domingo, 27 de novembro de 2011

ILEGALIDADES - ATENÇÃO



Não prevarique: é triste ser privado de liberdade ou pagar por negligência. 
 
FEIRAS: Se comprar roupas, malas ou sapatos de certas marcas, em feiras, certifique-se que essas marcas podem ali ser vendidas. O mais provável é que não. Assim sendo, está-se a pactuar com uma ilegalidade, punível tanto para quem vende como para quem compra. Compras desta natureza, é CRIME, pela lei., por isso sujeito a coimas por conivência. 
Ao viajar de carro em qualquer estrada, pode o seu carro ser mandado parar por uma força policial, mais propriamente pela GNR-BT (Guarda Nacional Republicana-Brigada de Trânsito), e fiscalizarem as suas roupas e os seus pertences. Se houver senhoras no carro, só uma mulher polícia poderá interferir com a fiscalização de roupas e dos pertences das mesmas. Marcas mais sujeitas a fiscalização: bolsas Gucci, óculos Channel, roupas Nike, Gant, Louis Vuitton, etc.


CD'S PIRATA: A GNR-BT, nos auto-stops, também poderá fiscalizar os CD's pirata que estejam nos carros. Os CD's terão de ser originais, ou pelo menos possuir o original que deu origem à cópia, porque é permitido efectuar uma cópia de segurança.
Segundo informações, a viatura onde sejam apreendidos CD's pirata,  pode ser apreendida e o seu proprietário sujeito às respectivas sanções.






terça-feira, 22 de novembro de 2011

EM TEMPOS DE CRISE... abdiquemos de regalias, digo eu.

Com a devida vénia transcrevo a carta que me foi enviada e anda a circular pela net. Como sabem gosto de ilustrar as notícias, mas não encontrei fotos do artigo. Por falta delas, publico fotos destes pavões convencidos.  As fotos até estão bem. Eles sabiam que estavam a posar para a posteridade.Gostam?
 
Carta da Marisa Moura à Administração da Carris

Exmos.(?) Senhores (?),
José Manuel Silva Rodrigues,
Fernando Jorge Moreira da Silva,
Maria Isabel Antunes,
Joaquim José Zeferino
e Maria Adelina Rocha,

Chamo-me Marisa Sofia Duarte Moura e sou a contribuinte nº 215860101 da República Portuguesa. Venho por este meio colocar-vos, a cada um de vós, algumas perguntas:Chamo-me Marisa Sofia Duarte Moura e sou a contribuinte nº 215860101 da República Portuguesa. Venho por este meio colocar-vos, a cada um de vós, algumas perguntas:

Um pavão convencido! Se lhe cortarem as asas fica quase despido
Sabia que o aumento do seu vencimento e dos seus colegas, num total extra de 32 mil euros, fixado pela comissão de vencimentos numa altura em que a empresa apresenta prejuízos de 42,3 milhões e um buraco de 776,6 milhões de euros, representa um crime previsto na lei sob a figura de gestão danosa?
Terá o senhor(a) a mínima noção de que há mais de 600 mil pessoas desempregadas em Portugal neste momento por causa de gente como o senhor(a) que, sem qualquer moral, se pavoneia num dos automóveis de luxo que neste momento custam 4.500 euros por mês a todos os contribuintes?
A dívida do País está acima dos 150 mil milhões de euros, o que significa que eu estou endividada em 15 mil euros. Paguei em impostos no ano passado 10 mil euros. Não chega nem para a minha parte da dívida colectiva. E com pessoas como o senhor(a) a esbanjar desta forma o meu dinheiro, os impostos dos contribuintes não vão chegar nunca para pagar o que realmente devem pagar: o bem-estar colectivo.
Mais um pavão convencido. Se lhe cortarem as asas, ficam despidos. 
A sua cara está publicada no site da empresa. Todos os portugueses sabem, portanto, quem é. Hoje, quando parar num semáforo vermelho, conseguirá enfentar o olhar do condutor ao lado estando o senhor(a) ao volante de uma viatura paga com dinheiro que a sua empresa não tem e que é paga às custas da fome de milhares de pessoas, velhos, adultos, jovens e crianças?
Para o senhor auferir do seu vencimento, agora aumentado ilegalmente, e demais regalias, há 900 mil pessoas a trabalhar (inclusive em empresas estatais como a "sua") sem sequer terem direito a Baixa se ficarem doentes, porque trabalham a recibos verdes. Alguma vez pensou nisso? Acha genuinamente que o trabalho que desempenha tem de ser tamanhamente bem remunerado ao ponto de se sobrepôr às mais elementares necessidades de outros seres humanos?
Despeço-me sem grande consideração, mas com alguma pena da sua pessoa e com esperança que consiga reactivar alguns genes da espécie humana que terá com certeza perdido algures no decorrer da sua vida.
Marisa Moura
» Notícia que originou este meu mail em

domingo, 20 de novembro de 2011

TO OUR GRANDSON ROBERTO - ON HIS 16TH.BIRTHDAY

Our dearest Rob,

We hope you have a special day, filled with love and hapiness.

Hapiness is a way to travel through life to find success, health and wealth.

To be happy you should be grateful to God, to your parents and to life. Gratitude is one of the swetest shortcuts do find peace of mind and happiness inside of you.
You should be very determined to be always happy and cheerful. Be happy, have determination to study and to work. 
Our best wishes to you from vovó Celeste e vovô Tó

 



 

 
        



  

domingo, 13 de novembro de 2011

A SANTA CEIA de LEONARDO DA VINCI

A ÚLTIMA CEIA ou a SANTA CEIA

A Santa Ceia ou a Última Ceia de Jesus com os seus Apóstolos talvez seja das pinturas mais universalmente conhecidas. É uma obra magistral do grande Mestre Leonardo Da Vinci que levou mais de três anos a concluir.
Conta-se – provavelmente será uma lenda clássica – que o artista teve bastante dificuldade em arranjar os modelos humanos que representassem Jesus e Judas, pois o grau de exigência plástica em relação a estas figuras era muito elevado. Uma representava o Bem: a imagem de Jesus. A outra o Mal, na figura de Judas, o falso amigo que, por trinta dinheiros, traiu Jesus durante a ceia.Certo dia, quando Da Vinci assistia à actuação de um grupo coral viu num dos jovens coralistas a imagem perfeita de Cristo.Convidou-o para o seu atelier e reproduziu os seus traços para a tela.Faltava agora encontrar o protótipo ideal de Judas. Nesse embaraço, teve que interromper, durante largo tempo, o trabalho até descobrir o figurante que idealizara.Depois de muito procurar, o pintor deparou com um mendigo, prematuramente envelhecido, bêbado, esfarrapado, de miserável aspecto, cabelo longo e emaranhado e com uma expressão de maldade.
Cogitando estar na presença do padrão da figura de Judas que há muito procurava, convidou-o para o seu atelier, prometendo-lhe comer e algumas roupas.
Da Vinci copiou então as linhas da impiedade, do egoísmo, do mau carácter, tão bem expressas na face do repelente miserável.
Quando terminou a obra, o indigente – já um pouco refeito da bebedeira – olhou para a pintura e disse, numa mistura de assombro e mágoa:
- Eu já vi esse quadro antes!
- Quando, se só agora o terminei? Perguntou, surpreso, Da Vinci.
- Foi talvez há uns três anos atrás, antes de eu perder tudo o que possuía, numa época em que tinha uma vida cheia de sonhos. O pintor viu-me num coro e convidou-me para posar como modelo da figura de Jesus. Essa que aí está pintada.

MORAL DA HISTÓRIA
O Bem e o Mal têm a mesma raiz, tudo depende somente da época em que cruzam o caminho de cada ser humano.

Carlos Brandão de Almeida

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

S. MARTINHO - 11 DE NOVEMBRO

S. MARTINHO, é a 11 de Novembro.

Ditados populares, alusivos à data:

No dia de S. Martinho, vá à adega e prove o vinho. O vinho que se faz, por norma, no mês de Setembro, está nesta altura capaz de ser bebido, passado o seu tempo de fermentação e descanso.

