SAÚDE PELA NATUREZA







    O DESMAIO (síncope), perda súbita e breve de consciência

TENSÃO ARTERIAL.
Eis uma síntese de artigos compilados de livros de autores estrangeiros e nacionais,  àcerca do desmaio (síncope), em que se congregam praticamente todas as causas e todos os modos. Espero assim ajudar a dismistificar diversos nomes clínicos que por vezes tornam o entendimento difícil. 
Se ajudei, pode copiar sem receio, mas quer seja para enviar por email, para fazer slides, diapositivos, publicar seja de que forma e meio for, será sua obrigação referir a autora, nomeando este blogue: http://www.celestecortez.blogspot.com    

O DESMAIO ou sincope é um sintoma devido ao afluxo inadequado de oxigénio e de outros nutrientes ao cérebro, geralmente causado por uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo.

Causas de desmaios, entre outras: Falta de alimentação, (jejum); Psicoemocionais; Tumores cerebrais, até uma dor intestinal pode dar um desmaio. Esforço físico;  Outras dores; Caso de ver sangue; Tosse (síncope tussígena); Micção (síncope miccional), esta muito comum nos idosos.  Uma síncope (desmaio) durante a deglutição pode aparecer em pessoas com doenças do esófago; Desidratação por situações como diarreia, sudação excessiva e micção exagerada, o que acontece frequentemente na diabetes não tratada;

Doença de Addison, também conhecida como insuficiência adrenal crónica ou hipocortisolismo é uma rara doença endocrinológica.

.Sintomas comuns : Geralmente antes do desmaio a vítima queixa-se de fraqueza, falta de ar e "escurecimento da visão”. Em casos raros, sobretudo em idosos, o desmaio pode fazer parte de um icto ligeiro no qual o fluxo de sangue para uma parte do cérebro diminui de forma brusca. Um icto (também denominado acidente vascular cerebral, ou A.V.C.) caracteriza-se pela morte de tecido do cérebro (enfarte cerebral) como consequência de uma insuficiência circulatória e do consecutivo défice de oxigénio no cérebro.

A foto é como se fosse uma artéria.
Aterosclerose é uma doença provocada por acumulação de
colesterol nas paredes das artérias. Foto da net, com a devida
vénia.  
Um icto (A.V.C.) pode ser isquémico ou hemorrágico. Num icto isquémico, a circulação de uma parte do cérebro interrompe-se devido à obstrução de um vaso sanguíneo, causado por aterosclerose*** ou por um coágulo. Num icto hemorrágico, produz-se uma ruptura de um vaso sanguíneo, o que impede a circulação normal e permite que saia sangue e este inunde uma área do cérebro e o destrua. *** Aterosclerose: é uma doença provocada por acumulação de colesterol nas paredes das artérias.

Hipotensão. Como ajudar o doente

O fato de levantar as pernas pode ajudar a recuperação dos episódios de hipotensão, ao aumentar a irrigação ao coração e ao cérebro. Quando a pessoa está de pé, previamente ao desmaio, pode notar vertigens ou enjoos ligeiros. Quando cai no solo, a pressão arterial aumenta em parte porque a pessoa está estendida e, muitas vezes, porque a causa da síncope já passou. Levantar-se demasiado rapidamente pode provocar um novo desmaio.

Quando a causa é uma arritmia, o desmaio aparece e desaparece bruscamente. Há casos em que se experimentam palpitações (percepção dos batimentos cardíacos) justamente antes do desfalecimento.

A síncope ortostática (A hipotensão ortostática (HO) é a redução maior que 20 mmHg da queda da pressão arterial sistólica (ALTA)*** quando o indivíduo se põe de pé.  Ocorre em aproximadamente 30% dos idosos, sendo causa de quedas e suas conseqüências. Quando a pessoa assume a posição em pé 500 a 900 ml de sangue são seqüestrados nas pernas e na circulação abdominal (vísceras), o que determina redução do retorno do sangue ao coração, menor débito cardíaco e, como conseqüência, estimulação de receptores de pressão. CUIDADO: não se por de pé demasiado rapidamente.   ***DIASTÓLICA, tensão arterial baixa.

Uma forma semelhante de desmaio, chamada síncope «das paradas militares», acontece quando uma pessoa está de pé imóvel durante muito tempo num dia de calor. Como nesta situação os músculos das pernas não estão a ser utilizados, não empurram o sangue para o coração e, como consequência, este imobiliza-se nas veias das pernas e a pressão arterial desce repentinamente. Tome cuidado: Refiro também o estado de estar sentado num avião: Deve levantar-se com frequência, fazer exercícios com as pernas. Mexer-se.

A síncope vasovagal ocorre mais em pessoas de menos idade, geralmente por “medo” “stress”, “dores” quando um indivíduo está sentado ou de pé e é precedida frequentemente por náuseas, astenia, bocejos, visão turva e sudação. Observa-se uma palidez extrema, a pulsação torna-se mais lenta e o indivíduo desmaia.

Esta diminuição pode verificar-se sempre que o organismo não possa compensar rapidamente uma descida brusca da pressão arterial. Por exemplo, se um doente tiver um ritmo cardíaco anómalo, o coração pode ser incapaz de aumentar suficientemente o volume de expulsão de sangue para compensar a diminuição da pressão arterial.

O desmaio que começa gradualmente, que é precedido de sintomas de alarme e que desaparece pouco a pouco sugere alterações nos compostos químicos do sangue, como uma diminuição da concentração de açúcar (hipoglicemia) ou da taxa de anidrido carbónico (hipocapnia) causada por uma hiperventilação. A hipocapnia é, muitas vezes, precedida por uma sensação de formigueiro e mal-estar no peito.

O desmaio histérico não é uma verdadeira síncope. A pessoa só aparenta estar inconsciente, mas não apresenta anomalias na frequência cardíaca ou na pressão arterial e não sua nem se torna pálida.

O que fazer :

·         Coloque a vítima deitada e eleve as pernas em 30 cm.
·         Tente acordá-la,chamando-a ou batendo palmas próximo ao seu rosto.
·         Afrouxe roupas, gravatas, etc.
·         Verifique as vias aéreas; (Vias aéreas superiores são as fossas nasais, faringe e laringe, as inferiores são traqueia. brônquios, bronquíleos e alvéolos).
·         Verifique os sinais vitais, aplique ressuscitação se necessário.
·         Passe uma compressa fria pelo rosto e testa.
·         Quando ela (a vitima) acordar: Acalme-a.
·         Chame uma ambulância (pronto socorro).

 O que NÃO pode fazer :

·         Não dê nada à vitima, líquido ou sólido, até que recupere TOTALMENTE a consciência. Caso contrário poderá asfixiar-se.
·         Não deite água no rosto da vítima.
·         Não bata no rosto da vítima.

  *** Hipotensão -  hipo – baixa (diástole);    -     Hipertensão (tensão alta, sístole)

Coligido de artigos, vídeos e livros de saúde por Celeste Cortez professora da ACTIS - Universidade S. de Sintra, nas disciplinas de "POESIA - Análise e interpretação"  e professora  de "SAÚDE PELA NATUREZA".
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
U V A S   
Foto de António Cortez´-
Uvas de Pinheiro de Papízios, 18-9-2012
Ao copiar dê o crédito ao proprietário

A uva contém ácidos orgânicos, substâncias nitrogenadas, compostos fenóticos, pectina, vitaminas e sais minerais, entre eles sais de potássio em abundância o que é muito importante para câncerígenos.
A uva é rica em ferro, que é facilmente assimilado.


Contém minerais: cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio e o lítio, que auxilia no tratamento da depressão.

 Possui as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) B3 (niacina), B5 (ácido pantotenico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C (ácido ascórbico), além de aminoácidos como o ácido glutâmico, alanina, arginina e L-Glutamina.





Deve lavar muito bem as uvas antes de as comer. 
Devem comer-se com pele, para bem dos intestinos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TOMATE PARA A SAÚDE A uva contém ácidos orgânicos, substâncias nitrogenadas, compostos fenóticos, pectina, vitaminas e sais minerais, entre eles sais de potássio em abundância (pessoas com câncer têm deficiência desses sais). Rica em ferro, que é facilmente assimilado, contém ainda minerais como cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio e o lítio, que auxilia no tratamento da depressão. Também possui as vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), B9 (ácido fólico) e C (ácido ascórbico), além de aminoácidos como o ácido glutâmico, alanina, arginina e L-Glutamina.
Saiu hoje no jornal SOL, uma notícia da Agência Lusa, informando que um estudo publicado nos E.U. conclui que o TOMATE, por ser rico em licopénio, podereso antioxidante, reduz a possibilidade de AVC's.
todos sabíamos disto. O estudo não deve usar a palavra "concluiu", dando-nos a impressão que só agora se chegou a essa conclusão, quando há muitos anos tinhamos este conhecimento. Mas aceitemos. É bom sabermos que voltaram a "verificar" a "ter a certeza", porque muitas vezes ESQUECEMO-NOS. 
Aproveito para vos informar que o tomate preparado em forma de SALADAS, tem de ser NEM MADURO(dizia o Dr. D'Ambrósio num livro que tenho há 40 anos. De contrário, o tomate não maduro, torna-se NOCIVO para o figado, os rins e o coração, prisão de ventre, para os que sofrem de lesões renais, enfermidades cardíacas, reumatismo, artrite, hidropisia, afeções nervosas, cálculas do fígado ou da bexiga. O Tomate, mesmo o maduro, não vai bem com as pessoas que sofrem de fermentações no estomago. (cito do livro).
Agora transcrevo o que veio no jornal, hojem sobre o tal estudo:
Comer tomate, rico em licopénio, poderoso antioxidante que dá a cor vermelha ao fruto, reduz o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conclui um estudo publicado nos Estados Unidos.A investigação, publicada na segunda-feira na revista Neurology, da Academia Norte-Americana de Neurologia, indica que as pessoas com taxas mais elevadas de licopénio no sangue têm menos probabilidades de ter um AVC, comparativamente com as que têm níveis inferiores.
O estudo, citado hoje pela agência AFP, foi realizado na Finlândia e envolveu 1.031 homens entre os 46 e os 65 anos.
A taxa de licopénio foi medida no início da investigação, com os participantes a serem seguidos, em média, durante 12 anos, período em que 67 deles tiveram um AVC.
Entre 258 homens com níveis mais fracos de licopénio no sangue, 25 tiveram um Acidente Vascular Cerebral, enquanto entre 259 com níveis de antioxidante mais elevados, 11 tiveram um AVC.
Os resultados, segundo os cientistas, foram mais surpreendentes, atendendo a que foram tidos em conta apenas os AVC provocados por coágulos e não por hemorragias.
«A investigação vem confirmar as virtudes de um regime alimentar rico em fruta e legumes na redução do risco de um AVC», vincou o principal autor do estudo, Jouni Karppi, da Universidade da Finlândia, em Kuopio.
Lusa/SOL
Copie por favor mas não deixe de mencionar este blogue como fonte de informação. http://www.celestecortez.blogspot.com
As nossas aulas sobre Natureza
Às alunas e alunos da ACTIS – Universidade da T.I. de Sintra:
   A minha intenção não é “prescrever” plantas para curar, nem sequer substituir o médico, apenas desejo relembrar a maravilhosa herança em plantas que nos foram oferecidas pela natureza.
Foto da internet, não me recordando a proveniência
Durante milhares de anos o homem usou plantas na sua alimentação e para a sua saúde. Medicamentos usados atualmente,* contêm extratos* de plantas naturais, conhecidas desde tempos remotos. Não deixemos esse passado ser empacotado numa embalagem de plástico que perdeu a validade e se deita no lixo. Ofereço-vos o melhor que consegui apurar, através de conhecimentos de um curso prático de fitoterapia que fiz há quase um quarto de século, na África do Sul com a mais famosa das professoras do género, e da leitura de muitos livros lidos e experiências efetuadas*, e acima de tudo, pela lembrança que tenho desde a minha tenra infância, ter ido ao jardim da casa da minha avó, com quem vivia, apanhar folhas de limoeiro, de erva cidreira, de camomila, e de outras plantas, para fazer chás, que nos consolavam nas noites frias de inverno ou quando eu ou ela nos encontrávamos menos bem de saúde.
 Para quase tudo ela conhecia uma planta. Nunca me lembro de ter ido ao médico por causa de uma gripe ou por causa de vermes (lombrigas). Ela falava nas malvas para lavar feridas, na erva moleirinha que ainda hoje se usa, na salva para fazer pomadas para sarar feridas expostas. Lembro-me de minha mãe ter tido uma ferida varicosa numa perna, ter andado com médicos durante anos, inclusive ter ido ao estrangeiro a um médico e só ficou boa depois de um tratamento de um mês, na Figueira da Foz, com um hervanário-fitoterapeuta, que ia cortando o pus que saía da ferida e depois de lavar com chás de ervas, aplicava uma pomada de salva, cujo tratamento fazia 2 vezes ao dia. E eu que a poderia ter curado com argila – quem sabe! (a argila também tem poderes curativos. Ela é também um componente da natureza, é terra ou rocha composta de silicato de alumínio hidratado, greda, barro.         
  •   Que possam encontrar nas ervas, nas plantas da natureza:
  •   aplicação para culinária, porque algumas são comestíveis (mas cuidado é preciso conhecê-las muito bem);
  •   muitas são usadas em coméstica (alfazema para perfumes, por exemplo, flor de laranjeira )
  • outras para tratamentos medicinais, tais como a salva que entra em composições de pastas de dentes e de pomadas para curar feridas.
  • Que elas vos possam proporcionar tanta ajuda como eu sempre tenho encontrado
  •        Celeste Cortez
Pode copiar sem restrições, mas respeite os direitos autorais citando a fonte.
Neste blogue todo o conceito é meu. Não copio de outros blogues. Quando preciso retificar ou aumentar algum artigo e vou pesquisar à internet, ou se for a outro blogue, na minha página menciono isso. Falo de saúde, porque tive aulas de saúde pela natureza na Africa do Sul e durante anos envolvi-me de algum modo no estudo sobre a saúde. Estive para publicar um livro sobre Saúde pela Natureza em 1992, o que não se confirmou pelo meu pouco conhecimento do mundo português: tinha regressado de viver em África 42 anos. Dei aulas a alunos de Universidade Sénior sobre "saúde pela natureza" desde 1998 a 2013. 
  
Pode copiar o que quiser e voltar a publicar,  mas não esqueça de mencionar o nome do meu blogue: http://celestecortez.blogspot.com. O seu a seu dono. Os créditos a quem os merece.   

Jambo (África:Moçambique por exemplo)

 SAÚDE PELA NATUREZA: A página sobre saúde através das ervas, das plantas, das frutas, dos vegetais, não deve ser consultada em vão. Não fique convencido que encontrou a cura para a sua doença. Ela tem por fim apenas dar a conhecer algumas plantas ou frutos ou vegetais, que poderão, eventualmente, ajudar, mas lembre-se sempre que a autora da página não é médica, pelo que deve consultar o seu médico acerca da sua saúde.Herbalistas e técnicos de saúde, poderão também aconselhar a tomar suplementos de ervas.
Qualquer planta comestível, proclamada como sendo boa para a saúde, terá efeitos contraproducentes se tomada para uma condição de saúde errada. E se qualquer planta tiver aditivos químicos, tiver sido tratada com pesticidas, por certo só poderá fazer mal à saúde. Também usadas em quantidades excessivas, ou tomadas com outros remédios e com álcool, podem fazer um efeito contrário.
É sempre da sua responsabilidade iniciar um tratamento à base de plantas, se não consultar o seu médico ou técnico de saúde.É preciso conhecer bem as plantas para não correr riscos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CAPUCHINHAS OU CHAGAS (Esta foto da minha autoria, já foi publicada neste blogue no artigo sobre a ILHA DA MADEIRA (por ali ter encontrado um verdadeiro oásis de chagas. Procure o artigo do lado direito do blogue, (pelo nome do artigo, abaixo do meu perfil. )

