MANDELA, ex-presidente da África do Sul |
PALAVRAS DE MANDELA (que copiei da wikipédia):
"Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer".
"Para odiar é preciso aprender. Se podem aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar."
-------------------------------------------------------------------------
Mandela era um jovem impetuoso quando foi para a prisão. Fez coisas boas e más como é natural na raça humana. Vinte e oito anos depois, percorre caminhos apelando à paz.
Mandela e De Klerk, em 1993, recebendo o Prémio Nobel da Paz |
Em 1993, Mandela e De Klerk, recebem o Nobel da Paz pelas suas lutas políticas em prol da paz, na África do Sul. Ao recebê-lo Mandela disse: "O valor deste prémio que dividimos, será e deve ser medido pela alegre paz que triunfamos, porque a humanidade comum que une negros e brancos em uma só raça humana, teria dito a cada um de nós que devemos viver como as crianças do paraíso".
Na transição para a democracia multirracial, o governo de Mandela criou a Comissão da Verdade e Reconciliação - encarregada de apurar - MAS NÃO PUNIR - os factos ocorridos durante o apartheid. Assegurou também um futuro no país à minoria branca.
Como ouvimos na reportagem de hoje na R.T.P. e RTP2, nas palavras do ex líder sul-africano De Klerk: Mandela será homenageado para sempre na África do Sul.
Ass.Celeste Cortez
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here: