sábado, 7 de abril de 2012

PÁSCOA - comemoração e tradições

Comemoração - A PÁSCOA
        A Páscoa está ligada ao renascimento de Jesus Cristo, tanto em Portugal como nos países católicos, e representa a vida, a ressurreição de Cristo.
          Os judeus também comemoram a Páscoa, mas o significado é diferente. Para eles a Páscoa representa a fuga do Egipto para a Terra Prometida.

Tradições:    Em Portugal, nas terras da Beira Alta de onde sou natural,  as madrinhas e os padrinhos - aqueles que levaram a criança à pia baptismal - davam aos seus afilhados, segundo a tradição, o folar e as amêndoas, quando estes, às vezes com quanta timidez e envergonhados, lhes pediam "a sua benção minha madrinha", " a sua benção meu padrinho". 
          O folar poderia ser um bolo de massa doce. Em diversas terras, esse bolo levava canela, erva-doce e ovos cozidos, estes cozidos com casca de cebola para ficarem mais dourados. Os ovos eram postos ao cimo do bolo, com umas tiras da massa, para encobrir apenas meia parte. Davam também um pacotinho de amendoas. Noutros tempos não havia amendoas tão coloridas como agora, eram normalmente cobertas de açucar branco, cor de rosa ou azul clarinho.
          Por vezes os padrinhos acrescentavam, ou acrescentarão ainda, alguma prenda: roupa ou brinquedo. Sei que havia diferenças em algumas terras: os afilhados é que levavam amendoas para ofertar aos padrinhos, pedindo-lhes "a sua benção" e em troca recebiam o seu folar atrás referido.
Ovos da Páscoa, interior de chocolate,
embrulhados em papel colorido
Nem sempre foi hábito em Portugal haver coelho da Páscoa, pelo menos nos tempos mais antigos. Este coelhinho é feito em chocolate branco ou chocolate castanho, em formato de coelho evidentemente, embrulhado em papel prateado de cores variadas.  

Pratos típicos para a mesa da Páscoa 
          Os principais pratos típicos são cabrito e borrego,  assado, mas também varia de região para região. 

Doces para a mesa da Páscoa:  Antigamente havia sempre na mesa um pão de ló, arroz doce, uma ou outra guloseima e não faltavam as tradicionais amêndoas.  Hoje também estão a entrar na tradição os ovinhos de chocolate, recheados com o miolo da amêndoa. 

Não deixe o blogue sem ter lido os versinhos da "Páscoa na minha aldeia" e "O conto da Páscoa", noutras páginas deste blogue.

O visitante que queira adicionar as suas recordações no lugar destinado aos "COMENTÁRIOS", poderá, querendo, deixar também o seu nome e endereço, para o ano acrescentarei todas as tradições recordadas (por mim e por vós), ficando as vossas assinaladas neste blogue com o vosso nome.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...