Chagas ou Capuchinhas (tropeoalum majus)
(majus=maior)
A Capuchinha (tropaeolum majus) ou CHAGAS como lhe chamamos em Portugal, é nativa do Perú,  do México e das regiões centrais da América, e aclimatou-se facilmente em muitos países. Há quem a conheça por “agrião do México”.O Sumo de folhas frescas de Capuchinhas facilita a expectoração.
 Planta usada no tratamento contra o escorbuto (carência de vitamina C).
Não costumo ler  que também é contra os eczemas, a psoríase e outras manifestações cutâneas, como aprendi num curso que fiz há muitos anos na África do Sul com a famosa Margaret Roberts. Mas pode acreditar.Flores e folhas são comestíveis. Se triturar na boca e for mastigando uma folha de hora a hora (bem lavada), poderá ajudar nas dores de garganta, agindo como se fosse um antibiótico.
Já pensou num prato de ovos cozidos, partidos ao meio no sentido do comprimento, dispostos num prato enfeitado com flores de chagas ou capuchinhas? 
Em princípio estas flores eram apenas de uma só cor, têm agora cores lindas e diversificadas, dentro dos amarelos.
Há quem faça negócio vendendo as flores de capuchinhas (chagas) visto serem comestíveis. 
Porque lhe chamam capuchinhas? Só pode ter sido num país de língua portuguesa, talvez no Brasil, porque as flores parecem “capuchos” dos frades, mas ao contrário do capuz do frade, estas são bem coloridas. 
Apresenta folhas arredondadas, com vários tons desde o amarelo claro ao vermelho, passando pelo alaranjado. Tanto as folhas como as flores têm um sabor picante, muito parecido ao do agrião.
Se desejar cultivar capuchinhas (chagas) para alimentação, tenha em conta:
Em canteiro ou em vaso, onde possa receber bastante luz solar, a chaga (capuchinha), cresce e floresce. Tenha o cuidado de manter o solo fresco, mas nunca encharcado. O excesso de humidade no solo facilita a proliferação de fungos, e trará lesmas. Que se mantenha livre de formigas e outras pragas. Caso seja necessário, use receitas naturais e caseiras para controlar os problemas.
Os cuidados com a capuchinha, (CHAGAS) são poucos e compensam: sem a adição de qualquer produto químico, é possível ter uma planta delicada e ornamental, além de um lindo e saboroso ingrediente para saladas.
#################################################################################
TEMPO DE INVERNO- Foto de Tó Cortez - 13-01-2011
INVERNO:  o inverno e a saúde. É no inverno tempo de descansar mais e reflectir. É o tempo ideal para apaparicar o seu corpo com vitaminas e minerais, com sopas e alimentos feitos do mais perfeito que a Natureza tem para nos oferecer: os vegetais.
É no inverno que deve restaurar os rins e a bexiga,  principalmente se se queixa de fadiga. Tanto a bexiga como os rins precisam de uma grande quantidade de minerais. É tão interessante e extraordinária a natureza, dando-nos sempre o que precisamos, na época própria.
A propósito de vegetais, vamos falar num dos mais importantes. Mas qual não é importante? Aqui fica o seu nome. BRÓCOLOS. (BRÓCOLI):
Winter is perfect for slowing down, resting and reflecting. It's also an ideal time to nourish your body with delicious, vitamin, mineral and phytochemical-packed soups and meals made with Nature's perfect superfood... vegetables!
BRÓCOLOS (latino: brócoli. Planta herbácea, da família das crucíferas, muito utilizada na alimentação.
Voltarei em breve para finalizar este tópico sobre os BRÓCOLOS. E repare, é mesmo assim que se escreve, conforme o dicionário da língua portuguesa: Brócolos e não bróculos.
Volte de novo a visitar este blogue. Voltarei também.
""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
U R T I G A S - SÃO EXCELENTES PARA A SAÚDE

O meu próximo artigo sobre a saúde será sobre as urtigas. Urtigas para comer. Fazer sopas, esparragado de urtigas, chá de urtigas. É para uma limpeza geral. Ajuda a combater diabetes, colesterol.
Aproveitem os meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro, dependendo da chuva e do grau de humidade e até do lugar onde crescem as urtigas. 
Voltarei em breve. Voltem também. 

05-02-2012 - VOLTEI. Já não era sem tempo. Aqui estou para conversar convosco àcêrca da utilidade das urtigas. Claro, dessas mesmo, das urtigas que picam, que picam. Espere! Use uma luva de tecido, daquelas que usamos na cozinha para pegar nas asas das panelas. Não estou a falar chinês pois não? Também podem usar um papel maleável. Nada de plástico. Sempre que possa evite-os, não só para apanhar urtigas como para colocar seja o que for. Um dia conversaremos sobre isto, quando alguém que tenha mais autoridade do que eu para falar deste assunto. E, vamos às urtigas. (Procure na página inicial, o que significa a expressão bem portuguesa: "Vamos às urtigas).
Não sei se sabe que antigamente,  quando queriam vender os porcos, davam-lhes durante uns tempos um caldo de urtigas? Porquê? Porque lhes deixava o pelo com lustro saudável! O que não poderá fazer por nós a urtiga? Ora leia.

A urtiga tem propriedades depurativas do sangue, fazendo baixar o teor de glucose no sangue e estimulando a irrigação sanguínea de todas as partes.
Atenua os sintomas das alergias sazonais. 
Contra o catarros das vias respiratórias;
Menstruação irregular,Ovarite;
Regulariza as funções do intestino em caso de obstipação e diarreia também. (em sopas e esparragado)
PARA BEBER:Usando 10 gramas de flores para l litro de água: beber 4 a 5 chávenas por dia. Também pode usar como loções e compressas, sobre contusões, queimaduras.
Conta a queda do cabelo (se juntar com salvia, fervendo, terá um efeito mais duradouro.

De um artigo de um médico, o Dr. Pedro Lôbo do Vale,  que retirei da internet, extraí com o devido respeito o resumo seguinte
..." urtiga dioica: As folhas contêm teores elevados de clorofila, molécula vegetal de cor verde, cuja composição química é muito semelhante à da hemoglobina (transportador de oxigénio no nosso sangue) e ferro. Estes constituintes são responsáveis pelas suas propriedades desintoxicantes e antianémicas, uma vez que estimulam a produção de glóbulos vermelhos.
São ainda ricas em outros sais minerais como o fósforo, magnésio, cálcio e silício, e vitaminas A, C e K. Os tricomas contêm histamina, acetilcolina e ácido fórmico, substâncias que parecem actuar como anti-inflamatórios.
- Receita do Dr. Pedro Lôbo do Vale: INFUSÃO: 1 colher de chá de folhas secas por chávena de água quente, três a quatro vezes ao dia, pode ser útil como tratamento auxiliar em muitas doenças.
A urtiga tem a capacidade de alcalinizar o sangue, facilitando a eliminação dos resíduos ácidos do metabolismo, sendo igualmente importante no tratamento de casos de artrite, reumatismo e gota. Por outro lado, como é uma boa fonte de quercetina, flavonóide que inibe a libertação de histamina, é utilizada com eficácia na diminuição dos sintomas associados às alergias e à febre-dos-fenos. Em todos estes casos, poderá optar entre a toma de 50 a 100 gotas de tintura (1:10), três vezes ao dia, ou pela ingestão de cápsulas de 250 mg de extracto de folhas, administradas também três vezes ao dia.
Urtiga 
RAÍZES DA URTIGA: doses recomendadas em caso de hipertrofia da próstata: As raízes têm um efeito anti-inflamatório sobre o adenoma prostático, podendo ajudar a retardar o hipertrofismo da próstata. Os seus extractos actuam inibindo a enzima 5--reductase, envolvida na conversão da hormona testosterona em dihidro-testosterona, substância responsável pelo crescimento da glândula prostática nos homens com hiperplasia begnina da próstata".
Recomenda ainda o Dr. Pedro Lobo do Vale a toma de 250 mg de extracto de raiz, duas vezes por dia, em combinação com 160 mg de extracto de palmeto (Serenoa repens).
Segurança e contra-indicações
Diz-nos ainda o artigo do Dr. Pedro L. do Vale : Em geral, a urtiga é considerada segura, existindo apenas o risco de reacção alérgica. Salienta-se contudo, que pacientes com hipertensão, cardiopatias, diabetes ou insuficiência renal, podem sofrer descompensações, devido aos efeitos diuréticos da planta, pelo que a toma de extractos desta planta deve ser supervisionada por técnicos de saúde.
Urtica dioica é uma planta vivaz oriunda das regiões temperadas da Europa, África Austral, Andes e Austrália, actualmente presente em todo o mundo. Coloniza preferencialmente locais húmidos e sombrios, na proximidade de campos cultivados, e chega a atingir 1,5 metros de altura. O caule, de secção quadrada, e as folhas opostas e dentadas, encontram-se completamente cobertos de pêlos urticantes, designados tricomas, as suas flores são pequenas e verdes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
C A N C R O   (prevenção e tratamento) 
Anona ou Fruta do Conde
propriedades anti-cancerígenas
sap-sap. Há algumas anonas não
têm picos pronunciados, são tipo pinha, bem pequena.
Parece haver fotos neste blogue. Procurar na página principal.
Este fruto chama-se Anona, Fruta do Conde, Graviola.
A anona o a fruta da árvore de anona, fruta do conde ou graviola é um produto milagroso para matar as células cancerosas. É 10.000 vezes mais potente que a quimioterapia. Porque não estamos inteirados disto? Porque existem organizações interessadas em encontrar uma versão sintética, que lhes permita obter lucros fabulosos..
Com isto, de agora em diante você pode ajudar um amigo que o necessite, fazendo-o saber que lhe convém beber sumo de anona para prevenir a doença. O seu sabor é agradável. E, sem dúvida, não produz os horríveis efeitos da quimioterapia.
E se tem a possibilidade de o fazer, plante uma árvore de anona no seu pátio traseiro. Todas as suas partes são úteis. Na próxima vez que você queira beber um sumo, peça um de anona.
Quantas pessoas morreram enquanto este segredo tem estado zelosamente guardado para não pôr em risco os lucros multimilionários de grandes empresas?
Você sabe bem que a árvore da anona é baixa. Não ocupa muito espaço. É conhecida com o nome de Anona ou fruta do conde, Graviola no Brasil, guanábana na América Latina e “Soursop” em Inglês. Sap-sapa em Angola, parece. 
A fruta é grandinha, polpa branca, caroços pretos, polpa doce, come-se directamente ou usa-se normalmente, para elaborar bebidas, sorvetes, doces etc.
O interesse desta planta deve-se aos seus fortes efeitos anti-cancerígenos. E embora se lhe atribuam muito mais propriedades, a mais interessante dela é o efeito que produz sobre os tumores. Esta planta é um remédio provado para os cancros de todos os tipos. Há quem afirme que é de grande utilidade em todas as variantes do cancro.
É considerada também como um agente anti-microbial de amplo espectro contra as infecções bacterianas e, por isso, é eficaz contra os parasitas internos e os gusanos, regula a tensão arterial alta e é anti-depressiva, combate a tensão e os distúrbios nervosos.
A fonte desta informação é fascinante: provém de um dos maiores fabricantes de medicamentos do mundo, que afirma que depois de mais de 200 provas de laboratório, realizadas a partir de 1970 os relatórios revelaram que:
Destrói as células malignas em 12 tipos de cancro, incluindo o do cólon, do peito (é o cancro da mama) da próstata, do pulmão e do pâncreas…
Os compostos desta árvore demonstraram actuar 10.000 vezes melhor retardando o crescimento das células de cancro do que o produto Adriamycin, uma droga quimioterapêutica, normalmente usada no mundo.
E o que é todavia mais assombroso: este tipo de terapia, com o extracto de Anona, Fruta do conde, Graviola, ou Guanábana, destrói apenas as células malignas do cancro e não afecta as células sãs.
Retirado de blogue da internet, que não conseguimos reter o nome. Transcrito com a devida vénia a bem da saúde.  O artigo teve alguma composição da autora do blogue, sem lhe alterar o sentido. 
Celeste Cortez
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANCRO DA MAMA 
Breast Health I)

