quinta-feira, 27 de junho de 2013

MANDELA - PARA O MUNDO UM ÍCONE SAGRADO



MANDELA - ÍCONE SAGRADO PARA O MUNDO

Nelson Mandela prémio Nobel da Paz que compartilhou com Frederik de Klerk antigo leader sul africano. 

Faz de cada dia um dia "Nelson Mandela"Make every day a Mandela Day

NELSON MANDELA e sua esposa Graça Simbine
The Nelson Mandela Centre of Memory contributes to a just society by keeping alive the legacy of Nelson Mandela.  O Centro em Memória de Nelson Mandela, contribue para uma sociedade mais justa, guardando na nossa memória, o legado de Nelson Mandela. (tradução livre de Celeste Cortez).  


       No seu discurso de posse em 1994, o grande e incontestavel leader disse:                                                                                                                                                                                                             
.........." O nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes.

O nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É a nossa luz, não a nossa escuridão, que mais nos amedronta.

          Pergunto:  "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso?...Fazer de conta que se é pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se. As outras pessoas ficariam inseguras à sua volta.

        Se deixarmos a nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo".

domingo, 23 de junho de 2013

"Que"

Cartão feito manualmente e com o coração
pela tia do noivo - Isabel Cortez-Silvestre Caratão


Queridos Sara e Michael
"Parabéns"

Parabéns por este momento tão sublime,
 que é a união entre duas pessoas maravilhosas que se amam.  

 "Que"

Que este dia seja alegre e feliz,
Que seja sempre lembrado pelos melhores motivos;
Que fiquem recordações preciosas para desfrutar ao longo da vida.
  Que o recordem com saudades à volta duma mesa farta,  com filhos, netos e bisnetos daqui a muitas décadas.
 Que a perspectiva luminosa que traçaram para o futuro se prolongue e frutifique,
Que a vossa lua de mel seja o tempo mais longo da vossa vida
Que cada momento seja visto como único na vida, num amor a dois.  
                
                                 Os caminhos não são atapetados com pétalas de rosas,
                   mas amparando-se mutuamente será mais fácil a caminhada
 
       Que a adaptação à nova vida a dois, seja acompanhada com os bons sentimentos que levais para o casamento,
Que o amor seja cada vez mais forte e profundo.
 Que saibam transformar todos os momentos e as coisas simples da vida em alegrias com razões para festejarem com sabedoria, carinho e amor
Foto de Tudo para Noivas

              Insucessos e desapontamentos são normais na vida, mas serão reduzidos ao mínimo se os enfrentardes unidos;

Quando duas pessoas que se amam olharem na mesma direcção 
as respostas serão encontradas em frente dos vossos olhos as bênçãos aparecerão. 

Felicidades
                           
22-06-2013                                Abraços com muito carinho dos avós
                                                                    Celeste e Tó Cortez Silvestre