Por hábito - apesar de ser outono - aparecem os dias solarengos, pelo que se diz "verão de S. Martinho".
 Mais um ditado popular: Dia de S. Martinho, um dia mais um bocadinho. As festas populares que se faziam ao S. Martinho, eram favorecidas frequentemente pelos dias que não eram tão chuvosos, tão escuros, razão para estes ditados populares. 

Em Portugal, associamos ao dia de S. Martinho, as castanhas. As castanhas e a jeropiga,  (vinho doce)uma bebida alcoólica tradicional de Portugal, preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação. Comerem-se as castanhas e beber-se água-pé  (vinho com mais teor de água do que o normal) também faz parte da tradição. Um belo pretexto para se juntarem os amigos para um são convívio.
Nas aldeias em tempos idos, os jovens saltavam as fogueiras. Fi-lo algumas vezes. Haverá lugares onde a tradição ainda é o que era.
Vá, asse umas castanhas ou pode cozê-las, se preferir. Também pode sair à rua e comprar castanhas dos vendedores. Festeje o seu S. Martinho.  Se vive só, não deixe de festejar. Olhe para o espelho e sorria. O seu perfil refletido no espelho é do seu melhor amigo. Só um conselho: não beba muito. Seja sobrio. Mas não deixe de comer castanhas, comidas com peso e medida, fazem bem à saúde. Aqui fica algo da sua composição:
- Têm calorias, hidratos de carbono, porteínas, vitaminas A e B1 (tiamina). E têm fósforo, potássio, sódio, cálcio e ferro.
- É um alimento especial para os enfermos do fígado e dos rins, e é boa para quem amamenta. A castanha deve ser comida em conjunto com alguma fruta suculenta, que sirva de laxante, porque a castanha é adstringente. Acrescento o nome de frutas laxantes: pera e kiwi.
FELIZ NOITE DE S. MARTINHO, deseja Celeste Cortez

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

CARREGALÍADAS - autor Hermínio Cunha Marques. Prefácio de Celeste Cortez


O autor Hermínio Cunha Marques,
 Vice-Pres.da Câmara-Vereador da Cultura Dr. Luis Fidalgo,
Presidente da Câmara Atílio dos Santos Nunes,
Celeste Cortez (prefaciante do livro Carregalíadas)
 Presidente da Assembleia Municipal Dr. Saraiva 
          CARREGALIADAS, um livro magistral, onde o seu autor, Hermínio Cunha Marques, numa panorâmica geral sobre o seu concelho, nos descreve em dez capítulos, em oitavas em género épico, personalidades que nele se distinguiram: pelo seu humanismo, nas artes, nas ciências, no campo militar, no teatro, na escultura, na arte musical.
Em rimas poéticas, desvenda as lendas do concelho, os padres que o concelho serviram, a escola antiga e seus velhos professores do século XIX e XX, as suas freguesias, aldeias e o seu património cultural, recreativo e histórico. Não deixa no esquecimento todos os Presidentes da Câmara desde a criação do concelho até aos dias de hoje.
Em termos poéticos empolgantes, evoca velhas tradições, num manancial de recordações desde os seus tempos escolares aos anos sessenta: dos jogos antigos aos bailes e festas, relembrando as quadras de cariz religioso de Ano Novo, Ramos, Páscoa, Santos Populares, São Martinho, Natal. No epílogo, aborda a futura Lei de Revisão das Autarquias, em perspectiva.
          Este concelho tem já uma relíquia escrita pelo mesmo autor: um livro de poemas de seiscentas estrofes, também em género épico, que abarca as suas raízes, os seus antepassados, a vida e gesto heróico de Aristides de Sousa Mendes, a que vem juntar-se CARREGALÍADAS, porque Hermínio da Cunha Marques nasceu poeta. Conta meu marido, seu colega de escola, que naquele tempo já ele tirava do bolso do casaco “papelitos” - como se diz com doçura nas nossas terras beirãs - de onde saiam versos de rara sensibilidade de inspiração poética, que algumas vezes musicava, provavelmente muito antes de saber que eram poemas e, sem sequer ter aprendido notas musicais.

