sexta-feira, 15 de maio de 2015

DIA DA ESPIGA - 5ª. FEIRA DA ASCENSÃO

HOJE, DIA 14 DE MAIO DE 2015 - É QUINTA FEIRA. MAS UMA QUINTA FEIRA ESPECIAL . NOS TEMPOS IDOS ERA  QUINTA FEIRA DA ASCENSÃO.


A história do Cristianismo diz que 40 dias após a Ressurreição, Cristo apareceu pela última vez aos discípulos antes da sua subida aos Céus. Por isso ficou a denominar-se 5ª. feira da Ascensão.

   O ramo da espiga é composto por "espiga", "malmequer","oliveira",
"papoila","videira" e "alecrim" 


No passado, era dia feriado. As pessoas que viviam perto do campo, levantavam-se cedo para apanharem espigas e flores campestre, folhas de oliveira, alecrim, para fazerem ramos. Uns para si outros para oferta. Eram guardados até à quinta-feira da Ascensão do ano seguinte.
- E porquê?
- Para que não faltasse naquela casa tudo o que a composição do ramo significava: pão, ouro e prata, amor e vida, azeite, luz e paz, vinho e alegria, saúde e força. Aqui fica a simbologia por detrás das plantas que formam o ramo da espiga:                                 


  • Espiga pão;
  • Malmequer – ouro e prata; 
  • Papoila – amor e vida; 
  • Oliveira – azeite , luz e paz; 
  • Videira – vinho e alegria;
  •  Alecrim – saúde e força.

Aos meus leitores um abraço cheio de alecrim, oliveira, malmequeres, espigas e folhas de oliveira, embrulhado em folhas de videira. 


Celeste Cortez, autora dos romances O Meu Pecado, Mãe Preta e N. de P., e dos livros de poesia Cântico de Palavrasw, L. de E., de livros infanto-juvenis Nicolau viaja para o país da fantasia.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...