sábado, 15 de junho de 2013

UTOPIA QUANTO BASTE, por Carlos Brandão de Almeida

UTOPIA QUANTO BASTE

N
a sua encíclica, Centesimus Annus, o Papa João Paulo II, apóstolo e peregrino de Fátima, abordou, com todo o realismo, o fracasso da ideologia colectiva que agonizava em doloroso estertor os povos forçados a suportá-la durante largas dezenas de anos. Os mais esclarecidos sabiam, desde há muito, que o Estado Patrão é um Monstro contra-natura, coarctador das mais elementares liberdades individuais.
Mas, o Santo Padre condenava também os malefícios de um capitalismo desregrado, igualmente monstruoso, incapaz de administrar com justiça a distribuição da riqueza e, por isso, algoz de milhares de seres. Esse modelo de sociedade, no seu quadro mais radical, venera dois deuses: o Tempo e o Dinheiro. Time is Money é a bandeira dos adoradores dessa forma de vida.
Colectivismo científico e capitalismo selvagem têm, afinal, um denominador comum: a escravidão aos valores materiais em detrimento dos princípios espirituais geradores da solidariedade e da fraternidade humana.
Pecam igualmente pela ausência do mais belo sentimento concedido aos homens e razão primeira da crucificação de Jesus Cristo: o amor ao próximo. Amor ao próximo que tão arredio anda das relações humanas que presenciamos nos dias de hoje.
Lembro-me de uma história oriental passada entre um pobre e um sovina: O mendigo bateu à porta do forreta e pediu-lhe um pouco de pão para matar a fome. Respondeu-lhe o avaro que não era padeiro, que nada tinha para ele. Insistiu o pedinte esmolando-lhe um pouco de carne. Ainda menos, respondeu-lhe o somítico, eu não sou açougueiro. Então um pouco de farinha porfiou o pobre. Respondeu-lhe o avarento, já enfadado, dizendo que não era moleiro. Ao menos, instou o coitado, umas moedinhas. Já chega, ripostou o unhas-de-fome, eu não sou nenhum banco, segue o teu caminho e não me maces. Triste, o pedinte rogou que o deixasse descansar à sombra, em sua casa. Exasperado o agarrado permitiu-lhe a entrada. Senta-te ali. Então o mendigo entrou em casa e, de pronto, começou a fazer as suas necessidades. O dono da casa, enfurecido, gritou-lhe: malandro, o que estás tu a fazer? 
- Num sítio tão inútil como este – sentenciou o pobre - não vejo coisa melhor do que defecar!
Com efeito:
- Se eu acumular diplomas, cursos e estágios mas for indiferente aos problemas dos outros, a minha cultura não passará de um inútil armazém de canudos;
- Se eu ignorar os problemas da região onde habito, fugindo à realidade que me rodeia, não passo de um desenraizado egoísta;
- Se eu desfrutar de uma vida abastada e não me lembrar de ajudar os que têm fome, os desempregados, os doentes e todos os que necessitem dum providencial apoio, sou apenas um inútil manequim.
A todas estas situações é comum a ausência de generosos valores morais sobrelevados pelo império do materialismo.
Façamos uma sincera introspecção que nos leve a rejeitar enfeudamentos a modelos de sociedade desumanizante. Encaminhemo-nos sim pelas virtudes dos valores espirituais e de solidariedade. Importa, pois, não tolerarmos a injustiça e as profundas desigualdades que povoam a nossa sociedade.
Sabemos que a Utopia é inatingível mas esforcemo-nos por nos aproximarmos dessa quimera.

Carlos Brandão de Almeida
2013-02-11
                                                                                                             
                                                                                                     


quarta-feira, 12 de junho de 2013

CORUJA - simbolo da inteligência, sabedoria, reflexão, conhecimento racional e intuitivo, mistério

Esta coruja em vidro pintado, foi  feita para ofertar aos
dirigentes e professores da USCSAL - universidade sénior de
Carregal do Sal.
 Foi-me oferecida também a 7-6-2013 (festa de finalização do 2º. ano letivo, por ser a mentora e co-fundadora da mesma universidade. 
CORUJA

simbolo da inteligência, da sabedoria, do conhecimento, do mistério, da reflexão.

Na mitologia grega, a deusa da sabedoria, Athena, tinha a coruja como símbolo. A coruja, ave noturna, é tida pelos sábios gregos como simbolo da busca do conhecimento porque a noite é o momento para o pensamento filosófico e esta, enquanto outros animais dormem fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos. Também por isso a coruja representa para diversas culturas, o conhecimento do oculto. 
Ela gira o pescoço até um angulo de 270º. graus para observar ao redor, ficando o resto do corpo sem movimento.

A coruja é escolhida como mascote dos escuteiros (escoteiros, grafia mais usada no Brasil)   e dos universitários dos cursos de Filosofia, de Pedagogia e de Letras. 

terça-feira, 11 de junho de 2013

"Génesis": Sebastião Salgado escreve carta de amor ao planeta Terra | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

"Génesis": Sebastião Salgado escreve carta de amor ao planeta Terra | Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura

SAÚDE - DESMAIO - AVC

O DESMAIO (síncope), perda súbita e breve de consciência 
TENSÃO ARTERIAL.
Eis uma síntese de artigos sobre saúde àcerca do desmaio (síncope), em que se congregam praticamente todas as causas e todos os modos. Espero assim ajudar a dismistificar diversos nomes clínicos que por vezes tornam o entendimento difícil. 
Se ajudei, pode copiar sem receio, mas quer seja para enviar por email, para fazer slides, diapositivos, publicar seja de que forma e meio for, será sua obrigação referir a autora, nomeando este blogue: LETRAS Á SOLTA -  http://www.celestecortez.blogspot.com    

O DESMAIO ou sincope é um sintoma devido ao afluxo inadequado de oxigénio e de outros nutrientes ao cérebro, geralmente causado por uma diminuição temporária do fluxo sanguíneo.

