quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DESAPARECEU MAIS UM HERÓI BOMBEIRO

Homenagem ao jovem bombeiro pertencente à Corporação dos Bombeiros de CARREGAL DO SAL, que faleceu a 3 de Setembro quando estava a despontar a primeira claridade da madrugada, vítima de queimaduras no incêndio da Serra do Caramulo. O Bernardo esteve internado no Hospital da Prelada, no Porto, em estado grave,  desde 29 de Agosto. O seu funeral está a realizar-se, em Carregal do Sal a estas horas.
 
O Bernardo tinha apenas 19 anos, idade em que se sonha com o futuro, idade em que se quer estar com amigos e amigas, se anda pelos cafés da terra, idade em que se pensa em passear. Ele poderia ter ido com amigos dar um mergulho no Rio Dão, ou ter optado por ir passear até à Barragem da Aguieira, ou fazer outra escolha. Mas o Bernardo escolhera inscrever-se  nos Bombeiros, como voluntário. Ele sabia que iria dar a sua vida por uma vida, lema dos bombeiros.
 
Ele tinha o direito de voltar, mas o vento ateou o inferno das chamas que o viriam a vitimar, fogo aparentemente provocado por outros jovens quase da sua idade. Não há explicação para este paradoxo: um jovem que dá a vida pela vida dos outros, outro jovem (ou jovens), que por ira, por raiva, por vingança, ou sabe-se lá com que intenção,  provocam fogos.
 
O Bernardo não foi o primeiro a perecer.Este ano (leiam-se as homenagens nas folhas abaixo), foram seis os bombeiros que faleceram por causa das malditas chamas.
 
Que estes terríveis incidentes não afastem a inscrição de jovens e menos jovens nos Bombeiros Voluntários. Sem eles será quase impossível combater as chamas,já que a maioria dos bombeiros não são do quadro,mas voluntários que abnegadamente expõem as suas vidas esquecendo os prazeres da vida, deixando preocupadas as suas famílias enquanto estão engajados na luta, para salvar o património nacional.
 
Para as mães enlutadas, uma flor "lágrima de mãe"
À sua família, à família dos bravos voluntários dos Bombeiros de Carregal do Sal, a todos os Bombeiros Voluntários do país, a todos os Carregalenses ou residentes, os nossos mais profundos sentimentos de pesar.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...