Cura através das plantas
 – Este artigo foi escrito por uma médica australiana. Transcrevo-o aqui com a devida vénia, pensando que quantas mais pessoas tomarem conhecimento, melhor será. Pretende apenas ser elucidativo da opinião da autora (médica) e de outros autores-médicos que ela refere. Seguir ou não estes avisos fica à responsabilidade de cada pessoa.
Sempre que encontre um artigo numa língua que não domine, lembre-se que tem a possibilidade de fazer funcionar o tradutor, do lado direito deste blogue.

Why prevention, not surgical mutilation,is the way to go; how to avoid becoming a cancer statistic In this chapter:

Mesmo que você já tenha sido operada, não deixe de passar este conhecimento para quem ainda o não foi. Talvez com uma boa prevenção possa nunca vir a precisar, diz esta médica. 

1: WHAT YOU CAN DO - O que pode fazer
2: WHAT YOU MUST AVOID - o que deve evitar
3: ‘PREVENTION’ DRUGS - medicamentos preventivos
4: SELF EXAMINATION - exame pela própria pessoa
5: MAMMOGRAMS - Mamografia
6: MEDICAL INTERVENTIONS - Intervenção médica
7: QUESTIONS TO ASK YOUR DOCTOR - Perguntas a fazer ao médico

1: WHAT YOU CAN DO √ O QUE DEVE FAZER:
√ Get On a Healthful Diet and Stick With It -   Dieta saudável 
There have been innumerable studies linking breast health with the plentiful consumption of vegetables and fruits. These studies have been so impressive that the evidence is impossible to refute. For example, Dr John Lee quotes a study which found 48 percent less breast cancer among enthusiastic vegetable and fruit eaters.
The International Journal of Cancer reported a significantly reduced risk of breast cancer among those on high potassium diets:
- Apricots, bananas, avocados, figs, raisins, almonds, pistacios, pumpkin kernels and tomato paste all have extremely high levels of this important mineral. (POTASSIUM).
- Pêssegos, bananas, abacates, figos, amêndoas,  uvas secas,   abobora, pasta de tomate, são excelentes em POTÁSSIO, Mineral importantíssimo ao organismo. 
People who eat lots of fresh food are less likely to pig-out on junk food, and that will substantially lessen their likelihood of getting breast cancer, or any other cancers.
The Journal of the American Medical Association reported a study proving the link between overweight and breast cancer risk. It was conclusive, so eat those healthful vegies and fruits, and shun the junk, fattening foods.
Esta médica diz no seu livro para comermos vegetais e frutas saudáveis e cada vez menos "junk food" e alimentos que engordam.
√ Apply a Natural Progesterone: The natural progesterone oil specially formulated by Dr Peat, Pro-Gest, will protect your breasts and all your other female organs from cancer if used faithfully. Dr Lee, in his Newsletter, February 2000, wrote the following interesting paragraph: “I believe that progesterone is a potent protector against the 80 percent of breast cancer that is hormone-related. My colleagues and I have asked thousands of women the following question: ‘Of all the women you know who got breast cancer, how many were using natural progesterone?’ Except for a handful who by coincidence (or intuition) started using it a few weeks or months before their diagnosis, we haven't found any. I would like to pose the same question to you. If you know of a woman using natural progesterone who has gotten breast cancer, please e-mail me at info@johnleemd.com, or send a letter to P.0. Box 3527, Santa Barbara, CA 93130.” Trata-se de óleo natural de progesterona que a médica diz proteger o peito e os orgãos femininos. No entanto, não traduzo para evitar fazer-lhe publicidade. Fica ao critério do/a leitor/a. O email e a direção estão atrás.  
√ Live a Tranquil Life - Leva uma vida tranquila
There is a profound connection between stress and breast cancer. If you find it difficult to cope, you may well find it worthwhile to learn meditation.
Há uma profunda ligação entre o stress e o cancro da mama. Se achas difícil viver tranquilamente, aprende a meditar.
√ Make Exercise a Rule of Life - Faça do exercício uma regra de vida;
Take a daily walk. If it’s raining, don a raincoat and boots, or use a rebounder indoors if you have one. If not, walk smartly in place in a well-aired room, while breathing deeply. Faz uma caminhada diária. Se chover, põe uma capa e calça botas ou usa algum aparelho apropriado para fazer exercício em casa.
 √ Sun Yourself Regularly  - Apanhe sol (a horas apropriadas), regularmente.
Get out in the sunshine regularly, without sunscreen, to absorb the crucial vitamin D that will protect your breasts.
Contra o que dizem alguns médicos, o sol da manhãzinha, e por pouco tempo,  só poderá fazer bem. Sem ele não teríamos plantas nem frutas, nem saúde. Evidentemente, repito,  evitar as horas de sol forte e longas exposições ao sol.(nota da autora do blogue).

√ Take a Selenium Supplement Daily - Tome um suplemento de selénio diariamente.
The value of this important mineral SELENIUM, para a saúde dos ossos. It is explained in Chapter 8 (no livro desta médica).
II. Although for Australians it’s a bit of a nuisance to have to send to New Zealand for a supply, it is worth the effort. All countries with high concentrations of selenium in the soil have low cancer rates; in Senegal the soil has the highest concentration of selenium in the world and the population has the lowest death rate from cancer of any place on Earth.
Parece provado que em todos os países onde há concentração de selénio no solo, as estatísticas dizem que há menos cancro. No Senegal, onde  o solo tem a maior concentração de selenio do mundo a sua população tem o menor risco de cancro da Terra. (mundo).
√ Drink Pure, Fluoride-free Water - Beba água pura.
(água engarrafada em plástico, que é transportada em camiões abertos, ao sol escaldante de verão!!! evite. E nunca beba a mesma marca de água, cada uma tem propriedades diferentes. (nota da autora do blogue) 
F. Batmanghelidj, MD, in his book, Your Body’s Many Cries for Water, says that chronic dehydration contributes to the development of breast cancer.“The breast,” he explains, “is a water-secreting organ... If a woman already has breast cancer, drinking plenty of water will assist with any therapy by flushing out toxins... If you want to prevent metastasis , it is urgent thatyou drink enough water. If you don’t, your breast may suffer horribly because of its unique role in supplying fluids.”
Diz o médico Dr. F. Batamghelidj,  no seu livro "O teu corpo "pede" água" que: Se uma mulher já tem cancro da mamã, bebendo muita água ajudará na terapia de expulsar toxinas do seu organismo. Se deseja prevenir metastases, é urgente beber muita água. Se não, o teu peito (mama) poderá sofrer horrivelmente porque é a únicapossiblidade em suprir fluídos.  

