quarta-feira, 11 de novembro de 2015

HOMENAGEM DE ADEUS AO PROFESSOR DOUTOR PAULO DA CUNHA E SILVA (Beja 1962-Porto 11-11-2015)


Homenagem de adeus ao Professor Doutor Paulo da Cunha e Silva, que faleceu na madrugada de 11-11-2015, no Porto.

 Vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto, homem forte da cultura portuguesa.

          Viver depressa, mobilizar pessoas de diferentes áreas, fazer as coisas acontecerem e marcar a agenda cultural e mediática. Era este o programa de vida e de acção de Paulo Cunha e Silva (1962-2015). O facto de o fazer, muitas vezes, até à exaustão física poderá ter contribuído para um desfecho tão dramático quanto inesperado: morreu na madrugada de terça para quarta-feira na sua casa em Matosinhos, vítima de um enfarte do miocárdio agudo. Tinha 53 anos.

          Paulo da Cunha e Silva nasceu acidentalmente em Beja em 1962, filho de um juíz e de uma professora. Licenciatura| em Medicina no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. 

          Prosseguiu a sua carreira académica com um Mestrado e Doutoramento em Ciências do Desporto pela mesma Universidade. É professor associado de Pensamento Contemporâneo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Foi previamente professor de Anatomia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto| (Faculdade de Medicina). 

          O seu trabalho de investigação centra-se na reflexão sobre o estatuto do Corpo no Mundo Contemporâneo e na utilização das metodologias do Caos para a sua compreensão. Embora tenha formação nestas áreas, grande parte da sua atividade profissional também está profundamente ligada ao universo das artes plásticas, onde tem comissariado várias exposições e trabalhado como crítico de arte. Para além das artes plásticas, tem também produzido alguns trabalhos teóricos relacionados com o pensamento contemporâneo, e com outras áreas artísticas como a dança, o teatro, a arquitetura e a literatura.
          Os nossos sentidos pêsames a sua família e amigos.  




1 comentário:

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...