Celeste Cortez no Centro Cultural de Carregal do Sal,
proferindo o seu discurso no lançamento
 do livro Carregalíades (6-11-2011)
Com dedicação e empenho, cultivou pelos anos fora estas artes a que outras actividades se foram juntando: jornalismo, investigação histórica, estudos etnográficos, autor de peças de teatro, programas radiofónicos, crónicas, reportagem. É detentor de vários prémios em jogos florais, recebeu louvores e foi condecorado pelo Município com a medalha de Prata de Mérito Cultural. Não recebeu a medalha de Ouro! Não admira, Hermínio da Cunha Marques não é político e Portugal, desde sempre, tardou em louvar aqueles que se distinguem pelos seus méritos, ou, se os louvou, salvo raras exceções, foi a título póstumo.
          Tem sido uma vida de imperecível amor e dedicação em prol dos valores culturais, patrimoniais, sociais e cívicos, uma vida ao serviço da promoção do seu – e meu – rincão natal: Carregal do Sal.
Graças ao seu trabalho de grande mérito, o concelho é possuidor de jóias raras da literatura, quiçá o maior legado para a História: das suas gentes, das suas tradições, das descrições dos seus achados históricos, das suas instituições.
          A sua obra é vasta, tanto em prosa como em verso. Pena que essa obra, tão intensa e tão profunda, tão cheia de sabedoria, tenha ficado como que fechada dentro das paredes das lindas terras beirãs, há excepção da que “viaja” pela mão de alguns dos nossos emigrantes por esse mundo fora.
Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher:
Celeste Cortez homenageando D.Júlia Cunha Marques,
esposa do autor Hermínio Cunha Marques
Merecia mais este homem, a sua obra deveria ter sido mais difundida e, Portugal e o Mundo, teriam ficado mais ricos. Mas, como disse o Professor Doutor Sousa Lara na tomada de posse de Hermínio da Cunha Marques como académico da Ala – Academia de Letras e Artes “as memórias nacionais fazem-se da pequena história. Se não houver um historiador local, um geógrafo, um artista, que projecte a sua própria terra, acaba por se desertificar o país”. E prossegue o Professor Doutor Sousa Lara: “Deve ser reconhecido o mérito do Sr. Cunha Marques como expoente de uma cultura local, pelo seu contributo para a historiografia, para o conhecimento daquilo que é a história em termos nacionais.” Orgulho-me de ter proposto para a ALA - Academia de Letras e Artes, o meu conterrâneo Hermínio da Cunha Marques. Todavia ele foi aceite por mérito próprio, pelo seu currículo extraordinário, pela sua extensa e brilhante obra, não por ter sido sua patrona, porque a ALA – Academia de Letras e Artes, não o teria aceite se assim não fosse.
          Se é importante relembrar histórias do nosso passado, Hermínio Cunha Marques não no-las deixa esquecer. Viajemos com ele na leitura de “CARREGALÍADAS” e posso assegurar-vos que ficaremos apaixonados por personagens que não foram de romance de ficção, mas verdadeiros, gente que se distinguiu pelos seus feitos heroícos, pela sua sabedoria, pela sua bravura, pelo seu abnegado esforço, pela sua dedicação a causas nobres, pelo seu amor a este Carregal do Sal – no coração da Beira. Tenho a certeza que as personagens aqui descritas por Hermínio da Cunha Marques, povoarão o nosso intelecto, por elas nutriremos a maior admiração, ficarão connosco para sempre.

Celeste Almeida de Campos Cortez-Silvestre  (nome literário : Celeste Cortez).















terça-feira, 8 de novembro de 2011

Mãe Preta - Ecos

Do blogue:  Moçambique para todos: "MÃE PRETA", de Celeste Cortez
15 out. 2011 ... E começa assim: I Moçambique — Chimoio, Vila Pery: Apesar da dor que sentia
no peito, que mal me deixava respirar, não poderia parar.

macua.blogs.com/moambique.../mãe-preta-de-celeste-cortez.html - Em cache - SemelhanteApresentação do Livro "Mãe Preta" de Celeste Cortez

Romance "Mãe Preta" de Celeste Cortez
A escritora, poetisa e académica Celeste Cortez vai publicar mais um dos ...