√ Wear a Soft Brassiere – or None at All - Usar soutian leve, sem espartilhar, ou nenhum.
Fifty years ago a top-rated breast specialist shocked me. “Persist inwearing boned brassieres,” he said, “and you will substantially increase your likelihood of breast cancer.” I quit. Subsequently, I learned that he didn’t go far enough, and that he should have warned me against wearing all bras.
Have you ever noticed how red the areas around your breasts are after removing your bra? This is a sign that the bra has slowed the lymph flow, which is crucial for filtering out the toxins that naturally collect in the breast. Without this lymphatic drainage, your breasts cannot keep themselves healthy.
Já reparou como encontra areas vermelhas no peito quando remove o soutian? Este fez com que o sistema linfático não expelisse naturalmente as toxinas daquele lugar. 
There have been some exceedingly persuasive studies that concluded that the more hours each day you wear a bra, the likelier you are to suffer from breast cancer. Some women actually sleep in their bras, and their risk is the highest.
Dormir com o soutian, é ainda maior o risco.
As you know, boned bras were replaced by wired bras years ago, and they are even more dangerous because of the way the wires dig in and compress the flesh. My advice is to go bra-less as much as possible. When you must wear a bra remove it as soon as you get home, and only wear soft ones.
Recomenda este médico (médica?) que quando tiver que usar um soutian, o tire logo que chegue a casa e uso depois um macio, sem fios metálicos.

√ Try Iodine - Tenta iodo
William Campbell Douglass, MD, writing in Wise Traditions, makes this suggestion: “Take one drop (iodine) of Lugol’s solution (iodine) daily in a glass of water.  Iodine is excellent for breast health. A few people are allergic to iodine – observe closely for rash after the first dose.
An even more effective treatment with Lugol’s solution (IODINE) is to paint the cervix with it. Often the lumps will disappear before the patient leaves the doctor’s office.” I have never encountered this therapy before, but I like the old-fashioned, non-invasive sound of it, and I invite feedback from readers. (Pedido da médica que escreveu este livro: para se tomar iodo, apenas uma gota dissolvida num copo de água.
√ Breastfeed - Dê o peito ao seu bebé quando o tiver e não mamadeira;
Breastfeeding is not only best for babies; it also protects their mothers from breast cancer. Dar o peito ao bebé não só protege a criança como protege a mão de cancro da mamã.
"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""
A minha intenção não é prescrever plantas para curar, nem sequer substituir o médico, apenas desejo relembrar a maravilhosa herança em plantas que nos foram oferecidas pela natureza.
 Durante milhares de anos o homem usou plantas na sua alimentação e para a sua saúde. Medicamentos usados atualmente,* contêm extratos* de plantas naturais, conhecidas desde tempos remotos. Não deixemos esse passado ser empacotado numa embalagem de plástico que perdeu a validade e se deita no lixo.
Ofereço-vos o melhor que consegui apurar, através de conhecimentos de um curso prático de fitoterapia que fiz há quase um quarto de século, na África do Sul e da leitura de muitos livros lidos e experiências efetuadas*, e acima de tudo, pela lembrança que tenho desde a minha tenra infância, ter ido ao jardim da casa da minha avó, com quem vivia, apanhar folhas de limoeiro, de erva cidreira, de camomila, e de outras plantas, para fazer chás, que nos consolavam nas noites frias de inverno ou quando eu ou ela nos encontrávamos menos bem de saúde.
Para quase tudo ela conhecia uma planta. Nunca me lembro de ter ido ao médico por causa de uma gripe ou por causa de vermes (lombrigas). Ela falava nas malvas para lavar feridas, na erva moleirinha que ainda hoje se usa, na salva para fazer pomadas para sarar feridas expostas.
Lembro-me de minha mãe ter tido uma ferida varicosa numa perna, ter andado com médicos durante anos, inclusive ter ido ao estrangeiro a um médico e só ficou boa depois de um tratamento de um mês, na Figueira da Foz, com um hervanário-fitoterapeuta, que ia cortando o pus que saía da ferida e depois de lavar com chás de ervas, aplicava uma pomada de salva, cujo tratamento fazia 2 vezes ao dia. E eu que a poderia ter curado com argila – quem sabe! (a argila também tem poderes curativos. Ela é também um componente da natureza, é terra ou rocha composta de silicato de alumínio hidratado, greda, barro.
Que possam encontrar nas ervas, nas plantas da natureza:
• aplicação para culinária, porque algumas são comestíveis (mas cuidado é preciso conhecê-las muito bem);
• muitas são usadas em coméstica (alfazema para perfumes, por exemplo, flor de laranjeira )
• outras para tratamentos medicinais, tais como a salva que entra em composições de pastas de dentes e de pomadas para curar feridas.
Que elas vos possam proporcionar tanta ajuda, como eu sempre tenho encontrado.
1ª. aula de SAÚDE PELA NATUREZA, Universidade TI. de Sintra, ano letivo 2010/2011.
*** ou * - este texto foi escrito na nova grafia de português- Celeste Cortez
#########################################################################
                            
Gotu-Kola ou centella asiática
Há poucas em Portugal. Tenho plantas com raíz que
oferecerei.
GOTU-KOLA (centella asiática)
É uma planta perene, mas frágil. Desenvolve-se facilmente plantando com pequena raiz. Em inverno rigoroso colocar o vaso em sítio abrigado. Prefere solo húmido. Não mais de 2 horas de sol direto por dia, recomenda-me um amigo. A minha filha coloca-a debaixo de uma árvore protegendo-a do sol rigoroso. Uma amiga tem uma que colocou dentro doutro vaso com água e a planta está lindíssima. Eu em Portugal tenho-a e tive-a mesmo durante o nosso belo inverno (2011), na varanda aberta e está a desenvolver-se. Experimentei apenas uma vez comer 2 folhas. No entanto apliquei folhas trituradas em pomada glucosamina. Não posso servir de exemplo, não sou cuidadosa a usar, mas posso relatar que sou alérgica ao detergente da louça, fico com as peles dos dedos a sangrar, principalmente se tenho as peles levantadas quando faço manicure. Um dia destes notei que no dia seguinte as feridas estavam cicatrizadas. Pensei que teria sido de azeite que coloquei – mas algumas vezes o tenho colocado porque o azeite também é cicatrizante. Só hoje que lembrei que as mãos têm andado sem ferimentos há uns dias. Será da pomada que uso uma vez por outra?
Gotu kola (Centella asiática), conhecido como Gotu kola, é natural do Norte da Austrália, da India, do Sri Lanka e outras partes da Ásia. Haverá poucas em Portugal, parece. No entanto esta planta está incluído em muitos medicamentos, principalmente da medicina natural. É normalmente usada na medicina Ayurvedic, na medicina chinesa e africana. Também para: artrite e reumatismo, calmante, purificador sangue, estimulante cerebral, tensão alta. Reconhecido especialmente como rejuvenecedor, ajudando também o cérebro melhorando inteligência e os reflexos, muito usada pelos estudantes para alerta mental. Muitos herbalistas reconhecem a gotu-kola como a mais importante de todos os tónicos, revitalizante.
Como todas as plantas, deve falar-se com o herbalista ou médico, ter-se todo o cuidado de reconhecer a planta. Só depois começar-se por pequenas doses. E se fizer algum tratamento será por seu próprio risco.
Vitaminas: A, B, C, D;
Minerais: cálcio, crómio, cobalto, magnésio, manganésio, fósforo, sódio, potássio, selénio, sílica e zinco.
Ações: antipirético, diuretico, antibacterial, antifungal, anti-inflamatório, antioxidante, tónico, digestivo, antiviral, antibiótico, rejuvenerador, purificador do sangue.
Assim como os ingleses dizem: a Apple a day keeps the doctor away, diz uma lenda referindo-se à maçã. Recentemente aplicam este ditado à banana. Enfim, cada um dá-lhe o benefício consoante o seu amor ao fruto. Quanto ao “gotu kola” centella asiática dizem: 2 folhas por dia e a velhice desaparece. Sabemos que seria uma cura importante, a ser verdade já não haveria velhos, muito menos velhas!!!Na cultura sinhalese, (língua cingalesa ou singalês, do antigo Ceilão, agora Sri-Lanka) dizem que dá força e revitaliza o corpo e o cérebro, mas terá de comer 2-3- folhas por dia, para gradualmente regressar a saúde e força, desde que o corpo esteja exposto ao sol, um bocadinho todos os dias.
Os ingredientes activos da Gotu kola, repetimos, são antibacteria anti-inflamatórios, porque os seus componentes promovem colagénio, necessário para curar feridas.(como a clara do ovo). 09-01-2012.
foto da internet, para ajudar a identificação até substituir pela foto da planta do meu vaso.Como disse atrás, suponho no entanto que haverá muito poucas plantas em Portugal.   
***********+********************************************************************************+**************
                                                  CANCRO DA TIRÓIDE 
 A glandula tireóide ou tiróide, é uma glândula de secreção interna, situada na parte ântero-superior da laringe (cartilagem que protege a laringe). Pesa cerca de 20/30 gramas, lembra uma borboleta em frente da laringe., O email que transcrevo a seguir, recebi-o há alguns meses e repassei-o quantas vezes me foi possível. No entanto, se passar estes dizeres a partir do meu blogue, que tem quase 9.000 visitantes nesta data, terei provavelmente dado mais exposição ao assunto. E isto quer-se badalado, a fim de ser conhecido por todas as mulheres. E os maridos namorados ou pais que lerem têm obrigação de lhes passar a notícia.
Comentário: Nem quero acreditar que sabendo-se que há um manto especial que pode e deve ser colocado sobre a área da tiróide quando se faz uma mamografia, isto não seja habitual e obrigatório fazer-se. Definitivamente o mundo brinca com a saúde.

