sábado, 28 de fevereiro de 2015

PORCELANA PINTADA por Celeste Cortez - PRATO DA SEMANA

          Embora a nossa pintura em porcelana (minha e de meu marido), seja baseada na pintura da Companhia das Indias (já expliquei neste blogue quem era a Companhia das Índias e porque foi criada) este prato não o é.
          Vê-se que foi um desenho que se passou para o prato e se foi enchendo na parte das cores. Foi invenção minha os tracinhos em cruz X e as mini florinhas que aparecem a ornamentar a parte central do prato.  No entanto, terei de chamar à atenção, de que este tipo de desenho, nada tem a ver com as lindas pinturas de "desenho livre" que se faz. 
          Neste prato, continuei, como podem ver, a usar o mesmo "estilo", a mesma "forma",  que se usei
para a pintura da louça Companhia das Índias. 
          Temos pena porque não temos para partilhar convosco todos os pratos que pintamos nos quase dois anos de aprendizagem, com uma ida semanal de 2 horas às aulas. Porque oferecemos alguns e não nos lembramos de tirar foto. Mas... descansem, temos muitos para publicar.  
          Este prato, só com duas cores, pode ser levado à mufla (forno de cozer e fixar as cores da tinta na porcelana), apenas uma vez. Explicando melhor: Não precisamos de "cozer" a tinta azul e depois vir pintar a amarela e o prato voltar à mufla. Não.
          Neste caso, até o ouro à volta se poderia ter levado a cozer conjuntamente? Se foi esta a sua pergunta, diremos que não, porque a temperatura para fixar a tinta de cores, não é a mesma que para fixar o ouro. A tinta de ouro, além de ser caríssima, é muito sensível. Se coze a uma temperatura maior ou menor, não sei dizer, porque não tinha mufla. Alguém fez na sua mufla o trabalho mediante pagamento. 
          E por hoje é tudo sobre os nossos pratos. Para a semana e todas as semanas durante bastante tempo, espero ter oportunidade de publicar mais fotos de pratos pintados por mim com a ajuda de meu marido na parte do desenho.  

1 comentário:

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...