quarta-feira, 31 de março de 2021

POEMA PARA REFLETIR - UM POEMA DE 1967 E O MOMENTO PRESENTE DO COVID19


 

POEMA - DEPOIS DE TUDO  

        Com a devida vénia transcrevo do Blog BOATOS.ORG um artigo 
assinado por Edgar Matsuki, jornalista brasileiro e caçador de falcatruas na internet, sobre um poema que está a correr na internet dando-lhe a autoria do nosso grande poeta FERNANDO PESSOA. 

        Vamos colocar o poema intitulado DEPOIS DE TUDO: (Trecho do livro:"O Encontro Marcado", de Fernando Sabino, p.154) :

       De tudo ficaram três coisas: 
       A certeza de que estamos sempre a começar… 
       A certeza de que é preciso continuar… 
       A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. 
       Por isso devemos: Fazer da interrupção um caminho novo.
       Da queda um passo de dança.
       Do medo uma escada. 
       Do sonho uma ponte. 
       Da procura um encontro. 

                                                Fernando Sabino ..."

Aqui fica a mensagem do autor Edgar Matsuki: A mensagem está circulando com muita força na internet e chamou à atenção. Mas será mesmo que o tal poema (muito bom, por sinal) foi escrito pelo escritor português Fernando Pessoa? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês. Quando nos deparamos com o texto, fizemos o que sempre deve ter feito em termos de textos que brotam em “redes sociais”: resolvemos buscar pela autoria para confirmar a autoria. Fizemos isso porque volta e meia aparece um texto do tipo na internet (Luís Fernando Veríssimo que o diga). E bastou apenas fazer uma busca para chegarmos à verdade. O que há é um “erro nos Fernandos”. 

Na realidade, o texto é do escritor brasileiro Fernando Sabino. O trecho em questão está no livro “O Encontro Marcado”, mais exatamente na página 154 (a única diferença nos textos em questão é a colocação de vírgulas). 

Vale dizer que, por muito tempo, a citação foi feita corretamente em redes sociais (como é possível ver na publicação do amigo Michel Francisco, que tem essa agência de marketing) e não sabemos em qual momento o “Fernando” deixou de ser “Sabino” e virou “Pessoa”.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Pessoa escreveu um texto chamado “Depois de tudo” que começa com a frase “De tudo, ficaram três coisas” é falsa. O verdadeiro autor é o escrito brasileiro Fernando Sabino."  (fecho de transcrição). 

O poema presta-se na perfeição para interpretar o tempo presente, em que a humanidade está desde o ano 2020 até hoje, meio de 2021, e tudo indica continuar,   com um terrível problema de saúde, que virou pandemia, que o mundo ainda não conseguiu debelar. Refiro-me ao Covid19, Coronavirus.

Que cada um de nós faça uma reflexão sobre as palavras e o sentido do poema. Quanto ao seu autor, sou de opinião que se deve dar "o seu a seu dono". Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus. Então, se o poema é do escritor Fernando Sabino, o outro, o grande poeta Fernando Pessoa passa bem sem ele. Tem tantos e tão bons! 

Fernando Sabino nasceu em Belo Horizonte em 1923, faleceu em Rio de Janeiro em 2004. Algumas obras do escritor Fernando Sabino:

  • O Menino no Espelho (1982, adotado em várias escolas do país)
  • A Faca de Dois Gumes (1985)
  • A Mulher do Vizinho (1988)
  • O Bom Ladrão (1991)
  • Zélia uma Paixão (1991)
  • A Nudez da Verdade (1994)
  • Com a Graça de Deus (1994)

Celeste Cortez (de Portugal) autora de romances, poesia, crónicas, literatura infantojuvenil.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...