quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

CANTICOS DE NATAL

 

Litania do Natal, José Régio


A noite fora longa, escura, fria. 
Ai noites de Natal que dáveis luz, 
Que sombra dessa luz nos alumia? 
Vim a mim dum mau sono, e disse: «Meu Jesus...» 
Sem bem saber, sequer, porque o dizia. 

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!» 

Na cama em que jazia, 
De joelhos me pus 
E as mãos erguia. 
Comigo repetia: «Meu Jesus...» 
Que então me recordei do santo dia. 

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!» 

Ai dias de Natal a transbordar de luz, 
Onde a vossa alegria? 
Todo o dia eu gemia: «Meu Jesus...» 
E a tarde descaiu, lenta e sombria. 

E o Anjo do Senhor: «Ave, Maria!» 

De novo a noite, longa, escura, fria, 
Sobre a terra caiu, como um capuz 
Que a engolia. 
Deitando-me de novo, eu disse: «Meu Jesus...» 
E assim, mais uma vez, Jesus nascia. 

José Régio, in 'Antologia Poética' 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...