se destacam pelo cuidado e pela delicadeza que despendem no trato da Língua Portuguesa, ensejando poética personalíssima. Neste aspeto, Mãe Preta, romance desta senhora de talento inegável, é exemplo acabado desta mesma delicadeza e deste mesmo cuidado. O romance, que cumula desenvolvimento de trama, circunscrito a experiência vivencial na/da realidade Africana, desenvolve tese bastante discutida, a da maternidade, eu diria, desconhecida, para não dizer equivocada.


         Lendo o romance de Celeste Cortez, lembrei-me de um filme – Imitação da vida - , 1959, dirigido por Douglas Sirk. Arrisco o palpite de que a história é bastante similar. No caso do filme, a questão “racial”, em ambiência norte-americana, trata de maneira peculiar o drama vivido pela moça que quer ascender socialmente e, para isso, tem de “esconder” a mãe, negra. No caso do romance, a meu ver mais instigante, a perspetiva é outra, a referida delicadeza da linguagem romanesca desenvolvida pela autora, revela o drama da menina que vai descobrindo a real origem.

       Claro está que existe um embate entre negros e brancos, desta feita, em terras africanas. Nesta ambiência, uma leitura plausível do romance de Celeste Cortez, é a da recuperação de certa memória “colonial” a desenhar perímetros existenciais novos. Somente este aspeto já seria suficiente para alocar Mãe Preta na galeria de romances que fazem uma releitura da História Portuguesa, abordando nuances da cultura que se desenvolve a partir do 25 de Abril. É bom repetir: esta é uma perspetiva de “leitura”

    O texto de Celeste Cortez faz da delicadeza e do cuidado, caraterísticas mais que pessoais de sua escrita. Só por isso, o que não é pouco, vale a pena a leitura.

                              José Luiz F.S.J. (Brasil) 

NICOLAU - A VIAGEM PELO MUNDO DA FANTASIA

 

                       VIRAM POR AÍ O NICOLAU? 

      O Nicolau, sim, esse, o que foi viajar pelo Mundo... pelo mundo da fantasia. 

       Viajar pelo mundo da fantasia, é preciso. E pode viajar-se lendo, sem sair do lugar. Mas como hoje estamos a falar do Nicolau, vamos aproveitar para AGRADECER, com todas as letras grandes, ao Agrupamento Escolar de Carregal do Sal, onde aconteceu uma coisa maravilhosa ao Nicolau. 

      Já foi há uns tempos, mas que importa? O que é preciso é agradecer, mas agradecer publicamente, assim, onde todos possam saber que, apesar de tanta coisa má que há no coração de algumas pessoas - infelizmente não são poucas -, ainda há e continuará a haver, quem agradeça. 

      A seguir ao agradecimento, o mais fácil é contar o que se passou. Pois... vamos a isso. Tenham calma, vou já contar, utilizando,  com a devida vénia, as palavras que foram escritas pelo próprio agrupamento. Palavras que foram copiadas por mim (abaixo)  para agradecer. Fico tão feliz com o que fizeram. O meu coração transborda de alegria desde que o soube. Os meus olhos encheram-se de umas gotinhas de água que cristalizaram ao canto dos olhos. Por vezes comparo-as a diamantes, é o que são, diamantes de amor que me ofereceram. E como são belos. 

      Agora é a vossa vez de lerem e dizerem: Valeu a pena termos esperado para ler a notícia. SIM, VALEU A PENA PARA TODOS NÓS. Obrigada por estarem aqui. Se gostou, deixe uma mensagem positiva, conforme a sua educação e eu lhe responderei logo que passe por aqui novamente. Mas desde já, obrigada, obrigada, obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa................................. 

A viagem do Nicolau pelo mundo da fantasia

 

Em abril de 2021, a professora bibliotecária apresentou a obra A viagem do Nicolau pelo mundo da fantasia, da autoria de Celeste Cortez, aos alunos da turma C, do 4.º ano, da Escola Básica Nuno Álvares, de Carregal do Sal. Seguidamente, elaborou uma versão reduzida desta obra, tendo as falas sido distribuídas pelos 15 alunos da turma.

Com a professora titular, os alunos treinaram a leitura das falas e recriaram a capa do livro (ilustração). Na biblioteca escolar, procedeu-se à gravação das falas, com recurso à ferramenta Audacity.

Uma assistente operacional procedeu à montagem do podcast, inserindo músicas e sons da natureza.

podcast foi enviado para o concurso "Conta-nos uma história".

MAIS UMA VEZ OS AGRADECIMENTOS DA AUTORA Celeste Cortez

EM BREVE a edição de A VIAGEM DO NICOLAU PELO MUNDO DA APRENDIZAGEM, desta vez bilingue português-inglês, tradução da autora. Ilustrações lindíssimas. Estejas atentos e reservem desde já, pedindo à autora através do email celeste.cortez@hotmail.com. Se tiverem o número de telemóvel dela, confirmem. 

            Agradeço a Deus, aos meus familiares, aos meus amigos e confrades pelo apoio. 
            Bem haja a todos pelo carinho comprando os livros que consegui publicar, dando-me assim  a possibilidade de continuar a publicar.   

 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...