quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MONUMENTOS DE PORTUGAL - BATALHA

Mosteiro da Batalha 
MOSTEIRO DA BATALHA -(nome completo: Mosteiro de Santa Maria da Vitória) A alguns quilómetros de distância de Alcobaça, comemora a batalha de Aljubarrota.

Foi mandado edificar por D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.
Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, tendo tido início em 1386 até 1517, no reinado de sete reis de Portugal. De arquitectura gótica tardia portuguesa ou estilo manuelino (tempo de D.Manuel).
É considerado património mundial pela UNESCO.
Em 7/7/2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal.

Ali perto, mais própriamente a caminho de Porto de Mós,  pode ir visitar-se o pequeno monumento à Padeira de Aljubarrota, e mais adiante um Museu dedicado à Batalha de Aljubarrota. (S.Jorge-Porto de Mós).



Museu dedicado à Batalha de Aljubarrota: Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota em Porto de Mós

Museu na Avenida Nuno Álvares Pereira, 120 - 2480-062 São Jorge, Porto de Mós
Espaço situado no Campo Militar de São Jorge. Dispõe de uma exposição documental sobre o período histórico 1369-1415 e a batalha entre o exército português e castelhano em 1385. A mostra divide-se em quatro partes que correspondem à Baixa Idade Média, Crise de 1383-85, Batalha de Aljubarrota e Consequências da Vitória. Desde outubro de 2008 o centro possui um espaço multimédia, onde a aventura e o rigor científico se encontram.
Este tem uma área expositiva com 900 m2: dois núcleos expositivos dedicados à Batalha de Aljubarrota, à época em que se inseriu e às descobertas arqueológicas no campo de batalha; e um auditório para projecção de um espectáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.
Não deixe de visitar, é muito interessante.


(Artigo possível com ajuda da Wikipédia)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...