domingo, 14 de abril de 2019

CONTO: ABRA OS SEUS OLHOS, por Carlos Brandão de Almeida


ABRA OS SEUS OLHOS, por Carlos Brandão de Almeida

O
 dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac,(*) abordou-o certo dia na rua e pediu-lhe:
- Senhor Bilac, os anos vão passando e eu estou-me a sentir cada vez mais cansado. Por essa razão estou a pensar vender a minha quintinha que o senhor tão bem conhece. Será que o amigo Bilac me poderia redigir o anúncio para o jornal?
O poeta fez um trejeito de reprovação mas, compreendendo a razão invocada pelo amigo, aquiesceu no pedido e prontificou-se a redigir o anúncio.
À sua secretária visionou a bucólica e idílica propriedade e escreveu:

“Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e marejantes águas duma sinuosa ribeira. A casa; banhada pelo Sol nascente, oferece a sombra tranquila nas tardes, numa repousante varanda corrida”

No dia seguinte, Olavo Bilac, fez chegar o projecto do anúncio ao seu amigo.
Tempos depois, encontrou, de novo o comerciante e perguntou-lhe se já tinha vendido a quintinha.
- Nem penso mais nisso — disse o homem - quando li o anúncio que o senhor escreveu é que percebi a maravilha que ali tinha!

Muitas vezes temos os olhos fechados e não prezamos as coisas boas que possuímos e vamos impensadamente atrás de miragens e falsos tesouros.
Amigo leitor: convido-o a fazer um pequeno exercício. Calma e serenamente avalie tudo aquilo a que lhe foi atribuída a faculdade de desfrutar. Coisas e pessoas. Valorize o que tem a pessoa que está ao seu lado; a família que Deus lhe deu; os amigos que consigo convivem; a Pátria onde nasceu; o emprego que lhe providencia o sustento; a sua saúde; os conhecimentos e a experiência de vida que já adquiriu; o sorriso dos filhos ou dos netos, enfim, tudo aquilo que o Criador nos proporciona diariamente. E desfrute disso tudo com redobrado e reconhecido prazer.

Lembre-se de que só quando perdemos um bem é que sentimos a sua falta. E, por nada deste Mundo venda a sua “quintinha” de amor, de afectos e de agradecimento por estar vivo e poder usufruir de tanta coisa boa que foi posta à sua mercê.

Por favor, abra bem os seus olhos... (Carlos Brandão de Almeida).


     Aproveitamos para lhe falar de OLAVO BILAC, nasceu no Brasil, foi Poeta, Orador. Um dos fundadores da na Academia de Letras do Brasil. 

                                 

                                                                           
                   


1 comentário:

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...