HOMENAGENS































HOMENAGEM


Oscar de Almeida de Niemeyer Soares GCSEComIH foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado, e por este motivo teve grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília

Texto da wikipédia com a devida vénia.




ESCRITOR - JORGE AMADO (BR

Jorge Leal Amado de Faria (Itabuna, 10 de agosto de 1912Salvador, 6 de agosto de 2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.
Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta do Agreste, Gabriela, Cravo e Canela e Teresa Batista Cansada de Guerra são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres.(Da wikipédia).
            JORGE AMADO, teria feito hoje, dia 10 de Agosto 100 anos. Todos os seus livros são maravilhosos, mas "Capitães da Areia" (1937) tem uma história especial que obriga o leitor a tomar conhecimento das crianças abandonadas. Capitães da Areia é um grupo de menores abandonados e marginalizados, que aterrorizam Salvador. Os únicos que se relacionam com eles são Padre José Pedro e uma mãe-de-santo. O Reformatório é um antro de crueldades, a polícia prende-os e trata-os cruelsmente como de adultos se tratasse. Narra histórias dos principais Capitães da Areia, que eram quase cem e moravam num espaço abandonado. Tinha como todos os grupos os seus líderes.   
          O homem morreu, a sua obra ficará para sempre. VIVA JORGE AMADO que nos legou um manancial de literatura muito importante. (Celeste Cortez)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Carlos Fuentes (escritor) 
Carlos Fuentes Macías (Cidade do Panamá, Panamá, 11 de novembro de 1928Cidade do México, 15 de maio de 2012). Escritor Mexicano, faleceu hoje com 83 anos de idade.












Estudou na Suíça e nos Estados Unidos da América. Foi embaixador do México na França. Lecionou em Harvard, Cambridge, Princeton e outras universidades norte-americanas de renome internacional. Viveu em outras grandes cidades como Quito, Montevideo, Rio de Janeiro, Washington DC, Santiago e Buenos Aires. Durante a sua adolescência voltou ao México, onde residiu até 1965. Dono de uma vastíssima obra literária, foram-lhe atribuídos diversos prémios e distinções entre os quais o Prêmio Miguel de Cervantes, em 1987.
R-I.-P.

 

 ZECA AFONSO - Homem da canção




ZECA AFONSO dispensa apresentações. Foi para Coimbra em 1940 e começa a cantar por volta do quinto ano no Liceu D. João III. Os tradicionalistas reconheciam-no como um bicho que canta bem. Inicia-se em serenatas e canta em «festarolas de aldeia». O fado de Coimbra, lírico e tradicional, era principalmente interpretado por si.
Começa a sua vida artística gravando músicas de Coimbra.
Um homem marcado por afastamento dos pais, (seu pai esteve em Angola e Moçambique em desempenho da sua carreira de Procurador da Justiça), enquanto ele ficou a viver com pessoas de família.
Entre 1965 e 1967 é professor no Liceu Pêro de Anaia, na cidade da Beira, e em Lourenço Marques. Colabora com um grupo de teatro local, musicando uma peça de Bertolt Brecht: A Excepção e a Regra.

A relação física com a natureza causou-lhe uma profunda ligação ao continente africano: as trovoadas, os grandes rios atravessados em jangadas, a floresta, a terra vermelha. Num documentário da televisão no ano findo, refere-se que esteve no Chipangara (Espangara), aldeia onde viviam muito mais pessoas de raça negra do que brancos, onde Zeca Afonso, então professor de liceu, com a sua imparável simplicidade,  ia beber a sabedoria impar da música africana. 
Faleceu em 23-02-1987, com 57 anos. Precisamente há 25 anos. Recordemo-lo.
                                         #######################################

Quem parte deixa saudades:
José Silvestre Cortez - 8-02-1920 - 16-04-2000
Celeste Mateus da Silveira Silvestre Cortez 21-3-1919 - 19-02-2010
 José Silvestre Cortez, faleceu a 16-04-2000, com 80 anos de idade, vitima de cancro do pâncreas. Hoje seria o seu aniversário natalício - 08 de Fevereiro.