Causas de desmaios, entre outras

Falta de alimentação, (jejum); Psicoemocionais; Tumores cerebrais, até uma dor intestinal pode dar um desmaio. Esforço físico;  Outras dores; Caso de ver sangue; Tosse (síncope tussígena); Micção (síncope miccional), esta muito comum nos idosos.  Uma síncope (desmaio) durante a deglutição pode aparecer em pessoas com doenças do esófago; Desidratação por situações como diarreia, sudação excessiva e micção exagerada, o que acontece frequentemente na diabetes não tratada;

Doença de Addisontambém conhecida como insuficiência adrenal crónica ou hipocortisolismo é uma rara doença endocrinológica.

.Sintomas comuns : Geralmente antes do desmaio a vítima queixa-se de fraqueza, falta de ar e "escurecimento da visão”. Em casos raros, sobretudo em idosos, o desmaio pode fazer parte de um icto ligeiro no qual o fluxo de sangue para uma parte do cérebro diminui de forma brusca. Um icto (também denominado "acidente vascular cerebral", ou A.V.C.) caracteriza-se pela morte de tecido do cérebro (enfarte cerebral) como consequência de uma insuficiência circulatória e do consecutivo défice de oxigénio no cérebro.

A foto é como se fosse uma artéria.
Aterosclerose é uma doença provocada por acumulação de
colesterol nas paredes das artérias. Foto da net, com a devida
vénia da explicação em vídeo 
Um icto (A.V.C.) pode ser isquémico ou hemorrágico. Num icto isquémico, a circulação de uma parte do cérebro interrompe-se devido à obstrução de um vaso sanguíneo, causado por aterosclerose*** ou por um coágulo. Num icto hemorrágico, produz-se uma ruptura de um vaso sanguíneo, o que impede a circulação normal e permite que saia sangue e este inunde uma área do cérebro e o destrua. *** Aterosclerose: é uma doença provocada por acumulação de colesterol nas paredes das artérias.

Hipotensão. Como ajudar o doente

O fato de levantar as pernas pode ajudar a recuperação dos episódios de hipotensão, ao aumentar a irrigação ao coração e ao cérebro. Quando a pessoa está de pé, previamente ao desmaio, pode notar vertigens ou enjoos ligeiros. Quando cai no solo, a pressão arterial aumenta em parte porque a pessoa está estendida e, muitas vezes, porque a causa da síncope já passou.Levantar-se demasiado rapidamente pode provocar um novo desmaio.

Quando a causa é uma arritmia, o desmaio aparece e desaparece bruscamente. Há casos em que se experimentam palpitações (percepção dos batimentos cardíacos) justamente antes do desfalecimento.

A síncope ortostática (A hipotensão ortostática (HO) é a redução maior que 20 mmHg da queda da pressão arterial sistólica (ALTA)*** quando o indivíduo se põe de pé.  Ocorre em aproximadamente 30% dos idosos, sendo causa de quedas e suas conseqüências. Quando a pessoa assume a posição em pé 500 a 900 ml de sangue são seqüestrados nas pernas e na circulação abdominal (vísceras), o que determina redução do retorno do sangue ao coração, menor débito cardíaco e, como conseqüência, estimulação de receptores de pressão. CUIDADO: não se por de pé demasiado rapidamente.   ***DIASTÓLICA, tensão arterial baixa.

Uma forma semelhante de desmaio, chamada síncope «das paradas militares», acontece quando uma pessoa está de pé imóvel durante muito tempo num dia de calor. Como nesta situação os músculos das pernas não estão a ser utilizados, não empurram o sangue para o coração e, como consequência, este imobiliza-se nas veias das pernas e a pressão arterial desce repentinamente. Tome cuidado: Refiro também o estado de estar sentado num avião: Deve levantar-se com frequência, fazer exercícios com as pernas. Mexer-se.

A síncope vasovagal ocorre mais em pessoas de menos idade, geralmente por “medo” “stress”, “dores” quando um indivíduo está sentado ou de pé e é precedida frequentemente por náuseas, astenia, bocejos, visão turva e sudação. Observa-se uma palidez extrema, a pulsação torna-se mais lenta e o indivíduo desmaia.

Esta diminuição pode verificar-se sempre que o organismo não possa compensar rapidamente uma descida brusca da pressão arterial. Por exemplo, se um doente tiver um ritmo cardíaco anómalo, o coração pode ser incapaz de aumentar suficientemente o volume de expulsão de sangue para compensar a diminuição da pressão arterial.

O desmaio que começa gradualmente, que é precedido de sintomas de alarme e que desaparece pouco a pouco sugere alterações nos compostos químicos do sangue, como uma diminuição da concentração de açúcar (hipoglicemia) ou da taxa de anidrido carbónico (hipocapnia) causada por uma hiperventilação. A hipocapnia é, muitas vezes, precedida por uma sensação de formigueiro e mal-estar no peito.

