sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DIA DE REIS - REIS MAGOS - DIA DO NASCIMENTO DE MEU PAI, O MEU REI.

Pintura de El Greco (1541/1614 (pintura de 1568 +-)
os REIS MAGOS 
- e O MEU REI, MEU PAI.  
          Quem eram os Reis Magos? 
          No livro dos Salmos (Sl.71,11) "Os Reis de toda a terra hão-de adorá-Lo". Adorá-Lo, ao Menino Jesus. 
    Assim sabemos que estes Reis vieram do Oriente montados nos seus camelos e se dirigiram a Belém para ofertar os seus presentes ao Menino. Tinham sido guiados por uma estrela. 
          Os seus nomes eram Baltasar, rei da Arábia, de cor escura, era mouro, de barba cerrada, com quarenta anos de idade, partira do Golfo Pérsico na Arábia. Melchior rei da Pérsia de cor clara, partiu de Ur, terra dos Caldeus, era um velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas. Gaspar, rei da Índia de cor amarela, era um jovem de vinte anos, robusto, partiu de uma distante região montanhosa perto do Mar Cáspio. 
          O ouro representava nobreza e era presente oferecido apenas aos reis. O incenso ou olíbano representava a fé, a espiritualidade e era presente oferecido apenas aos sacerdotes. A mirra representava perfume suave e sacrifício, oferecendo-se aos profetas. Era usada para embalsamar corpos e representava a imortalidade (neste caso da alma). 
          O Rei Mago MelchiorEstes três Reis, simbolicamente representavam os Reis de todo o mundo, porque representavam as raças humanas
          Atribuiu-se à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro, poderia ter sido em outro dia mas não poderia ter sido no dia do nascimento do Menino, porque houve distâncias a percorrer.  
          Devemos aos Magos a tradição de oferecer presentes no Natal, em celebração do nascimento de Jesus. Há muitos países onde a troca de presente não é feita no Natal mas sim no dia de Reis, dia 6 de Janeiro. Nesta celebração também há muitos pais que se fantasiam de Reis Magos para a entrega de presentes, bem diferente da vestimenta do Pai Natal. 
          Quanto aos seus nomes, Gaspar significa "Aquele que vai inspecionar. Melquior ou Belchior quer dizer "Meu Rei é Luz". Baltasar é "Deus manifesta o Rei".
          As relíquias dos Reis Magos foram transladadas no século VI de Constantinopla (Istambul) até Milão (Itália). Em 1164, sendo já venerados como santos, as relíquias foram colocadas na Catedral de Colónia, na cidade de Colónia (Alemanha), onde ainda se encontram.

          
          Se você tem um Rei de quem gostou muito, eu também tive um Rei que continua dentro do meu coração, meu pai, que nasceu em 1915 e partiu em 1973. Relembro-o tantas vezes que nem tem conta. 
          O meu Rei Pai, nasceu também no dia de Reis, no dia 6 de Janeiro. Por isso hoje lhe presto esta pequena mas sentida homenagem. 

3 comentários:

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...