Ao meu primo - padrinho de batismo e cunhado, pessoa que muito apreciei, aqui fica a minha homenagem e do meu marido. Com amor Celeste e Tó  José Cortez, em jovem, quando estudante no colégio de Oliveira do Hospital e depois em Coimbra, entrava em peças teatrais. Em Moçambique para onde emigrou, foi actor de teatro e ensaiador, na cidade da Beira, onde era tesoureiro da Alfândega. Em Porto Amélia, foi, segundo jornais da época, um grande actor de teatro e ensaiador. Dizia o jornal que se Silvestre Cortez vivesse em Portugal, teria um lugar assegurado como homem do teatro. Quando regressou a Portugal, depois do 25 de Abril, não foi para o teatro, não sei dizer porquê. 
Foi casado com Celeste Mateus da Silveira (Silvestre Cortez), que faleceu a 19-02-2010, com quase 92 anos.     
################################################################################
As pessoas partem, às vezes não se despedem de nós de uma maneira notória, mas vão-nos dando ao longo dos seus últimos tempos na terra uns sinais, dizendo umas frases, deixando uns beijinhos mais profundos, que nos deveria levar a imaginar que a sua partida está próxima.

Deixam sempre saudades. E para matarmos saudades devemos falar nelas. Recordá-las com os seus defeitos - para nós defeitos - e com as suas qualidades. Principalmente recordá-los no dia do seu aniversário natalício - alguns passámos juntos - no dia do seu aniversário da partida. Isso faço hoje, 16-01-2012. Faria 88 anos a Celeste Augusta Cortez Silvestre Portela, minha prima por nascimento, minha madrinha de batismo por escolha de meus pais e sua aceitação, e que, com grande gratidão minha, veio a ser minha cunhada, porque irmã de meu marido.
Quantas vezes por graça - (só agora me apercebo que era tímida mas sempre fui alegre), eu dizia:
Irra, não posso dizer mal da família, pertenço à mesma família Cortez mais do que uma vez, até mais do que duas. Meu marido achava graça. Ainda digo isto e ele continua a achar piada. Deus queira que eu o diga durante muitos e muitos anos mais e que ele não deixe de se rir para mim, a concordar.

Celeste Augusta C. Silvestre, era a rapariga mais bonita de Carregal do Sal. Toda a gente gabava a sua beleza, interior e exterior. Eu não o sabia, não poderia ter gabado naquela altura, porque nasci muitos anos depois dela. Mas, madrinha (como sempre lhe chamei), aqui fica a minha homenagem, com muitas saudades da sua partida a 02-09-2011. E também um abraço do seu irmão Tó (agora único irmão na terra). E das nossas filhas-suas sobrinhas de quem tanto gostava. Um abraço do padrinho Victor e ao padrinho José Silvestre Cortez, à madrinha Celeste Mateus da Silveira Silvestre Cortez. E à sua mãe, seu pai, seu irmão Leonardo, à querida irmã Orísia. E por certo verá os meus pais e irmão e restante família: abraços a todos, na certeza de que contaremos sempre com a vossa bençãos lá do céu.



Para si mamã,
"""""""""""""""""""""""""

Para si querida mamã,
Receba com o meu amor,
esta rosa, esta flor,
Por tudo que por mim fez,
os cuidados com as minhas filhas,
o dar pão e ajuda a quem precisava
mesmo quando da sua magra pensão tirava

Se as suas boas obras
Foram aceites pelo Senhor
Não haverá lugar no Céu
Ocupado com mais valor

Um beijo de saudade
dos filhos Celeste e Nelson
do genro Tó
das netas Sami, Bézinha, Luisinha

As pessoas devem ser julgadas pelos seus actos e não pelo seu feitio.

                             #############################################

















MAESTRO – PEDRO VAZ OSÓRIO



Pedro Vaz Osório, nasceu no Porto em 1939 e faleceu a 05-01-2012 no Hospital S. Francisco Xavier, em Lisboa, vitima de cancro, sendo o seu funeral a 7 do corrente mês.

Segundo o currículo que apresentou no seu blogue diz ser pianista, chefe de orquestra, produtor musical e compositor, sendo esta última a sua actividade principal. Tinha como hobby o xadrez. Era um homem cujo coração e alma vibrava com notas musicais, se assim não fosse, como se compreenderia que no seu último ano de engenharia mecânica tivesse enveredado pela música, que também tinha estudado, quando em Portugal se sabia – e se sabe ainda hoje – que poucas pessoas vivem da música?
Copio da sua home page, as suas próprias palavras sobre o xadrez... "Sou desde miúdo um apaixonado pelo xadrez. O meu primeiro tabuleiro foi construído por mim, em cartão, com peças recortadas de uma revista e coladas também em cartão para se aguentarem em pé"...

A simplicidade de um maestro que nos conta o que fez para seu entretenimento: construiu ele próprio o tabuleiro e as figuras de xadrez, com peças recortadas de cartão". Que boa lição para os papás que compram tudo o que os seus filhos lhes pedem!

Mas ele não viveu apenas da música, viveu também para a música.