Assim reza o email: ..."É bom saber:

Num programa, na televisão de Israel, um médico afirmou que é cada vez mais comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tiróide.
E observou que, talvez, isso possa/seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.

Explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.
E muitos não levam em conta isso !!!
Esse manto de protecção pode ser colocado sobre a área da tireóide, no caso da Mamografia.
A pessoa que escreveu o e-mail, foi fazer esse estudo de Mamografia e, encorajada, solicitou esse manto de protecção.Perguntou à enfermeira, porque nunca colocam essa protecção nas pacientes, e ela respondeu:
- Ninguém o pede! Devem solicitá-lo!!!
ENTÃO, SOLICITEM-NO!!!
É UM DIREITO QUE NOS ASSISTE, QUE DESCONHECEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO CUMPREM, DE LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.
Então solicitemo-lo !!!
Na minha opinião, as clínicas e hospitais deviam ser obrigadas a cumprir com os seus deveres.
Por favor, encaminha este e-mail, para que não somente você saiba deste assunto, mas para que possa ajudar outras mulheres também na sua prevenção.
É um dever cívico, esclarecer este direito que todas as mulheres têm!..."
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Cebolas – uma cebola a day keeps the doctor away (antigamente era a maçã, diziam)

vamos comer mais cebola para termos saúde


Article taken from a medical book, by Dr. Patrick Olford

He wrote: "I recently came across this interesting study in the journal Menopause on the association between onions and bone density. Analysing onion consumption in women over 50, researchers found that bone density increased with the frequency of onion consumption. Individuals who ate onions once a day had an overall bone density that was 5% greater than individuals who rarely ate onions. The study also found that frequent onion eaters decreased their risk of hip fracture by more than 20%.
          Why would onions be having this effect? There are a number of compounds in onions that may be responsible – both by preventing the activity of cells that break down bone and by stimulating bone building cells. Several studies have demonstrated that onions can stimulate increased bone deposition. Rats fed a diet high in onions had a 17.4% increase in bone mineralization after 4 weeks compared to a control group.

Interestingly, Turkey has the lowest osteoporotic fracture rate in Europe and the highest capita consumption of onions. Women in Turkey (TURQUIA)have a 1% lifetime risk of developing a hip fracture, whereas in the UK (INGLATERRA) the risk is 15.8%. I suggest incorporating more onions to your diet, not only are they great for bone health, but are high in quercitin – a potent antioxidant with anti-inflammatory actions. Quercitin has been linked with protecting against heart disease, cancer and asthma.
by Patrick Holford (médico australiano).

Coma mais cebolas a favor da densidade óssea. Os consumidores frequentes de cebolas, não estão tão expostos aos riscos de fracturas da anca. Num estudo foi demonstrado que na Turquia, onde comem mais cebola, as mulheres não estão tão expostas ao risco da osteoporose como na Inglaterra. A cebola é também um potencial antioxidante com proprietades anti-inflamatórias. Como a cebola é rica em quercitin, o quercitin parece proteger contra doenças de coração, contra o cancro e asma.

artigo composto por: Celeste Cortez
##################################################################################
CLORETO DE MAGNÉSIO II

Este artigo, é complemento do Cloreto de Magnésio (por isso II)
Higroscopio quer dizer q consegue absorver água.
Que horror, magnésio com chumbo, arsénio ! Penso que não deve ser bom. Ferro, cobre e cálcio precisamos, mas as outras coisas fazem mal, e já engerimos o suficiente nas águas, etc, não compreendo a sua razão num medicamento. Chumbo já temos suficiente nos dentes quando arranjamos as cáries!
Não sei nem consigo ver qual o significado de Hexahidratado, mas penso que será dissolvido em 6 partes de água. 
De acordo com o livro, a autora diz e deixo na língua inglesa utilizada por ela: magnésios de melhor absorpção são - magnesio phosfato, magnesio aspartate, magnesio orotate, magnesio gycinate e magnesio amino acido chelate.
O melhor seria é uma combinação de vários, os mais comuns a nivel de farmácias seriam o aspartate e o amino acido chelate.
Alguns nutricionistas recomendam comprimidos que contêm:  cloreto magnesio, magnesio oxide e magnesio amino acido chelate.(300mg total). A dose recomendada diária seria de cerca 320 mg. para senhoras e 400 mg. para homens.  em 2 doses diárias,  em jejum,  ou com comida. Alguns recomendam que se tomem  2 x dia, não faz mal.
                           * * * * * * * * * * * * * * * * * *  * * * * * * * * * * * * * * * * * *

AS CÉLULAS E O MAGNÉSIO

O magnésio constroi as células. As células ficam "doentes" se faltar magnésio na sua formação. (artigo composto a partir da leitura de diversos blogues (entre os quais o site: odimelo.net/***) que relatam a importância do MAGNÉSIO NO ORGANISMO. Faz parte do meu trabalho de investigadora na parte da saúde, para transmitir a alunos da Universidade Sénior. Matéria de caracter APENAS INFORMATIVO. Não me substituo ao médico.

O MAGNÉSIO Deve tomar-se na forma de CLORETO DE MAGNÉSIO (custa em qualquer farmácia entre € 1,35 a 1,65 cada frasquinho de 100 gramas.) Gostaria de aconselhar Cloreto de Magnésio P.A. (quer dizer, para análise), mas nunca consegui, pelo que uso, e muita gente usa - soube-o na farmácia - CLORETO DE MAGNÉSIO, HEXAHIDRATADO.

Modo de preparar: 3 litros de água da torneira filtrada. Não havendo filtro, é conveniente ferver 3 litros de água, deixar arrefecer em utensílio de VIDRO ou PIREX. (Nunca utilizar plásticos, nem sequer utilizar um funil de plástico).
- Juntar aos 3 litros de água, 1 frasco de 100 gramas de CLORETO DE MAGNÉSIO, misturar com colher de pau. (nunca use plásticos)
Passe para garrafas de VIDRO, cor escura. Ponha no frigorífico.
MODO DE TOMAR: começar por pequenas porções, o máximo 1/2 chávena de café da mistura do CLORETO DE MAGNÉSIO COM A ÁGUA. EM JEJUM.
É provável que ao princípio influencie o intestino, por isso esta pequena dose até habituar. Depois, passar a tomar também ao deitar.
Desde que os intestinos estejam bem, mas a funcionar sempre 2 ou 3 vezes por dia, pode aumentar a toma do CLORETO DE MAGNÉSIO, até atingir 1 chávena de café em jejum,outra ao deitar. Mais tarde, poderá tomar também depois do almoço.
Parece ser prejudicial para inflamações renais, como nefrites, pielonefrites, glomenulonefrites.
NUNCA GUARDAR NO FRIGORIFICO ALIMENTOS EMBRULHADOS EM PAPEL DE ALUMÍNIO.
NUNCA GUARDAR ALIMENTOS EM PAPEL DE ALUMÍNIO, DENTRO DO FRIGORIFICO.
O MAGNÉSIO, tal como um varredor de ruas, vai limpando até os mais escondidos becos, percorre as ruas mais escuras, mais estreitas, mesmo aquelas que não estão totalmente iluminadas e LIMPAM.
  • Limpam pedra nos rins (mas leiam neste blogue, o meu artigo sobre a SALSA que limpa os rins);
  • elimina o ácido úrico;
  • elimina colónias de germes resistentes a antibióticos;
  • é util para sinutites;
  • calcificações; (cuidado com o sal na alimentação);
  • artrites;
  • ciáticas incuráveis;
  • cancro;
  • infartes;
Eu posso testemunhar que me ajudou nos intestinos. Entretanto deixei de sofrer de câimbras. Se sofria! Chegava a formar-se uma bola na perna esquerda. Não gritava com dores por vergonha.
Não pense porém que usa uma vez e fica bom. Tome durante 2 ou 3 meses. Páre. Recomece. Páre, recomece, consoante o seu problema, as doenças do seu organismo. Provavelmente, convém tomar Magnésio durante toda a vida, porque o nosso solo onde crescem as hortaliças, onde estão plantadas as árvores de fruta, de onde sai o milho, o centeio, o trigo, já não tem magnésio...

