domingo, 8 de fevereiro de 2015

PORCELANA PINTADA À MÃO, por CELESTE E TÓ CORTEZ

 PORCELANA PINTADA à MÃO, por CELESTE CORTEZ E ANTÓNIO CORTEZ


          Estes pratos de porcelana pintada à mão, também têm uma história. O da esquerda foi pintado por meu marido o da direita por mim, praticamente ao mesmo tempo. Mas quando ele teve um acidente quando ia a atravessar uma rua, em Mem Martins, Sintra, uma moto a grande velocidade, atirou-o ao chão. Ficou como morto. Pessoas diferentes chamaram ambulância. Juntaram-se ali duas ambulâncias e a dos Bombeiros de Mem
Martins levou-o ao Hospital S. Francisco Xavier, em estado de coma.

Os artistas pintores dos pratos acima
 O prato da esquerda, no tempo em que ele permaneceu no hospital e em recuperação, sem paciência para pintar - e nunca mais pegou num prato, nem nas tintas e pinceis para pintar - acabei-o. Assim como acabei mais um ou dois que ele tinha finalizado, mas que, depois da tinta queimada na muffla, ficou um pouco esbatida.
          Os desenhos dos pratos, que são tipo "Companhia das Indias", terão, evidentemente, de ter os desenhos célebres para o confirmar. Quis dizer que teríamos de copiar o desenho dos pratos antigos, para se considerar tipo "Companhia das Indias" Mas... porque gosto de criar, os rebordos dos pratos, fi-los a meu gosto. Assim como o arremate do prato da direita.
          Quero chamar à atenção, de que o prato da direita, está mal posicionado em relação à foto... quer dizer, o seu centro será onde tem o tronco (que inventei, não existe nos pratos da coleção Cª.das Indias) e segue para as folhas grandes.  

         O que é Porcelana Companhia das Indias? Porcelana vinda da India? Não. Porcelana vinda da China. E a louça, deixou de ter o nome do seu fabricante e passou a ter a etiqueta da Companhia que os transportava para a Europa. Houve diversas Companhias da Índias, empresas de comércio e transporte via marítima, (não havia via aérea naqueles tempos). Eram fabricadas com o propósito de atender a encomendas de gente importante, com brasão e dinheiro, ou pelo menos com bastante dinheiro para a encomendar e pagar. 
                   Voltem amanhã. Voltem todos os dias, eu voltarei também.  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...