segunda-feira, 4 de abril de 2016

CAMÕES - OS MONUMENTOS, AS HOMENAGENS

APONTAMENTOS

monumento a Camões, instalado em 1867
na Praça Luís de Camões, em Lisboa. 
POETA - LUIS VAZ DE CAMÕES  - Depois de ter estado na India, em Macau, em Moçambique, regressou a Portugal a bordo da NAU SANTA CLARA, que chegou a CASCAIS a 7 de abril de 1570.

Finalizou a obra intitulada "OS LUSIADAS", escrita em verso sobre a Epopeia dos Descobrimentos Lusitanos e apresentou-os em recita ao rei D. Sebastião. Este determinou que o trabalho fosse publicado em 1572 e concedeu-lhe uma pequena pensão em pagamento dos serviços que Luís de Camões prestara como militar.
a  Poeta  Celeste Cortez a 10-6-2014,
homenageando Camões,
em frente à sua estátua, em Lisboa. 
Vários monumentos foram erguidos em sua honra, destacando-se o grande Monumento a Camões instalado em 1867 na Praça Luís de Camões, em Lisboa, de autoria de Victor Bastos, e que é o centro de cerimónias públicas oficiais e manifestações populares
Grupo de poetas da APP, vendo-se em primeiro plano
a poeta Aline Mamede
na 2ª. fila de óculos escuros a poeta Celeste Cortez 
          Luis de Camões, é homenageado em muitos lugares do Mundo, principalmente onde haja comunidades portuguesas, mas principalmente em Portugal, no dia 10 de Junho de cada ano. Poetas anónimos e em grupo, vão depositar flores ou dizer poesia alusiva ao autor de "Os Lusíadas".
Nesta página algumas fotos de poetas que num grupo da Associação Portuguesa de Poetas, homenagearam o maior dos poetas. 

Também foi homenageado em composições musicais, apareceu com sua efígie em medalhas, cédulas monetárias, selos e moedas, e como personagem em romances, poesias e peças teatrais. O filme Camões, realizado por José Leitão de Barros, foi a primeira película portuguesa a participar do Festival de Cannes, em 1946. Entre os artistas célebres que o tomaram como modelo para suas obras se contam Bordalo PinheiroJosé Simões de AlmeidaFrancisco Augusto Metrass, António Soares dos Reis, Horace Vernet, José Malhoa, Vieira PortuenseDomingos Sequeira e Lagoa Henriques Uma cratera no planeta Mercúrio e um asteroide da cintura principal receberam o seu nome.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...