segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

A árvore genealógica da nossa família - Blogger.com https://familiacortezsilvestre.blogspot.com

    

Na 1ª. foto desta página CELESTE ALMEIDA DE CAMPOS, na altura com 15 anos, vestida de Rainha Santa Isabel de Portugal. Só a face é da autora, que veio a casar com António Cortez Silvestre e passou a usar, em atos não oficiais,  o nome de Celeste Cortez Silvestre. 

Mais tarde, como autora de romances, livros infantojuvenis e poesia, bem como académica    de diversas academias de literatura, pediu autorização ao Instituto Português de Actividades Culturais para usar o nome literário de CELESTE CORTEZ.  


Escrever sobre os nossos antepassados é ter respeito por todos os que nos precederam, 
quaisquer que fossem as suas identidades e os seus atos cívicos. Para poder elogiá-los, quer eles tenham sido nobres ou plebeus, ricos ou pobres, moleiros, ferradores ou doutores, terei de os colocar no seu lugar exato. Para repor aquilo a que eles têm direito,  para figurarem no lugar que pelos seus méritos e trabalho mereceram, além de ter de os colocar no lugar a que pertenceram, terei também de me colocar no meu. 

Aqui mencionarei os que conseguir identificar como meus antepassados. Por isso, é com muito respeito que aceitei o desafio de estar ao lado da bloguista, dar-lhe os meus parabéns pelo seu trabalho sobre os nossos antepassados, em:

  Blogger.com https://familiacortezsilvestre.blogspot.com  

   Iniciar e ir até ao final, desde Carlos Magno, passando pela minha geração, pela das minhas filhas, geração de netos e bisnetos.  
 Cristo também tem a sua própria árvore genealógica. Todos tivemos antepassados. Não os ignoremos. Não termos memória é esvaziar o nosso passado. A foto que se segue é um documento oficial do nascimento de Domingos Castanheira da Fonseca, licenciado pela Universidade de Coimbra, nascido em... falecido em.... pai do Dr. Alexandre de Abreu Castanheira, também licenciado e doutorado em Coimbra, que foi Juiz Conselheiro do Tribunal de Contas, sétimo governador do Distrito da Guarda, Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, (seu concelho, por ter nascido em Pinheiro de Papízios). Tinha desempenhado outros cargos antes. Em 1820, servindo Portugal, no reinado de Sua Majestade Sereníssima D- Maria II, no Porto.  Reformou-se como Conselheiro de Estado em 1859. Foi também escritor, tendo publicado o livro "AS ALAGOAS DA SERRA DA ESTRELA", - o que contemplou com os seus próprios olhos ao visitar as Lagoas da Serra da Estrela, antes... antes... de 1830. A publicação do livro foi em 1830. Foi de algum modo colega, como político e escritor, de Almeida Garrett. Não o podendo garantir, sem que encontre provas escritas, viveram na mesma época e na mesma época serviram Portugal, no reinado de Sua Majestade Sereníssima D.Maria II, talvez também no reinado de seu pai, o Rei D.Pedro IV de Portugal (D. Pedro I, imperador do Brasil e, não sei o contacto que teria tido com os filhos de D.Maria II, os infantes e depois Reis D.Pedro V e D. Luis, com o marido D.Fernando I, o Rei artista que fez tanto pelo Castelo de Sintra e mandou edificar, para a sua segunda esposa Duquesa de Ebla, a casa perto do Castelo de Sintra.  
Meu ascendente por parte materna, era descendente do ramo CASTANHEIRA, pelo lado de meu av

Sem termos antepassados não existiríamos. Sem passado não haveria presente e o futuro só é futuro bem alicerçado com as nossas memórias. 
                         

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...