domingo, 18 de setembro de 2016

CASCAIS - FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA (F.I.C.)2016

O Festival Internacional da Cultura – F.I.C. 
 É uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o grupo editorial LeYa e a Câmara Municipal de Cascais, que teve início no ano 2015.
 Da esquerda para a direita: Paulo Mexia, Lídia Jorge, Mediador José Carlos de Vasconcelos e o ex-Ministro Guilherme d'Oliveira Martins 
O FIC promove o encontro entre o grande público e a Cultura: Literatura, Pintura, Música, Artes, Dança, Teatro, Filmes, Poesia, etc. Os bons resultados obtidos na primeira edição, com mais de 20 mil visitantes, realizada no verão de 2015, levaram estes parceiros a apostarem no festival que, este ano, surge com uma nova ambição, através de um enorme reforço da presença de grandes figuras da cultura nacional e internacional.
Alguns eventos foram efetuados bilingual: Uns em português e inglês, outros em português espanhol.
A  generalidade das actividades do FIC é de entrada gratuita – toda a informação disponível em www.fic.leya.com. O festival pode ainda ser seguido em Facebook.com/FICfestival e no twitter.A programação do FIC resulta de um esforço conjunto da LeYa, da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação Dom Luis I.
Homenagem à escritora Lídia Jorge. 
No debate do dia 17 de Setembro de 2016, sob o título de "Literatura e a revolução das mentalidades", teve a participação do ex-ministro Guilherme d'Oliveira Martins, da escritora Lídia Jorge, de Pedro Mexia, tendo como moderador o jornalista José Carlos Vasconcelos. No debate de ideias, diversas pessoas enviaram à mesa comentários escritos que foram sendo respondidos pelos membros da mesa. 
No domingo dia 18, às 17 horas,  em português,  haverá um debate sobre EÇA DE QUEIRÓZ e CHARLOTTE BRONTê, na sala de Pintura Paula Rego, organizado pela Fundação Dom Luis I , sendo a mesa composta por Isabel Pires de Lima e Mário Avelar, com a presença de Paula Rego. 
Às 18 cerimónia presidida por Paula Rego - Entrega de Prémio de Belas Artes. 
Às 19 - Em português o debate sobre "Que forma de conhecimento nos é dado pela literatura? Sob a direção de Afonso Reis Cabral (Portugal), o escritor Gonçalo M. Tavares (Portugal), José Miguel Wisnik (Brazil), Luisa Costa Gomes (Portugal), Patrícia Reis (Portugal), Rui Zink (Portugal. Moderador para esta sessão: Inês Fonseca Santos.
às 22 horas, Conversa entre o autor, novelista britanico David Lodge e a escritora portuguesa diretora do festival Inês Pedrosa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...