sexta-feira, 20 de novembro de 2015

POETA - JOÃO COELHO DOS SANTOS

O meu amigo poeta JOÃO COELHO DOS SANTOS, lança hoje o seu 41º. livro. Este tem curiosidades muito interessantes, O João deu-se ao trabalho de pesquisar, escrever e publicar o texto que abaixo transcrevo. Parabéns João Coelho dos Santos, pela dinâmica, pela maravilhosa poesia, por ser quem é e ser meu amigo. Votos de que este livro que hoje vem para as mãos de muitos leitores, seja mais um até chegar ao cento ou aos centos. Muito sucesso hoje e sempre, prezado amigo e confrade, a quem tive a honra de propor para a Academia de Letras e Artes 
Almeida Garrett - 1799/1854 (55 anos) - João Leitão da Silva, depois: João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett. É um nome por si inventado; foi buscar Almeida ao apelido da mãe e Garrett à avó paterna – D. Antónia Margarida - cujo pai, Bernardo Garrett, foi capitão da marinha de ascendência irlandesa). Passou a usar o apelido quase no final da sua vida e foi com ele que ficou eternizado. Nasceu no Porto em 1799, ou seja, 600 anos depois da primeira Cantiga de Amigo atribuída a D. Sancho I – 1199.
Em 1834 foi Cônsul Geral de Portugal na Bélgica, até 1836 e depois, brilhante deputado e Ministro dos Negócios Estrangeiros. Reformou o teatro português (era chamado O Divino). Em 1836 separou-se de Luísa Midosi “por convenção amigável e verbal”. Estiveram casados catorze anos. Tinha trinta e sete anos quando se apaixonou por Adelaide Deville Pastor, de dezoito anos, com quem viveu cinco anos (morreu em 1841, alguns meses depois do parto de uma filha – a Maria Adelaide). A sua musa inspiradora foi uma jovem viúva, a Viscondessa da Luz, que era cerca de 20 anos mais nova. Chamava-se D. Rosa de Montufar Infante, e era espanhola da Andaluzia. Foi um amor outoniço, que chocou a sociedade da época, tal a forma aberta como abriu o seu coração apaixonado. Mais tarde Garrett teve uma relação amorosa com outra mulher casada, Maria Kruz, a quem chamou a mulher demónio. Diz-se que morreu nos braços da Kruz, com os olhos postos na Luz.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...