terça-feira, 21 de outubro de 2014

COENTROS - COMA COENTROS PELA SUA RICA SAÚDE

CONHEÇA AS PROPRIEDADES DOS COENTROS... com os últimos estudos efectuados na Universidade da Beira Interior - em Portugal. 
Há alguém que não conheça os coentros? Aquela plantinha que dá umas folhinhas tipo salsa, que têm um cheiro muito característica agradável, que no tempo quente depois de bem crescidas produzem florinhas e mais tarde sementinhas. Então, como muita gente sabe, os coentros de apresentação tão modesta, fazem bem a diversos problemas de saúde.  

Usa-se para combater a flatulência, má digestão, anorexia nervosa. Exteriormente usa-se para combater o reumatismo e dores das articulações. Bom contra enjoos e vómitos, cólicas e gases intestinais, desinfecta e cicatriza feridas, chagas e úlceras. É aperitivo e adstringente, regula o atraso menstrual, tira a halitóse, evita lombrigas. Ótimo para juntar às janelas cruas. Também bom para fazer sopas (Receita de sopa fina: passar a batata e cebola em puré, deitar-lhe bastantes coentros cortados em pedaços pequenos. Depois de ferver uns segundos, juntar-lhe azeite de oliveira.

A partir de agora podemos dar-lhe mais uma razão - uma enorme razão - para comer coentros: 

 Eis um estudo com assinatura portuguesa de uma Universidade Portuguesa: 


> Use e abuse dos coentros na cozinha. Esta erva aromática, usada quer na cozinha, quer em fármacos, pode ajudar a prevenir doenças transmitidas por alimentos e vai ao ponto de tratar infecções resistentes aos antibióticos. Ou seja, um estudo da Universidade da Beira Interior, publicado no «Journal of Medical Microbiology» chegou à conclusão de que: o óleo de coentros é tóxico para uma ampla gama de bactérias nocivas.
>
> O efeito do óleo de coentros foi testado em 12 estirpes de bactérias, entre as quais a E.coli, a Salmonella entérica e a Bacillus cereus. Todas elas mostraram uma redução do crescimento, sendo que a maioria delas foi eliminada por soluções que continham até 1,6 por cento de óleo de coentros. Apenas duas resistiram ao efeito bactericida desta solução.
>
> Fernanda Domingues, responsável pela investigação, explicou como funciona o óleo dos coentros: - «Os resultados indicam que o óleo de coentros danifica a membrana que envolve a célula bacteriana. Isso interrompe a barreira entre a célula e o seu meio ambiente e inibe os processos essenciais, incluindo a respiração, o que acaba por conduzir a célula bacteriana à morte».
>
> Fernanda Domingues, Filomena Silva, Susana Ferreira, e João Queiroz deixam, assim, uma dica. «O óleo de coentros pode ser uma alternativa natural aos antibióticos comuns, já que pode ser usado como medicamento na forma de loções, anti-sépticos orais e até mesmo comprimidos para combater infecções bacterianas multi-resistentes que, de outra forma, não poderiam ser tratadas».
>
> E não é só a indústria farmacêutica que pode «lucrar» com os coentros. Também a indústria alimentar e médica, já que «anualmente, nos países desenvolvidos, cerca de 30 por cento da população sofre de doenças transmitidas por alimentos. Esta pesquisa incentiva o desenvolvimento de novos aditivos alimentares.»


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...