PARA DOENÇAS DA PELE: colocar um pouco, na PELE HÚMIDA, e a pele renovará.
PARA DORES MUSCULARES E OUTRAS DORES CORPORAIS (evitando os olhos apenas)use um borrifador com o líquido Cloreto de Magnésio.
A PRESSÃO SANGUÍNEA por vezes sobe com 3 doses. Diminua o sal de cozinha e volte a 2 doses, ou 1 dose. Mas... (recomendam os blogues que li), não deixe de tomar sempre, nem que seja UMA DOSE.

O homem, foi ao longo dos últimos tempos, fabricando as maiores doenças, sendo responsável, segundo os cientistas, por 50% das mortes por cancro.
FARELO DE ARROZ DO TRIGO: Vamos repôr o FARELO DO ARROZ E DO TRIGO. Comprar em separado e juntar;
AÇUCAR AMARELO: Vamos comprar açucar amarelo, o branco só rivaliza com aquele pelo seu brilho;
SAL DE COZINHA:Nas casas da ração do gado, talvez se encontre SAL que ainda trás agarrado aquilo a que chamaríamos SAÚDE. Podemos refiná-lo na pedra da cozinha, desfazendo-o, na hora de necessitar dele.
FARELO DE ARROZ: Compre sacos de farelo de arroz : fazer bolinhos; misturar no pão; na comida.
UVAS COM GRAÍNHA: Comer UVAS COM O BAGAÇO. (é antioxidante);
MELAÇO;
MEL PURO;
AÇUCAR AMARELO;
NOZES;
AMENDOAS;
GOLINHOS DE ÁGUA DO MAR, que contem 30 sais salubérrimos.

*** F. Kotelak 2 , diz ter curado cancros e diabetes. *** Médica canadense Carolyn Dean, tem um livro com o que atrás fica explicado, com o título: THE MAGNESIUM MIRACLE. *** No Alto Tocantins (BRASIL) vivem pessoas com mais de 100 anos, atribuindo-se ao facto de a terra ser rica em magnésio, que passam através dos cereais e frutas e legumes. No CÁUCASO, chegam a viver 125 anos porque as searas e fontes são ricas em magnésio.

NÃO LARGUE O MAGNÉSIO; dizem os estudos. CUIDADO, NÃO ME REFERI NUNCA A CLORETO DE SÓDIO... MAS SIM.... CLORETO DE MAGNÉSIO.
Compilação de Celeste Cortez
 * * * * * * * * * * * * * * * * * *  * * * * * * * * * * * * * * * * * ***********************

ZINCO -  em  xarope, comprinidos ou rebuçados-  AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS DA GRIPE,
assegura a revista The Cochrane Library (este texto vem-me da Austrália, de pessoa fidedigna)

Zinc eases cold systems

Zinc supplements can reduce the severity and duration of the common cold, according to a systematic review published this month in The Cochrane Library.

I’ve long promoted zinc as part of an immune-boosting arsenal, but this research really takes the advice mainstream. And as colds account for around 40% of time taken off from work and millions of lost school days each year, this research is especially relevant for helping people tackle such a common cause of illness.

In total, data from 15 trials involving 1,360 people was analysed in the Cochrane review. According to the results, taking zinc (as syrup, lozenges or tablets) within a day of the onset of cold symptoms significantly reduces the severity and length of illness. Children who took zinc syrup or lozenges for five months or longer caught fewer colds and took less time off school. Zinc also reduced antibiotic use in children, which is important because overuse can lead to antibiotic resistance.

“This review strengthens the evidence for zinc as a treatment for the common cold,” said the review’s lead researcher, Meenu Singh of the Post Graduate Institute of Medical Education and Research in Chandigarh, India.

Other research has also found immune-supporting properties for vitamin C, black elderberry extract and ginger. The vitamin C supplement I take every day contains these plus zinc.

23-02-2011 Celeste Cortez
* * * * * * * * * * * * * * * * * *  * * * * * * * * * * * * * * * * * *************************
             
S A L S A

A salsa, todos a conhecemos, verdinha, com um cheirinho agradável. Tem imensas propriedades terapêuticas, umas mais outras menos reconhecidas e provavelmente algumas não conhecidas.
  • A SALSA,pode ser cultivada na horta e em vasos.
    A salsa contém:
  • ferro;
  • magnésio;
  • cálcio;
  • potássio;
  • vitamina C (Vitamina C, mais do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166 mg. por 100g). Portanto 3 vezes mais vitamina C do que a laranja.
BOLOS DE BACALHAU SEM SALSA , PODERIAM COMER-SE? CLARO QUE SIM, MAS NÃO ERA A MESMA COISA!
  1. A Salsa é um poderoso DIURÉTICO, podendo curar a retenção de água no organismo.
  2. É recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual;
  3. A sua concentração de vitamina C, ajuda na absorção do ferro.
Modo de usar: As folhas podem ser mantidas no congelador, mas é sempre recomendável usar a salsa fresca (quando se compra e não deixando-a no frigorífico até que comece a amarelar, nessa altura deve ser deitada fora). Em 1988 foi publicado em Nova York, de onde mandei ir para a África do Sul, o livro Heinerman's Encyclopedia of Fruits, vegetables and herbs, para ajuda num curso que fiz na altura, de fitoterapia e terapeuta de beleza, de onde extraí, com a devida vénia, algumas das seguintes receitas:
  1. SUMO DE SALSA - MISTURADO COM OUTROS SUMOS, É DIURÉTICO; pode tomar-se 3 x dia;
  2. PARA LIMPEZA DOS RINS (Inflamação, dificuldade ou dores a urinar, pedra no rim e edema: Leve 1/2 litro de água a ferver. Remova do lume e adicione l chávena de salsa, bem lavada, grossamente picada ou cortada com tesoura de cozinha. Cubra e deixe durante 40 minutos (não mais). Remova a salsa. Tome l chávena pequena deste chá, morno, 3 ou 4 vezes por dia com as refeições. Pode guardar no frigorifico, com tampa, mas NUNCA em vasilha de plástico.
  3. SOPA DE SALSA - cozer em água batatas e cebolas e um mínimo de sal. Passar com a varinha mágica. Deitar-lhe bastante salsa picadinha. Cozer e deitar-lhe um pouco de azeite puro, a gosto. Ao retirar, pôr no prato ovos cozidos (bem rijos) partidos em quadradinhos. É fácil, saborosa e digestiva. Faz um prato bonito para um dia de festa, com o verde da salsa, o amarelo e o branco do ovo.
COMO TODAS AS COISAS: tudo se deve fazer regradamente. Faz-se um tratamento e paramos por uns tempos. Podemos repetir e repetir, sempre que necessário. Fazer como o ditado: Nem sempre galinha nem sempre raínha. Conhecem a história? Se não digam, que eu conto.
Resumo das aulas para os meus alunos da ACTIS - UNIVERSIDADE TI. DE SINTRA - parte da natureza "ENTRE A POESIA E A MAGIA DA NATUREZA" .Celeste Cortez 2010/2011

* * * * * * * * * * * * * * * * * *  * * * * * * * * * * * * * * * * * *
O NOSSO CÉREBRO - CAPACIDADE DE MEMÓRIA

compilação de diversos livros para as aulas de "Saúde pela Natureza", dos alunos da Actis - Universidade Sénior de Sintra, pela professora Celeste Cortez. -  1ª.aula do ano letivo 2010/2011 - 11-10-2010
 
