sábado, 31 de janeiro de 2015

PORCELANA PINTADA À MÃO POR CELESTE CORTEZ


 Flôr de lótus é o nome da flor pintada neste prato. Imitação dos famosos pratos Companhia das Índias.
Este foi pintado por mim, em 1999, mas por esquecimento não tem data.

     Todos temos uma história, até os pratos têm a sua história. A deste é bem simples. Mas bela, como belas são todas as histórias simples. Vou partilhar convosco este segredinho:
     - Este prato não é da melhor porcelana, isto é, não é porcelana de primeira. E, derradeiro (último) de um conjunto, acabou por ser utilizado para apanhar a água de um pequeno vaso, quando se regava a planta que o vaso continha. Era uma planta bela, merecia o lindo vaso e o prato.
     Mas um dia... já repararam que há sempre um dia que muda tudo? Ou que muda coisas ou atitudes que virão mudar, quantas vezes para melhor, a nossa vida?  Esse dia também chegou para o pratinho. E ele, em vez de ficar a aparar a água que gotejava do vaso quando se regava a planta, foi muito bem lavado, bem limpo, limpo com carinho,  com um algodão embebido em álcool para lhe tirar qualquer impureza. Por fim, passou-se-lhe o desenho de uma flor de lótus, igual aos que há nos pratos da Companhia das Índias e pintou-se.  
    Quem fez esse trabalho fui eu. Desde a recuperação do pratinho, à limpeza, ao passar o desenho, ao pintar as cores. A flor de lótus tem de ser igual às que os pratos Companhia das Índias ostentam. Pratos que são famosos em todo o mundo. Há muito mais cores de flor de lótus, desde o branco, passando pelo rosa, lilás, amarelo, etc. Não vacilei em escolher a cor vermelha, embora o vermelho seja, em pintura, preferível fazer-se com vermelho fogo.  
     A lótus vermelha simboliza a natureza original do coração. É o símbolo do amor, compaixão, paixão e outras emoções associadas ao coração. O lótus vermelho é geralmente representado com suas pétalas abertas, simbolizando a beleza e a doação de um coração. 
     Para o tornar mais verosímil, limpei um pouquinho da tinta das folhas e, uns buraquinhos apareceram, como se ali tivesse andado uma lagartinha malandra. Malandra sim, mas as lagartinhas alimentam-se apenas dos bons vegetais, assim, depreende-se que as folhas da flor de lótus devem ser para as lagartinhas uma especialidade culinária, um manjar especial, um prato muito saboroso!
     Depois de pronto, pensei como tinha sido maravilhosa esta transformação num simples pratinho. Como ele, também as pessoas podem melhorar, quer seja por sua própria vontade, quer seja pela ajuda de alguém.
Foto da flor de lótus da internet.
Pensamento da escritora Celeste Cortez 
     No Oriente, a flor de lótus significa, além de outras qualidades, a pureza, porque, sendo a flor tão bela, nasce em lagoas poluídas, águas estagnadas. A sua raiz está na lama da lagoa, o caule na água e a flor ao sol. Mas consegue sobressair quando se olha para ela. Como esta flor, também nós poderemos sobressair fazendo o melhor que pudermos, no lugar em que estivermos. (01-02-2015)

 "Pensamento: Não pretenda viver sem amor, porque a alegria desaparecerá da sua vida" Celeste Cortez (escritora) (é o que está escrito nas folhas da flor de lótus que coloquei acima)


2 comentários:

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...