quarta-feira, 26 de março de 2014

UMA FAMÍLIA COMPLICADA ... por Carlos Brandão de Almeida

   


      UMA FAMÍLIA COMPLICADA

É uma família numerosa: pai, mãe e sete filhos. Gostava de vos apresentar a família da Mãe Economia. Curiosamente, embora frutos da mesma raiz, não há dois irmãos que sejam iguais. O mesmo acontece com os progenitores. A Mãe é uma senhora volumosa, determinada, umas vezes austera, outras vezes dissipadora. Gosta, contudo, de aforrar. É ela que governa a casa, desempenhando um papel fundamental na vida daquela família.
Ao invés, o Pai, de seu nome Défice do Estado, é um homem fraco, algo irresponsável, despende mais do que amealha, ficando frequentemente em situação economicamente aflitiva.
Dois dos rebentos são varões: o Desemprego e o PIB. O primeiro é assustadoramente instável e, como muitas vezes não tem trabalho, vive com dificuldade, restringindo o consumo de bens. Socorre-se com frequência de subsídios estatais.
No pólo oposto está o PIB. O mano rico da família. Homem de sucesso, empreendedor e fanático obreiro. É o membro da família que gera mais riqueza ao longo do ano.
As diferenças entre as irmãs são notórias. Duas têm o mesmo nome próprio: Taxa. Uma é a Taxa de Câmbio e a outra chama-se Taxa de Juro .A primeira é a mais viajada daí a sua propensão em se valorizar em relação às suas companheiras. É inconstante e caprichosa. Vive em permanente instabilidade.
A mana Taxa de Juro também não é menos estável. É volúvel e muito versátil. Gosta de se elevar no conceito da vizinhança. Mas esta faz o possível por lhe baixar o valor.
A mais formosa de todas as irmãs é a Produtividade. E uma incansável e competente profissional. Todos falam nela, todos a admiram, todos a desejam, mas poucos a acompanham. Pensam que actividade excessiva cansa…
A mana Bolsa é uma cabecita no ar, duma inconstância perturbadora. Os rapazes do bairro cortejam-na mas ela não se prende a nenhum. É bonita, sabe explorar os seus predicados mas é extremamente volúvel.
O último membro desta singular família dá pelo nome de Inflação. É intrinsecamente má e invejosa. Todos a detestam pois não se coíbe de prejudicar os vizinhos. Enfim, a ovelha ranhosa do clã.

Amigos: sei que vós já convivestes com alguns dos membros desta influente família. De uns tantos receberam atenções, de outros nem por isso.
Só desejo que os menos amáveis não possam perturbar o vosso quotidiano.

                                                               Carlos Brandão de Almeida


2014-03-25



2 comentários:

  1. Para meu mal estou a ser constantemente assediado pelos membros mais desregrados desta família...

    ResponderEliminar

  2. Caro amigo Albertino Veloso:
    É uma família dos diabos. E não conseguimos que nos deixem de importunar!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...