Celeste Cortez lançou o romance MÃE PRETA na Fundação Lapa ...
23 out. 2011 ... Celeste Cortez lançou o romance MÃE PRETA na Fundação Lapa do Lobo.
Imagem 002.jpg. Sexta-feira, 21 de Outubro, à noite, o auditório ...

www.faroldanossaterra.net/celeste-cortez-lancou-o-romance-mae-preta-na-fundacao-lapa-do-lobo/ - Em cache - Semelhante... e Vento Kultural: Lançamento do Livro "Mãe Preta" de Celeste ...

24 out. 2011 ... Celeste Cortez vem por este meio convidar V/Exa para o lançamento do Livro "
Mãe Preta" de Celeste Cortez, no dia 27 de Outubro às 19h30 ...

eventokultural.blogspot.com/.../lancamento-do-livro-mae-preta-de.html - Lançamento do romance “Mãe Preta” no Auditório Maria José ...

19 out. 2011 ... A Fundação Lapa do Lobo acolhe o lançamento do romance “Mãe Preta” da

autoria da escritora carregalense Celeste Cortez, no dia 21 de ...

pedrobritofotografia.wordpress.com/.../lancamento-do-romance-“mae-preta”-no-auditorio-maria-jose-cunha/ - Letras à solta: ROMANCE MÃE PRETA PUBLICADO ONTEM - 01-10-2011

2 out. 2011 ... com brilho nas letras Mãe Preta e Celeste Cortez..........; com separador ......

...................................................... ; ...
celestecortez.blogspot.com/2011/10/ontem-01-10-2011.html - Em cache - SemelhanteConvite Apresentação do Romance "Mãe Preta" de Celeste Cortez

www.slideshare.net/slideshow/embed_code/9720830 - Em cache - SemelhanteApresentação do Romance "Mãe Preta" de Celeste Cortez - Kulone ...

21 out. 2011 ... Apresentação do Romance 'Mãe Preta' de Celeste Cortez - Kulone Portugal.

www.kulone.com/.../2692313-Apresentação-do-Romance-Mãe-Preta-de-Celeste-Cortez - Em cache - SemelhanteCEMD - Celeste Cortez

Nota Biográfica Celeste Almeida de Campos Cortez Silvestre, natural de ... o
Romance "O meu Pecado" em 2007 e tem o Romance "Mãe Preta" no prelo. ...
cemd.orgfree.com/crbst_85.html - Em cache - SemelhanteLinks PatrocinadosCeleste Cortez

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MAGUSTO NO COLÉGIO LUSO-FRANCêS DO PORTO,6-11-2011

Copiei e guardei este artigo,  para publicar mais próximo da data do Magusto referido. ESPERO QUE RESULTE. E BOM APETITE VOS DESEJA A Celeste Cortez:

A Associação de Apoio às Obras Sociais das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora realizará um Convívio/Magusto pelas 14 horas no dia 6 de Novembro (Domingo), no Colégio Luso-Francês no Porto, com o seguinte programa:
14:00 - Recepção
15:00 - Eucaristia
16:00 - Convívio
Estão convidados todos os sócios, seus familiares e todos os amigos da Associação para que possamos passar uma tarde extremamente agradável cheia de convívio e alegria.
A Irmã Adelaide providenciará as castanhas e os associados que
quiserem colaborar, poderão levar sumos, bolos, salgadinhos, etc.Ficaríamos muito gratos se pudessem transmitir este convite aos restantes sócios e amigos que conheçam e que possam não ter e-mail disponível.
Gostaríamos de poder contar com uma larga participação para que o convívio possa ser um sucesso de companheirismo e amizade com um objectivo comum: ajudar aqueles que mais necessitam.
Com as melhores saudações, ficaremos a aguardar a confirmação da V/presença.
Um abraço de amizade, Pela Direcção da Associação, Miguel Sousa Neves - 21 de Outubro de 2011
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...