terça-feira, 28 de setembro de 2010

D. CARLOS I - REI DE PORTUGAL E A BAÍA DE CASCAIS

D. CARLOS I - REI DE PORTUGAL
E A BAÍA DE CASCAIS, DE ONDE
SAIU O SEU 1º. CRUZEIRO.

Faz hoje, dia 28 de Setembro de 2010, 147 anos que nasceu o nosso Rei D. Carlos I.
O facto de ter estado bastante ocupada ultimamente, com o III ENCONTRO DE ESCRITORES e ontem com a sessão solene da ACADEMIA DE LETRAS, não me permitiu escrever atempadamente sobre o assunto.
Não notei que no noticiário de hoje, este facto tenha sido referido. Mas porque moro nesta terra maravilhosa, que tem uma belíssima Baía de onde saiu o seu 1º. cruzeiro, no verão de 1896, não quero deixar passar esta efeméride sem a ela me referir. E porque gosto de Reis, de Principes, de Rainhas, Princesas, Marqueses, Duques, Condes, etc. (e talvez não só), e, porque gosto de elogiar quem o merece, aqui deixo estas linhas escritas à pressa, em preito de homenagem simples, mas sincera, ao Monarca sábio, como lhe chamou o Principe de Mónaco.

Reinou D. Carlos entre 1889 e 1908, e mais poderia ter reinado, se um tiro traiçoeiro lhe não tivesse tirado a vida, a 01-02-1908, com apenas 45 anos de idade.

Segundo os historiadores, era um homem inteligente, sensível, pintor talentoso, com uma paixão pelo mar.
Esta paixão pelo mar, levou-o a investigações científicas feitas a bordo do iate AMÉLIA, nome de sua esposa D. Amélia de Orleães e Bragança. Teve mais três iates com o mesmo nome.
D. Carlos I, é, sem sombra de dúvida, o pai da oceanografia portuguesa.
Como disse atrás, aqui fica uma homenagem pequena, a um Rei de GRANDES TALENTOS.
CELESTE CORTEZ

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...