sexta-feira, 24 de abril de 2015

O QUE É UM SONETO?




O QUE É UM SONETO?







Ao que tudo indica, o soneto - do italiano sonetto, pequena canção ou, literalmente, pequeno som - foi criado no começo do século XIII, na Sicília, onde era cantado na corte de Frederico II da mesma forma que as tradicionais baladas provençais

Invenção do soneto: Alguns atribuem a Jacopo (Giacomo) Notaro, um poeta siciliano na corte imperial de Frederico,  que surgiu como uma espécie de canção ou de letra escrita para música, possuindo uma oitava ( 1 quarteto+1 quarteto e dois tercetos), com melodias diferentes. 

Um soneto tem 14 versos, porque cada linha é um verso. Serão 2 x quartetos (quatro linhas cada)  e 2 x tercetos (3 linhas cada). seguindo variavelmente os seguintes esquemas de rima: abab / abab / ccd / ccd; abba / abba / cde / cde ou abba / abba / cdc / dcd.,
 
Exemplifico: ABAB: quando no final de cada verso (ou seja de cada linha), rimam a primeira linha com a terceira. A segunda com a quarta.
ABBA - quando no final da primeira linha rima com a 4ª.linha. A 2ª. linha rima com a terceira linha:
Depois dos tercetos: CCD/CCD - rima a primeira com ma segunda linha, no primeiro e no 2º. terceto. E rimam a terceira linha do primeiro terceto com a terceira linha do segundo terceto.

  

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...