O desmaio histérico não é uma verdadeira síncope. A pessoa só aparenta estar inconsciente, mas não apresenta anomalias na frequência cardíaca ou na pressão arterial e não sua (transpira)  nem se torna pálida.

    O que fazer :

·         Coloque a vítima deitada e eleve as pernas em 30 cm.
·         Tente acordá-la,chamando-a ou batendo palmas próximo ao seu rosto.
·         Afrouxe roupas, gravatas, etc.
·         Verifique as vias aéreas; (Vias aéreas superiores são as fossas nasais, faringe e laringe, as inferiores são traqueia. brônquios, bronquíleos e alvéolos).
·         Verifique os sinais vitais, aplique ressuscitação se necessário.
·         Passe uma compressa fria pelo rosto e testa.
·         Quando ela (a vitima) acordar: Acalme-a.
·         Chame uma ambulância (pronto socorro).

 O que NÃO pode fazer :

·         Não dê nada à vitima, líquido ou sólido, até que recupere TOTALMENTE a consciência. Caso contrário poderá asfixiar-se.
·         Não deite água no rosto da vítima.
·         Não bata no rosto da vítima.

  *** Hipotensão -  hipo – baixa (diástole);    -     Hipertensão (tensão alta, sístole)


 Coligido de artigos, vídeos e livros de saúde por Celeste Cortez professora da ACTIS - Universidade S. de Sintra, nas disciplinas de POESIA - INTERPRETAÇÃO;  e de SAÚDE PELA NATUREZA.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Portugal futuro (grafado portugal com letra minúscula)


Ruy Belo 1933-1978 foi um poeta e ensaísta,  com uma obra não muito extensa mas muito profunda e bela. Bem-haja o legado que nos deixou. O poema "O portugal futuro" está grafado no original com "p" letra minúscula. Foi escrito em 1970, ainda antes da revolução dos cravos. 

Sabemos que o Portugal do tempo do poeta era outro. Naquele tempo lutava-se por direitos de liberdade e democracia. Hoje é bem diferente, mas O PORTUGAL FUTURO, de um futuro melhor,  é possível, com a ajuda de todos nós. 

                      ..........................


"O PORTUGAL FUTURO", Ruy Belo

O Portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
Portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a Espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o Portugal futuro



sábado, 1 de junho de 2013

Dois gatos numa grande discussão:
Fernando Pessoa 

Dois gatos, numa grande discussão,
Quefriam ambos um rato morto: “É meu!”
Dizia um. O outro dizia: “Não”!

Com o pelo eriçado e os olhos feios,
Olharam-se, assopraram, e um no outro
Enterraram as unhas, sem rodeios.

Mas uma gata velha, em vez de a açoite
A golpes de vassoura sem demora
Pô-los ambos na rua, e “boa noite!”

Não, “boa noite” não, que estava frio;
Havia um vento de cortar a pele,
E, além disso, caía a neve a fio,

Com tanto frio esfriou logo o furor
Dos rivais, que já estavam com saudades
da cozinha e o seu cheiro e o seu calor;

E, no degrau sentados, tiritando,
Lá fizeram as pazes, e, quietinhos,
Pr’a onde estavam trataram de ir tornando



o melhor do mundo são as crianças

DEDICO A TODAS AS CRIANÇAS NO DIA QUE LHE É DEDICADO: 


Fernando Pessoa diz-nos no poema LIBERDADE que:  grande é a poesia e o melhor do mundo são as crianças, flores, música, o luar, e o sol. O mais que isto é Jesus Cristo.

Hoje DIA DA CRIANÇA em alguns países do mundo, incluindo Portugal. Andei por aí a ver o que ofereciam à
criança no seu dia. Alguns divertimentos, de destacar um programa na RTP. Em Lisboa encontrei alguns eventos gratuitos, mas nas cidades do norte de Portugal, a maioria das distrações para as crianças eram pagas, ou pelo menos os pais ou os acompanhantes teriam de pagar. Uma forma de se fazer negócio. Até com as crianças. 
Publico o poema do grande Fernando Pessoa que diz que "o melhor do mundo são as crianças, flores, música, luar e sol".  
Ter-se-ia esquecido de acrescentar "e os bons exemplos que se deixem às crianças". 
                      Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada.




Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca.

Fernando Pessoa
(1888-1935)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...