O conjunto que formou em finais dos anos 50 ou princípios dos anos 60, tocava em bailes aos fins de semana. Quem imaginaria que alguns anos depois, Pedro Osório se dedicaria à orquestração e direção de orquestra? Os grandes nomes, normalmente não se fazem sem muito trabalho e dedicação. Só com muito afinco se consegue um nome e ele teve direito ao lugar que ocupou. Depois do regresso da tropa, cuja comissão cumpriu em Angola, em vez de finalizar o seu último ano de engenharia mecânica, decide-se pela carreira musical.

Pedro Osório representou Portugal no Festival da Eurovisão, mais do que uma vez, tendo, na voz de Lúcia Moniz, conseguido a melhor classificação de sempre para Portugal. Musicou o poema de Ary dos Santos “Portugal Ressuscitado”: Agora o povo unido nunca mais será vencido, nunca mais será vencido”.

Autor de música para cinema e teatro, para shows, interpretação pop de várias óperas e até música sinfónica. Cria arranjos musicais e dirige orquestras, fazendo digressões.

Recebeu em vida – aleluia! – em 1994, o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Já no ano passado, o Ministério da Cultura agraciou-o com a Medalha de Mérito Cultural e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com a comenda da Ordem da Liberdade.
Deixa inúmeros amigos em muitos cantores e artistas nacionais, que cantaram as suas músicas, pisaram os palcos com ajuda musical sua.
O seu último trabalho “Cantos da Babilónia” foi lançado em 18 de Novembro passado e segundo o que o maestro escreveu na sua apresentação, é constítuido por peças em que o piano tem um papel de destaque e que são construídas a partir de pequenos excertos de canções tradicionais da Europa, Ásia e África.

Vamos ouvir “Cantos da Babilónia”.


As datas e os dados bibliográficos foram possíveis através da Wikipédia e a foto pertence a Pedro Osório Home (internet). A composição do artigo e dizeres, é da autoria de Celeste Cortez.
                                       -ooooooooooooo-

CESÁRIA ÉVORA partiu
"SODADE" fica connosco

ATÉ DIA QUI BÔ VOLTÀ, foi a promessa de Cesária.

Ess caminho longe?
Quem mostra' bo
Ess caminho longe?
Ess caminho
Pa São Tomé
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau
Si bô 'screvê' me
'M ta 'screvê be
Si bô 'squecê me
'M ta 'squecê be
Até dia
Qui bô voltà
Sodade sodade
Sodade
Dess nha terra Sao Nicolau

          Nascida no Mindelo, Cabo Verde a 27-08-1941, faleceu hoje sábado, 17-12-2011, com 70 anos de idade, no seu país, a cantora dos pés descalços, que levou Cabo Verde ao mundo, através da sua voz.
         Corria-lhe no sangue o gosto pela música: seu pai tocava cavaquinho, violão e violino.

Embora tendo começado cedo a cantar, Cesária Évora deixou de o fazer por razões pessoais. Mais tarde, encorajada pelo cantor empresário cabo-verdiano Bana radicado em Portugal,  Cesária Évora voltou a atuar em Portugal. Em Cabo Verde um francês chamado José da Silva persuadiu-a a ir para Paris e lá acabou por gravar um novo álbum em 1988 "La diva aux pied nus" (a diva dos pés descalços) - que é como se apresenta nos palcos. Este álbum foi aclamado pela crítica, levando-a a iniciar a gravação do álbum "Miss Perfumado" em 1992. Desde então fixou residência na capital francesa.
          Apesar de ter sido bem sucedido em diversos géneros musicais, foi considerada "raínha da morna".
         Cesária tornou-se assim uma estrela internacional aos 47 anos de idade, o que comprova o ditado: NUNCA É TARDE.
          Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.[2]
          Em Setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a sua editora, Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na sua longa carreira.
casa de Cesária Évora em Cabo Verde
Veio a falecer hoje por "insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada".

Cesária fica na nossa lembrança com "sodade" no coração.  

Na casa da artista, no Mindelo, um dos dois filhos da artista, Eduardo, recebe os amigos da mãe, que o tentam consolar.

As rádios nacionais, nomeadamente Rádio de Cabo Verde, Rádio Nova e Rádio Morabeza estão a passar músicas de Cesária Évora. Não se sabe ainda quando se realizará o funeral.
O presidente da Assembleia Municipal de São Vicente, João Gomes, já cumprimentou os filhos da cantora, e apresentou pêsames em nome de todos os eleitos municipais.

Um abraço forte a todos os Caboverdianos e a todos os amigos de Cesária Évora. Ela nunca deixará de cantar no coração de cada um de vós, no coração de cada um de nós.   

este artigo só foi possível com a ajuda da Wikipédia.

--------------------------o---------------------------o-------------------------------o------------------





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...