terça-feira, 10 de março de 2015

HOMENAGEM AO ESCRITOR AMADEU FERREIRA-FALECIDO A 01-03-2015

Escritor, Amadeu Ferreira (1951-2015)

Faleceu no dia 1 de Março de 2015 o escritor (romancista e poeta) Amadeu Ferreira, vítima de doença prolongada. Fica de luto a cultura de um modo geral e particularmente a cultura transmontana.Tinha  64 anos de idade.
Amadeu Ferreira, era Presidente da Direcção da Academia de Letras de Trás-os-Montes. Professor de direito na Universidade Nova de Lisboa. Vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. 
Traduziu para Mirandês, sob o pseudónimo de Fracisco Niebro, obras importantes como Os Lusíadas, os Quatro Evangelhos, e Mensagem,de Fernando Pessoa, Astérix e obras de Horácio, Vergílio.
Outras obras do escritor Amadeu Ferreira: 
Poesia;Ars Vivendi / Ars Moriendi (sua obra-prima),Norteando e Cebadeiros;
Prosa:  La Bouba de la Tenerie / Tempo de Fogo (versão mirandesa e portuguesa), Cuntas de Tiu Jouquin e Ditos Dezideiros / Provérbios Mirandeses.
É o autor do manifesto da língua mirandesa Lhéngua Mirandesa - Manifesto an Forma de Hino.
Livros de Direito: Homicídio Privilegiado e Direito dos Valores Mobiliários.
Colaborador em mirandês, de diversos meios de comunicação social de âmbito regional e nacional: Jornal Nordeste, Mensageiro de Bragança, Diário de Trás-os-Montes e O Público.

Um livro com a sua biografia, com o título "O fio das lembranças" da autoria da Professora Doutora Teresa Martins Marques, foi lançado no dia 5 de Março 2015, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, assim como o seu último livro de poesia "Belheç/Velhice" (bilingue mirandês/português). 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...