sexta-feira, 15 de maio de 2020

O BOSQUE - Um ensinamento para refletir - Carlos Brandão de Almeida


O bosque
N
um churrasco em que participei, ali para as bandas de Alcobaça, a convite de uma gentil amiga,  tive oportunidade de conversar com o feitor da sua propriedade. Homem ponderado, olhos nos olhos, conhecedor profundo de todos os segredos que a terra guarda.
A minha profunda ignorância sobre matérias agrícolas levou-me, para alimentar o diálogo, a fazer comentários pacóvios de crítica às pessoas que se desleixavam na rega das plantas dos seus jardins. O meu interlocutor riu-se e esclareceu-me que nem sempre as plantas pedem água. E, a propósito, contou-me uma história que confessou não saber se era verídica ou forjada. Ei-la:
Havia um médico que vivia numa casa rodeada por um enorme terreno. O clinico, nos seus momentos de ócio, gostava de tratar da sua gleba. Nela plantou uma enorme quantidade de árvores das mais variadas espécies.

Uma vizinha sua que admirava a dedicação do médico pelo seu torrão, estranhou, no entanto, que ele raramente regasse o sequioso arvoredo. Pensou então que o vizinho, poderia até ser um bom esculápio, mas não era, de certeza, um abalizado agricultor. E, na realidade, as pobres das árvores demoravam muito tempo a medrar.
Um dia, a senhora ganhou coragem e perguntou ao vizinho se não receava que as árvores morressem de sede.
Respondeu-lhe o doutor, com ar sapiente, que se as regasse as raízes acomodar-se-iam na superfície, sempre esperando a água fácil vinda de cima. Assim, como ele as não regava, as árvores demoravam realmente mais tempo a crescer, mas, por outro lado, as suas raízes infiltrar-se-iam mais profundamente na terra em busca de água e nutrientes.
Assim, segundo a sua teoria, as árvores ganhariam raízes mais fundas e seriam mais resistentes às intempéries.
A vizinha ficou ciente da explicação mas duvidou dos argumentos do clínico.
Passaram alguns anos e, entretanto, a senhora foi morar para casa da filha que ficava longe da sua antiga residência. Nunca mais encontrou o seu anterior vizinho.
Um dia, a senhora, de passeio com os netos, passou pela rua onde anteriormente vivera e espantou-se ao ver um bosque que ali não existia antes. Aproximou-se e constatou que a mata se situava no terreno do médico. O arvoredo estava pujante e constituía já um bonito parque. Lembrou-se ainda que, há uns meses atrás, ocorreu um tremendo vendaval que tinha derrubado enorme número de árvores naquela zona. Aquelas, porém, tinham resistido à tempestade.
Afinal o seu vizinho tivera razão: as dificuldades que aquelas árvores tiveram ao serem privadas de água pareciam tê-las tornado mais fortes e resistentes.
REFLEXÃO
Esta história, real ou ficcionada, pode conter um ensinamento que nos convida a cogitar. Qual ensinamento, questionamos? Tentemos aplicá-lo aos pais que sempre desejam aplanar, ao máximo, o caminho dos seus filhos, na tentativa de suprimir as dificuldades e agressões deste mundo e tornando-lhes a vida o mais fácil possível. Mas, ao eliminarem-lhes os obstáculos, aniquilam também o poder da sua reação e a criatividade para ultrapassarem os problemas emergidos.
Será bom para eles superprotegê-los dos entraves que, mais tarde, poderão atingi-los, sem que eles estejam preparados para lhes resistir? Ou será mais prudente apetrechá-los com raízes mais fortes e profundas para, quando as adversidades sobrevierem, a elas resistirem bravamente, ao invés de serem subjugados e varridos para longe?
Boa tese, para meditação!Carlos Brandão de Almeida

2019-05-29

2 comentários:

  1. Uma bela historia e um grande ensinamento.

    ResponderEliminar
  2. Certo que é uma grande história e um grande ensinamento. O autor, muito culto e pessoa de bem, consegue, em todas as histórias que escreve, deixar aos seus leitores, ensinamentos úteis à vida e com moralidade.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...