Em alguma altura da nossa vida, começamos a notar que temos pequenos esquecimentos:
. Como se chama este filme no qual a artista que aparece é belíssima?... Sim, não te lembras, é aquela alta, de cabelos negros, que trabalhou algumas vezes com aquele actor maravilhoso que se chama... Como é que ele se chama? Aquele que fez um filme muito famoso, lembras-te, até fomos ver. Já sabes de quem falo, não?
• A que horas era o encontro? • Onde deixei as minhas chaves?
E quando no centro comercial dizemos: Roubaram o meu carro!.. Sem darmos conta de que saímos por outra porta do centro comercial.
Ainda que estes pequenos esquecimentos não afectem a nossa vida, causam- nos ansiedade.
Pensamos que o cérebro começa a converter-se em gelatina e nos preocupa ficar como a tia idosa, que recorda com pequenos detalhes tudo sobre a sua infância, mas não se lembra do que fez ontem ou mesmo esta manhã!
Se isto lhe parece familiar , não se preocupe, tenha esperança.
Existem muitos mitos em que as pessoas, equivocadamente, relacionam a idade com a falta de memória.
Vamos comparar o cérebro ao nosso computador: O cérebro, é fantasticamente inteligente ao ponto de armazenar o mais necessário, selecciona, porque não pode armazenar tudo. Armazena apenas até um certo limite. Rejeita o resto. Nesta época de computadores, de televisão, do conhecimento global, recebemos informações constantes: um dilúvio na China, um tremor de terra no Japão, temporal na Madeira, enxurradas na América, vulcão na Itália, uma mina que desaba no Chile e aprisiona dezenas de mineiros, um marmoto equidistante, tomamos conhecimento quase imediato. Enche-nos de informação.
Nós, os mais velhos, já temos informação - conhecimento - desde há muito e com a actual, não tem espaço para guardar, para armazenar.
Há diversos exercícios para ajudar o cérebro. Comparemos esses exercícios a alongamentos, assim como há alongamentos do corpo.
Os neurocientistas têm comprovado que:
A perda de memória de curto prazo não se deve à idade ou à morte dos neurónios, que morrem mas se regeneram, mas sim à redução do número de conexões entre si, dos neurónios ou dentritas (1) (ramos dos neurónios).
Isto sucede por uma simples razão: falta de uso, o que é grave. Assim como se atrofia um músculo sem uso, as dentritas também se atrofiam se não se conectam com frequência, e a habilidade do cérebro para receber nova informação reduz-se.
É certo, o exercício ajuda muito a alertar a mente; também há vitaminas e remédios que aumentam e fortalecem a memória. Em breve falaremos na "Salva" ou Salvia officinalis" e na Centelha asiatica (gotu-kola) para ajudar a memória. Por acaso já leu nos rótulos dos medicamentos a composição de plantas?
Entretanto, nada como fazer com que o nosso cérebro fabrique o seu própio alimento:
As neurotrofinas. (1)
- As neurotrofinas são moléculas que produzem e segregam as células nervosas e actuam como alimento para manterem-se saudáveis.
Quanto mais activas estejam as células do cérebro, mais quantidade de neurotrofinas produzem e isto gera mais conexões entre as distintas áreas do cérebro.
- Que podemos fazer? O que necessitamos é fazer alongamentos para o cérebro, (como as pessoas fazem nos ginásios, alongamentos do corpo); com os neurônios:
• esticá-los;
• surpreendê-los;
• sair da sua rotina;
• apresentar-lhes novidades;
• coisas inesperadas e divertidas através das emoções;
• através do olfacto, da visão, do tacto, do paladar e da audição.
RESULTADO? O cérebro torna-se mais flexível, mais ágil e a sua capacidade de memória aumenta.
Não é suficiente: ler, trabalhar, fazer exercícios e mil coisas mais durante o dia. Isso não é suficiente para estimular a mente, porque …. Não passam de rotinas. Fazemos sempre a mesma coisa da mesma maneira.
Se pensarmos num dia ou semana comum e corrente: Que há de diferente na sua rotina diária?
O caminho para o trabalho, a hora que comemos ou regressamos a casa, o tempo que passamos no carro, os programas que vemos na televisão?
- AS ACTIVIDADES ROTINEIRAS SÃO INCONSCIENTES - Fazem com que o cérebro funcione automaticamente e requeira um mínimo de energia.
As experiências passam pelas mesmas estradas neuronais já formadas, NÃO DESBRAVAM, NÃO ABREM NOVOS CAMINHOS. É como se um carro passasse sempre no mesmo caminho, como se todos os dias o relógio despertasse à mesma hora, como se o galo cantasse sempre à mesma hora ao romper do dia. ASSIM: Não há produção de neurotrofinas.
INDICO ALGUNS EXERCíCIOS QUE EXPANDEM SUBSTANCIALMENTE AS DENTRITAS (1) E A PRODUÇÃO DE NEUROTROFINAS. Pede-se a cada pessoa o mmáximo cuidado, porque cair não será uma ajuda para a cura.
1. TENTAR, pelos menos uma vez por semana, tomar duche com os olhos fechados. Só com o tacto, localizar as torneiras, ajustar a temperatura da água, pegar no sabonete, o champô ou creme de barbear. As nossas mãos notarão texturas que nunca havíamos encontrado antes.
2. UTILIZAR a mão NÃO dominante. Comer, escrever, abrir a pasta dentes, escovar os dentes, abrir a gaveta com a mão que mais nos custe usar.
3. LER em voz alta: distintos circuitos serão activados, além dos que usa para ler em silêncio.
4. TROCAR as rotas, não andar sempre pelas mesmas ruas (a não ser que tenha receio de se perder e não tenha um edifício-guia ou outra coisa por onde se guiar). Passe por diferentes caminhos para ir para o trabalho ou para casa.
5. MODIFICAR a rotina. Fazer coisas diferentes. Sair, conhecer, falar com pessoas de diferentes idades, trabalhos e ideologias. Experimentar o inesperado. Usar as escadas ao invés do elevador. Sair para o campo, caminhar.
6. TROCAR a localização de algumas coisas. Deve ser por isso que eu, desde sempre, gosto de mudar os móveis, pô-los de maneira diferente, em lugares diferentes. O Tó há anos, quando chegou a casa e encontrou o seu interior praticamente todo diferente, disse: por este andar, qualquer dia encontro a cama na casa de banho. O que vale é que chego com sol a casa, não tropeço num móvel que de repente "se mudou" para outro lugar.
6.a) Ao saber onde tudo está, o cérebro já construiu um mapa. Mudar, por exemplo, o recipiente de lixo de lugar, e veremos o número de vezes que iremos atirar o lixo no antigo local.
7. Aprenda uma habilidade. 
  • Fotografia. Se tem máquina fotográfica, mesmo das mais simples, leve-a a "passear" consigo. Fique alerta e aos poucos verá que é capaz de tirar boas fotos. Entretanto veja as fotos dos seus amigos, daqueles que as publicam em sites. Site "Olhares" e site "Reflexos" Vou guiá-la numa visita ao site, só terá de escrever no Google: "TóCortez fotografia Olhares" e belas fotos aparecerão à frente do seu nariz.
  • Culinária, (cuidado com certas comidas e não experimente novas receitas de bolos todos os dias, o açucar não é saudável e as manteigas podem ajudar a elevar o mau colesterol).
  • Faça yoga, estudar um novo idioma.
  • Se gostar de quebra-cabeças ou figuras, cubra um olho para perder a percepção de profundidade, de modo que o cérebro tenha que confiar e buscar outras rotas.
  • 8. IDENTIFICAR OBJECTOS: Colocar no carro uma chávena com várias moedas diferentes e tactear a mão para que, enquanto esteja parado num semáforo, com os dedos identificar cada uma. (esperemos que os larápios não espreitem para dentro do carro quando este estiver no parqueamento)
Receio apenas que quem pretender andar às escuras à noite, mesmo que seja apenas para se dirigir à casa de banho, predispõe-se a bater com a cabeça na parede ou a dar um pontapé num móvel que de repente, resolveu sair do lugar... Porque andar sem luz, pode não ser sinónimo de tentar "experiências para a memória", mas sim "economizar luz". Não confundir!!!!

Porque não abrirmos a mente e experimentarmos esses exercícios tão simples que, de acordo com os estudos de Neurobiologia da Duke University Medical Center, ampliam a nossa memória? Com sorte, nunca mais voltaremos a perguntar: “Onde deixei as minhas chaves? “
(1)…Os nomes não tem interesse para decorar, mas sim não esquecer o que podemos fazer para exercitar o cérebro. Estes escritos, foram ensinamentos adquiridos através de diversos médicos de medicina natural ou de médicos que, embora praticamente outro tipo de medicina, dão estes conselhos aos seus doentes e, ainda, pela leitura dos estudos efectuados pelo departamento de Neurobiologia da Universidade de Duke. Não pretende ser qualquer tratado sobre saúde, mas apenas para ajudar nas aulas que dou a adultos na Universidade.Todas as pessoas são livres para julgar se os devem ou não seguir.

Pode também estar interessado em ler neste blogue: SAÚDE - a salsa; SAÚDE - cloreto de magnésio e outros

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...