Declaração da Independência dos Estados Unidos da América |
O Dia da Independência dos Estados Unidos (em inglês: Independence Day of The Fourth of July), pela Declaração de Independência em 1776, celebra-se a 4 de julho nos Estados Unidos.
É o feriado mais festejado e tem forte influência no país americano, sendo considerado o dia Nacional dos Estados Unidos.
Na verdade, segundo reza a História, a separação legal das colónias do Reino Unido da Grã Bretanha (Inglaterra) ocorreu a 2 de Julho de 1776, quando o Segundo Congresso Continental aprovou a declaração da independência proposta por Richard Henry Lee, (do Estado da Virgínia). A partir daí o Congresso elaborou, debateu, revisou a DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA, que foi aprovada no dia 4 de Julho.
Parece-nos muito importante transcrever aqui, retirada com a devida vénia da wikipédia, uma carta que John Adams, que veio a ser o 2º. Presidente dos Estados Unidos da América, de 4 de Março de 1797 a 3 de Março de 1801, escreveu a sua esposa de seu nome ABIGAIL:
..." o 2º. dia de Julho de 1776 será o mais memorável da história da América. Acredito que será celebrado nas gerações vindouras como o maior festival comemorativa. Esta data será celebrada como o dia da libertação através dos atos seles de devoção a Deus Todo-Poderoso. Deverá ser solenizada com pompa e paradas, com demonstrações, jogos, salvas, sinos, fogareiros e fogos, de um lado a outro deste continente, de agora para sempre"...
Sabemos que se equivocou por pouco. O dia nacional é celebrado a 4 de julho.
Estudiosos têm debatido sobre a publicação da Declaração de Independência, apesar de Thomas Jefferson (3º.Presidente, John Adams (2º.Presidente e Benjamin Fraklin terem escrito posteriormente sobre a data original. A maioria dos historiadores concluem e aceita que a Declaração teria sido assinada cerca de um mês após a sua aprovação, em 2 de agosto de 1776, e não em 4 de julho como comumente é acreditado. Mas que interessa?