Ao ler este texto escrito pelo Mestre DAVID FERNANDES SILVA, pessoa a quem quero muito bem, não resisti sem o partilhar aqui. Fica a possibilidade de mais pessoas rezarem pelo Santo Padre. As orações não têm de ser, apenas, no dia do aniversário, seja de quem for, mas em qualquer ocasião. Sempre que possível. Celeste Cortez, blogue Letras à Solta - www. celestecortez.blogspot.com
20 h
·
PAPARABÉNS! (Por David Fernandes Silva)
Ainda se sabe pouco do novo Papa (nascido “Robert Francis Prevost”): gentil com todos (já viram o “jeitinho” que tem a pegar nos bebés?!), de sorriso e gargalhada franca e, muitas vezes, a perceber-se que voga em pensamentos introspectivos, que lhe assomam emoções e lágrimas no olhar...
O Papa não é distante, mas percebemos que é ponderado, sereno, a procurar ser 'Pontífice' (aquele que estabelece pontes) e, sobretudo, Compadecido, como Jesus (Mt. 9, 36), algo que lhe deve estar vincado no seu Coração (Ez. 36, 26) de missionário, de agostiniano, inflamado à Verdade (que constitui o símbolo da Ordem, e que também surge no seu brasão...).
Na verdade, este Papa não tem (algum tem?) a vida facilitada...
Não é fácil suceder ao Papa Francisco... Não é fácil ser Papa no mundo actual... Não é fácil, também, por ter nascido norte-americano (apesar de ser quase mais peruano, mas já lá vamos*...)... E, como qualquer Cristão... Não é fácil seguir Cristo!
Curioso, o Papa fazer anos no dia da Festa da Exaltação da Santa Cruz (14.09), que, neste ano jubilar, até calha a um Domingo, Dia do Senhor, Dia da Ressurreição... Como se um Papa (e qualquer Cristão) pudesse esquecer a centralidade, glória e 'loucura' da Cruz!... “Toda a nossa glória está na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo!”
Curioso, também, tantos '14', que é um número peculiar na Bíblia: 'dia' da Páscoa (14 de Nisan) e um número muito 'genealógico' para os hebreus (as genealogias bíblicas - incluindo a de Jesus - seguiam, muitas vezes, esquemas de 14 gerações: 7 x 2 - a perfeição em relação)... *Já agora, o Papa nasceu nos Estados Unidos da América, viveu e sentiu a América do Sul e, pela missão pastoral que desempenhou, veio a naturalizar-se Peruano. Só a título de curiosidade, o Papa tem uma enorme diversidade de antepassados, de todo o mundo e raças, descende de emigrantes europeus, de escravos africanos, de índios, etc., de caribenhos, franceses, italianos, espanhóis, cubanos e, claro, (apesar de, por ser Papa, ter hoje 'nacionalidade vaticana'), também terá origens portuguesas…
Podia lá ser,... o Papa não ter uma parte “Tuguinha”?!,… hom’essa!!! (Andamos, neste momento, a ultimar as confirmações que o seu 7º avô, José Ramos, radicado em Havana, pertencia a uma família portuguesa estabelecida em Cuba no século XVII – Já agora, era abundante a presença portuguesa em Cuba (sécs. XVI-XVIII), com mais de 50 famílias destacadas, sendo, na Ilha, a maior comunidade de emigrantes, que aí se foram radicando por comércio, assistência, atividade militar e até pirataria...)
Bem, isto quer apenas dizer que o Papa compreende, desde logo pela consciência de si, a diversidade do Mundo, a perseguição dos migrantes, dos estrangeiros (até Jesus teve de migrar, forçadamente, à conta de Herodes), dos que são diferentes, minorados, acossados e esquecidos… “Sempre que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mesmo o fizestes.” (Mt. 25, 40)
Bem, deixado o “excurso” da Genealogia… neste Dia em que damos graças a Deus pelo seu Dom de Vida, e em que exaltamos a Cruz, árvore da Ressurreição (e eu a recordar-me dos versos de Santa Teresa “Sê bem-vinda, Cruz querida!”), rezemos por ele, para que Deus o cumule de Bênçãos e o Espírito Santo o guie (e porque não rezar, como em Sexta-feira Santa):
Oremos pelo nosso Santo Padre, o Papa Leão XIV, para que Deus, Nosso Senhor, que o elevou ao episcopado, o conserve e defenda na Sua Igreja para governar o Povo santo de Deus.
Deus Eterno e Omnipotente, que tudo governais com sabedoria, atendei favoravelmente as nossas súplicas e, por Vossa bondade, protegei o Pastor que escolhestes para a Vossa Igreja, a fim de que o Povo Cristão, governado por Vós sob a direção do Sumo Pontífice, progrida sempre na Fé. Por Cristo, Nosso Senhor. Ámen.
Parabéns, Santo Padre!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: