quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SANTARÉM E A UNIVERSIDADE EM PORTUGAL

Foi marcante e inesquecível a conferência intitulada “Santarém e a Universidade em Portugal” que o Professor Doutor CARLOS ANTERO FERREIRA proferiu na noite de 22-02-2012, na sede da ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES, no Monte Estoril. 
Obrigada professor Carlos Antero-Ferreira,
pela lição de sapiência

Com a profundidade e o rigor científico que o caracteriza, e simultaneamente com o humor que marca de forma genial as suas intervenções, Antero Ferreira passou em retrospectiva a História da Universidade Portuguesa, marcando as suas origens em pleno Século XIII. Na sua intervenção, sublinhando a importância do ensino na definição dos equilíbrios sócio-políticos do Portugal ainda em afirmação que existia nessa época, o investigador estabeleceu pontes com a actualidade, mostrando a forma como erros que estão actualmente em curso, nomeadamente com o dito “Acordo Ortográfico” ou a aceitação do denominado “Tratado de Bolonha”, condicionam de forma dramática e negativa o devir futuro da academia Portuguesa.
O ex-Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Dr. José Miguel Noras, secundou o conferencista, sublinhando a importância que Carlos Antero Ferreira teve na vida da Cidade de Santarém ao longo das últimas décadas, aproveitando ainda a oportunidade para dirigir ao académico palavras de homenagem que foram partilhadas pela assistência.
Thanks. Thank you. Obrigada digo eu porque sou do sexo feminino.
A nossa língua é mais complicada, os ingleses tanto os homens
como as senhoras dizem sempre da mesma maneira 




domingo, 26 de fevereiro de 2012

SAÚDE

Por achar interessante, transcrevo para as minhas amigas e meus amigos, visitantes deste blogue, um email que me foi enviado em finais de Outubro do ano 2010,  por uma pessoa que se preocupa com a saúde. Esta senhora, que tinha muitos problemas de alergias, veio visitar-me no final do mês Dezembro de 2011. E pude verificar que, não só de aspecto mas também ao nível das suas doenças e alergias se encontra bem mellhor.

..." Por tudo que tenho lido ultimamente, tenho-me interessado muito por medicinas alternativas e nutrição, continuo a achar que os problemas de saúde que temos podem ser amenizados e por vezes curados com a omissão ou introduçao de certas comidas e vitaminas.
Infelizmente os médicos não são treinados em nutrição e vão logo para os medicamentos que depois tem efeitos colaterais.
Ainda ontem estava a ler que os medicamentos para o colesterol dão cabo do figado e criam problemas musculares, e que tomando zinco, megadoses de vitamina C, alho, omegas3, etc, seria suficiente para tratar do colesterol, claro que uma dieta adequada e exercício também. Mas claro toda a gente acredita que as drogas são mais efectivas e os médicos também o acreditam obviamente!
O pai da minha colega J.que eu já tinha mencionado que foi diagnosticado com cancro da próstata, foi a um nutricionista que lhe tirou a carne e leite e ele agora faz practicamente uma dieta vegetariana. Ainda ontem lá foi à clinica entregar uma encomenda à filha e está com muito bom aspecto. Ela diz que ele anda felicíssimo porque baixou radicalmente o PSA numa questão de 3 meses, com aquela dieta. Bebe muitos sumos durante o dia todo"... 

Despeço-me de vós com os melhores desejos de saúde.

GANDHI

Mahatma Gandhi 
Em 2 de Outubro de 1869, nascia Mohandas Karamchand Gandhi, em Kathiawar, estado de Porbunder ou  Porbandar, Guzerate, então pertencente à Indía Britânica. Foi para a Africa do Sul, então colónia britânica também onde começou o movimento para a independência da India, por meios pacíficos.
Formou-se em advogado na Inglaterra.
Veio a falecer em Nova Délhi, (nessa altura já União Indiana), a 30 de janeiro de 1948, com 78 anos. 

Líder pacifista da humanidade e principal personalidade da independência desse país.
Gandhi foi um pacifista convicto e sempre pregou uma doutrina de não-violência. Desejava que a paz reinasse entre hindus e muçulmanos; entre indianos e ingleses. Em suma, ele desejou a paz para toda a humanidade. Mas houve problemas graves que levaram à desanexação de uma parte, tendo-se formado o Paquistão e Industão. (hoje Paquistão e India) 
Pela sua coerência,   "Mahatma Gandhi" permanecerá, para sempre, como símbolo da resistência pela NÃO-VIOLÊNCIA.
"Gandhi", também conhecido como Mahatma, que significa Grande Alma, foi um homem magro, seco, principalmente pelas greves de fome que fez para reivindicar o que considerou os seus direitos e os do seu povo. 

Mahatma Gandhi, conheceu Indira Gandhi, que não era de sua família mas da família do Primeiro Ministro do Paquistão Nehru, que veio a ser primeira-ministra do país. Coincidências ou não.  Nome completo Mohandas Karamchand Gandhi




sábado, 25 de fevereiro de 2012

LIÇÕES DE SABEDORIA - De UM PENSADOR INDIANO

lições de sabedoria


Um dia, um pensador indiano fez a seguinte pergunta a seus discípulos:
- Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas?
- Gritamos porque perdemos a calma, disse um deles.
- Mas, por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? - Questionou novamente o pensador.
- Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça, retrucou outro discípulo.
E o mestre volta a perguntar:
- Então não é possível falar-lhe em voz baixa?
Várias outras respostas surgiram, mas nenhuma convenceu o pensador. Então ele esclareceu:
- Vocês sabem porque se grita com uma pessoa quando se está aborrecida? O fato é que, quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito.
Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão que gritar para ouvir um ao outro, através da grande distância.
Por outro lado, o que sucede quando duas pessoas estão enamoradas?
Elas não gritam.
Falam suavemente.
E por quê?
Porque seus corações estão muito perto.
A distância entre elas é pequena.
Às vezes estão tão próximos seus corações, que nem falam, somente sussurram.
E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, e basta.
Seus corações se entendem.
É isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:
"Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará um dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta"





OBRIGADA PELA SUA VISITA

NÃO DEIXE DE VISITAR AS PÁGINAS:

                           poesia

                           saude

                           homenagens

Volte novamente.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

EVENTOS CULTURAIS

CARREGAL DO SAL:




- Realiza-se hoje, 5ª. feira, pelas 15 horas, a reunião entre as pessoas inscritas para as aulas e a Comissão Organizadora - de que faço parte como mentora do projecto -  da UNIVERSIDADE SÉNIOR DE CARREGAL DO SAL. 
- As aulas serão iniciadas dentro em breve, logo que a Câmara nos entregue o espaço para as mesmas. 


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
 %%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%% 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MONUMENTOS DE PORTUGAL - BATALHA

Mosteiro da Batalha 
MOSTEIRO DA BATALHA -(nome completo: Mosteiro de Santa Maria da Vitória) A alguns quilómetros de distância de Alcobaça, comemora a batalha de Aljubarrota.

Foi mandado edificar por D. João I de Portugal, como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota.
Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos, tendo tido início em 1386 até 1517, no reinado de sete reis de Portugal. De arquitectura gótica tardia portuguesa ou estilo manuelino (tempo de D.Manuel).
É considerado património mundial pela UNESCO.
Em 7/7/2007 foi eleito uma das sete maravilhas de Portugal.

Ali perto, mais própriamente a caminho de Porto de Mós,  pode ir visitar-se o pequeno monumento à Padeira de Aljubarrota, e mais adiante um Museu dedicado à Batalha de Aljubarrota. (S.Jorge-Porto de Mós).



Museu dedicado à Batalha de Aljubarrota: Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota em Porto de Mós

Museu na Avenida Nuno Álvares Pereira, 120 - 2480-062 São Jorge, Porto de Mós
Espaço situado no Campo Militar de São Jorge. Dispõe de uma exposição documental sobre o período histórico 1369-1415 e a batalha entre o exército português e castelhano em 1385. A mostra divide-se em quatro partes que correspondem à Baixa Idade Média, Crise de 1383-85, Batalha de Aljubarrota e Consequências da Vitória. Desde outubro de 2008 o centro possui um espaço multimédia, onde a aventura e o rigor científico se encontram.
Este tem uma área expositiva com 900 m2: dois núcleos expositivos dedicados à Batalha de Aljubarrota, à época em que se inseriu e às descobertas arqueológicas no campo de batalha; e um auditório para projecção de um espectáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.
Não deixe de visitar, é muito interessante.


(Artigo possível com ajuda da Wikipédia)


ALCOBAÇA (A a Z) from A to Z - A para ALCOBAÇA


Uma rua de ALCOBAÇA, vendo-se ao fundo uma pequena parte da cidade.

 ALCOBAÇA - PORTUGAL
Em primeiro lugar teremos de referir que a distinção acima - Alcobaça traço Portugal, é para distinguir Alcobaça - Bahía - Brasil.

Começamos por lembrar a famosa canção de Maria de Lourdes Resende: "Quem passa por Alcobaça...não passa sem lá voltar".

ALCOBAÇA - O seu nome deriva do facto dos rios Alcoa e Baça ali se juntarem. A cidade, com o seu Mosteiro,  não fica longe do Mosteiro da Batalha e da Basílica de Fátima, pertencentes também ao distrito de Leiria.

O primeiro rei português D. Afonso Henriques, decidiu construir em Alcobaça uma igreja para celebrar a conquista de Santarém aos Mouros, em 1147.   
É um monumento em estilo gótico. De notar que no Mosteiro de Alcobaça estão os túmulos do Rei D. Pedro I de Portugal e da sua amada D. Inês de Castro, que foi mandada assassinar pelo pai de D. Pedro.
É um dos belos monumentos de Portugal.
A cidade irá assistir nos próximos tempos a um aumento populacional em mais de 5 000 habitantes, este projecto é a Nova Alcobaça.

Vêem-se diversos pontos importantes para visitar:
 Nazaré, Porto de Mós (Museu de Aljubarrota e
Monumento à Padeira de Aljubarrota,
Nazaré, Caldas da Raínha, etc.


A cidade está localizada a 92 km a norte de Lisboa (124 km via A8, ou 110 km via IC2 / A1), e 88 km a sudoeste de Coimbra (114 km via A8 / A17 / IC8 / A1, ou 105 km via IC2 / A1).[2]
É sede de um município com 408,14 km² de área e 56 676 habitantes (2011), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Marinha Grande, a leste por Leiria, Porto de Mós e Rio Maior, a sudoeste pelas Caldas da Rainha e a oeste envolve por completo a Nazaré e tem dois troços de costa no Oceano Atlântico.
Foi elevada a cidade em 1995.
LUGARES E MONUMENTOS PRÓXIMOS, de interesse para conhecimento e turismo. (procure neste blogue por MONUMENTOS)
Mosteiro da Batalha (Mosteiro de Santa Maria da Vitória)
Caldas da Raínha (cidade);
Fátima (Basilica em honra da aparição da Virgem Maria em 1917)
Nazaré (praias e lenda)
Óbidos (castelo, descrições)
Porto de Mós (Museu da Batalha de Aljubarrota e no caminho monumento à padeira de Aljubarrota)


(Este artigo teve a ajuda da Wikipédia.)


A translation to English language (ad hoc):
Alcobaça is a city in theLeiria District. The city grew along the valleys of the rivers Alcoa and Baça, from which it derives its name.


Mosteiro de ALCOBAÇA 
The city of Alcobaça became notable after the first king of Portugal, Afonso Henriques, decided to build a church there to celebrate the conquest of Santarém to the Moors, in 1147- the Monastery of Alcobaça, one of the most magnificent gothic monuments in the country. In the church you can visit the tombs of King Peter I and his murdered mistress Inês de Castro.

A inteligência faz a diferênça

Não queiras ser bravo, quando basta ser inteligente


Contaram-me outro dia um episódio muito engraçado em que intervinha um padre. Não sei se é verdadeiro ou falso. De qualquer maneira é divertido e não resisto à tentação de o reproduzir.

Uma senhora, muito distinta, estava sentada num avião que partia da Alemanha. Ao seu lado achava-se um padre com um ar muito simpático. A senhora perguntou ao sacerdote:
- Desculpe-me importuná-lo, senhor padre, mas precisava de lhe pedir um favor.
- Não incomoda nada, minha filha, o que posso fazer por si?
- Pode livrar-me duma taxa alfandegária.
- Como assim? perguntou admirado o padre.
- É que eu comprei um secador de cabelo muito sofisticado e muito caro, também.
- Sim? E daí? Onde é que podem entrar os meus modestos préstimos?
- É que, como não posso ultrapassar os limites da declaração alfandegária, estou sujeita a ter que pagar uma taxa. Ora, se for senhor padre a levar o aparelho escondido debaixo da sua sotaina, provavelmente os fiscais não darão por nada! Ajuda-me, senhor padre?
- Claro que ajudo, minha filha, mas você deve saber que os sacerdotes não podem mentir!
- O senhor tem um rosto tão honesto, padre, que estou certa os fiscais não lhe farão nenhuma pergunta.
E deu-lhe o secador.
Entretanto, o avião aterrou no aeroporto de Lisboa.
Quando o padre se apresentou à Alfândega, o inspector perguntou-lhe:
- Padre, o senhor tem alguma coisa a declarar?
O padre prontamente respondeu:
- Do alto da minha cabeça até à faixa da minha cintura, não tenho nada a declarar, meu filho.
Achando a resposta estranha, o fiscal perguntou-lhe:
- E da cintura para baixo, tem o senhor alguma coisa a declarar?
- Eu tenho um equipamento maravilhoso destinado ao uso doméstico, em especial para as mulheres, mas que nunca foi usado!
- O inspector deu uma sonora gargalhada e exclamou:
- Bem achado, senhor padre, pode passar. O próximo…

A inteligência faz a diferença. Basta saber escolher as palavras certas!

Carlos Brandão de Almeida
06.09.2010

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Foto de África - Não sei o nome do autor
Um excerto do romance :
MÃE PRETA.

Pedidos à autora, através do facebook ou emailceleste.cortez@hotmail.com
448 páginas. Capa a 4 cores - Preço €uros 14.99 - Envio através dos CTT + 2,00 €uros.

..." Ouvi bater muito levemente à porta. Mais um toque suave.
– Senhora Lina, senhora Lina.
Quem seria? Chamava tão baixinho que mal se ouvia. Abri a porta. Ao ver uma vizinha de meia-idade, que se curvou pondo as duas mãos num cumprimento e quase se ajoelhou à minha frente, perguntei-lhe o mais meigamente que me foi possível:
– Diga, Regina Mbumba, precisa de alguma coisa? A mulher olhou para o chão, sem dizer palavra.
– Diga, Regina, diga. – Como ela não respondeu, mexendo e remexendo as mãos e olhando sempre para o chão como quem tenta descobrir uma quinhenta escondida debaixo da terra, sinal de nervosismo e de dificuldade em transmitir o que precisava, peguei-lhe nas mãos e ajudei-a a sentar-se na soleira da porta, sentando-me a seu lado.
– O que precisa? diga, Regina.
Numa voz que mal se ouvia, disse a medo:
– O Paulo quer ir trabalhar nos mina do Jon.
Sorri-lhe, encorajando-a a prosseguir. Como ela não continuou, tive de a pôr à vontade, percebi de antemão a atrapalhação da minha conterrânea.
– Ele tem estado a trabalhar na Companhia de Açúcar no Dondo, não é?
– Sim, juntou pouco dinheiro, agora quer ir trabalhar nos mina.
– O dinheiro não chega, precisa de mais dinheiro para a viagem, não é?
A mulher olhou pela primeira vez de frente, com um semblante mais desanuviado. Tinha sido entendida sem precisar de pedir aquilo que tanto lhe custava.
– De quanto precisa, Regina?
– Quinhento escudo, senhora Lina. Depois paga quando ele mandar matambira.
– Espere um pouco, Regina, vou já trazer o dinheiro.
– Eu pode pagar com cabrito. Agora ter dois, e cabra vai ter cabrito.
– Não, Regina, guarde o cabrito para quando o Paulo vier no Natal, para comer com a família e os amigos.Ele paga quando vier. E se ele não pagar da primeira vez que vier, paga na segunda. Não se preocupe, Regina.
Enquanto estava a tirar o dinheiro do lugar onde o tinha guardado, pensei mais uma vez que havia uma submissão da mulher africana ao seu marido. A mulher africana, principalmente a que nunca saiu da aldeia, não tinha direitos. Ela era escrava do homem, servindo apenas para trabalhar e ter filhos. E o homem podia ter várias mulheres. Sofriam caladas, por hábito, por costumes antigos, ou com falta de coragem para lutar contra esta situação. Precisavam de ajuda para fazerem valer os seus direitos. Eu poderia ser essa guia. Mas como? Não me poderia intrometer nas suas vidas, não conhecia os seus problemas, não partilhava as suas dores, não conhecia os seus sonhos. Será que também tinham sonhos, as mulheres simples da minha aldeia?
Se elas gostassem de mim, de certeza que partilhariam comigo os seus problemas. A culpa era minha, porque nunca fui capaz de lhes inspirar confiança, mostrar-lhes a minha disponibilidade para as ouvir, envolvê-las na minha amizade. Seria altiva demais para elas? Tentei sempre não o ser, mas ter saído muito novita da terra não ajudou. E os estudos também nos distanciaram. Tinha-se cavado um fosso entre irmãs. Elas olhariam para mim, como sempre, à distância..."







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SENIOR CITIZENS

 Senior citizens are constantly being criticized for every conceivable deficiency of the modern world,

We know we take responsibility for all we have done and do not blame others.
HOWEVER, upon reflection, we would like to point out that it was

NOT the senior citizens who took:

The melody out of music,
The pride out of appearance,
The courtesy out of driving,
The romance out of love,
romance with love


The responsibility out of parenthood,
The togetherness out of the family,
The learning out of education,
The service out of patriotism,
The Golden Rule from rulers,
The nativity scene out of cities,
The civility out of behavior,
The refinement out of language,
Marriage with commitement
The dedication out of employment,
The prudence out of spending,
the commitement out o marriage 

The ambition out of achievement or
God out of government and school.


And we certainly are NOT the ones who eliminated patience and tolerance from personal relationships and interactions with others!
And we do understand the meaning of patriotism and remember those who have fought and died for our country in the 2 world wars.
Just look at the Seniors with tears in their eyes and pride in their hearts as they stand at attention with their hand over their hearts!YES, I'M A SENIOR CITIZEN!
I'm the life of the party even if it lasts until 8 p.m.
I'm very good at opening childproof caps with a hammer.
I'm awake many hours before my body allows me to get up.
I'm smiling all the time because I can't hear a thing you're saying.
I'm sure everything I can't find is in a safe secure place, somewhere.
I'm wrinkled, saggy, lumpy and that's just my left leg.
I'm beginning to realize that aging is not for wimps.
Yes, I'm a SENIOR CITIZEN and
I think I am having the time of my life!
Now if I could only remember who sent this to me, I wouldn't send it back to them but I would send it to many more too!
Spread the laughter Share the cheer Let's be happy While we're here.


AND MAY GOD BLESS US ALL
AND MAY WE ALL PRAISE GOD!
Go Green - Recycle THE GOVERNMENT.

domingo, 12 de fevereiro de 2012


Casa das Fidalgas de Alvarelhos, na povoação, no Largo do Povo
 MONUMENTOS 

a casa das fidalgas de Alvarelhos, concelho de Carregal do Sal.

No tempo em que meu pai era jovem, seu pai, meu avô José de Campos Silva, foi conselheiro das senhoras fidalgas (não era feitor, não trabalhava lá).

Meu pai, que cedo começou a ensaiar teatros e ranchos etnográficos, ali ensaiou alguns. Recordo-me, quando eu não tinha mais de 5 anos, levar a bandeira do rancho (mas ia uma pessoa adulta a ajudar-me, era só para ser bonito.
Este meu avó paterno foi regedor. Talvez por ele ocupar um cargo que na época era respeitado, fui, já  mais crescida, e embora vivendo com minha avó materna numa povoação próxima, de nome Pinheiro (Pinheiro freguesia de Papízios),  convidada para levar a bandeja de prata com uma tesoura, quando em Alvarelhos esteve o Senhor Presidente da Câmara para a inauguração da Escola de Alvarelhos, onde meu irmão Nelson iria nesse ano ter aulas.  

Nesta pequena aldeia do concelho de Carregal do Sal é realizada a tradicional e centenária Queima da Comadre e do Compadre, na sexta-feira antes do Carnaval, pela ARCA (Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos).



terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

CANCRO ELIMINADO NUMA SÓ SESSÃO EM PORTUGAL

Este artigo é cópia de notícia de jornais, que anda a circular em emails. É de toda a conveniência que seja conhecido de todos os portugueses, por isso, com a devida vénia o transcrevo:

Quarta feira 2011 Nov 9

Radioterapia que elimina tumor numa só sessão chega a Portugal

Transcrevemos com a devida vénia: .....Pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. É indolor e tem menos custos que a radioterapia convencional. O equipamento chega à Fundação Champalimaud em 2011 dezembro equipado com ferramentas que o tornam único no mundo.
Uma radioterapia que pode eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado, disse o oncologista Carlo Greco. A taxa de sucesso nos tratamentos tem melhorado de ano para ano.
Disponível para tratamento no final do primeiro trimestre de 2012, permite tratar muitos dos casos de cancro com metástases, sobretudo os menos disseminados. Sistema absolutamente único em Portugal e, na Europa, há poucos.
Trata-se de uma radioterapia por imagem guiada, em que se faz TAC e tratamento em simultâneo. Exige elevado nível de precisão com dose única aplicada no local adequado.
Testámos o equipamento e a técnica na Universidade de Pisa, em Itália. Funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim, com uma taxa de sucesso de 80% mesmo nos casos de cancro dos rins.
"É indolor, elimina a toxicidade e consegue-se fazer o tratamento em menos de um quarto do tempo do que as sessões convencionais de radioterapia, i.e., trata quatro vezes mais doentes que a radioterapia tradicional.
Em 10 minutos consegue-se o mesmo do que com a cirurgia, permitindo ao doente ir para casa de seguida e sem risco de morte.
Oferecemos aos doentes metastáticos, mais do que esperança, uma realidade - sem dor e sem invasão".
Tratamento mais barato do que a radioterapia convencional
Vamos abrir as portas a todos, recebendo doentes de hospitais portugueses e também de qualquer país da Europa ou do mundo. Por agora, a Fundação só recebe doentes particulares, tendo já acordos com oito instituições com seguros de saúde. O custo para o sistema de saúde é muito mais baixo.
############################OOOOOOOOOO##############################

APROVEITO para informar sobre a grande FUNDAÇÃO CHAMPALIMAUD (artigo extraído da wikipédia, com a devida vénia, para conhecimento geral):

A Fundação Champalimaud é uma fundação portuguesa de apoio à investigação biomédica. Foi criada por testamento do empresário António de Sommer Champalimaud em 2004, tendo sido registada oficialmente em 17 de Dezembro desse ano. O seu nome completo é Fundação Anna de Sommer Champalimaud e Dr. Carlos Montez Champalimaud (os pais de António Champalimaud) e a sua sede é em Lisboa.
A sua presidente é Leonor Beleza.
O objectivo da Fundação é promover a investigação científica na área da biomedicina, em especial nas áreas do cancro e neurociências.
O empresário doou 500 milhões de euros para que a Fundação possa desenvolver, apoiar e promover a ciência em Portugal.
#############################OOOOOOOOOOO#############################
Nota da autora deste blogue: Para ver a biografia de António Champalimaud, o doador dos 500 milhões de €uros para a Fundação Champalimaud, deve ler-se a Wikipédia. Contudo, há ali um pequeno lapso: A Fábrica de Cimentos de Nova Maceira, Dondo, estava situada em Moçambique, perto da cidade da Beira e não em Angola (embora haja outro Dondo em Angola)






















domingo, 5 de fevereiro de 2012

WE ARE NOT IN THE MOODY'S - powered by Portugal



NÓS PORTUGUESES TEMOS MUITO ORGULHO NO NOSSO PAÍS.

VIVA PORTUGAL. VIVA PORTUGAL. VIVA PORTUGAL. VIVA PORTUGAL. VIVAAAAAAA..  

sábado, 4 de fevereiro de 2012

INATEL TURISMO SÉNIOR OBRIGADA

Numa viagem que fizemos com o Inatel, à Ilha da Madeira, havia um concurso de TEXTO a que concorri.

Foi com grande alegria que vi um extracto do artigo publicado na revista Inatel (capa dourada), em Junho.

A 13 de Dezembro de 2011, fui homenageada com um jantar, espectáculo e dança no Casino Estoril.

Foto da ementa do casino e do meu nome de identificação que estava colocado na mesa do almoço, tendo ao cimo o troféu com o meu nome gravado. Celeste Silvestre porque o meu último sobrenome é Silvestre, embora como autora use o nome literário de Celeste Cortez. 

De 900 e tal pessoas presentes, fomos 4 os homenageados. Uma senhora recebeu um troféu por ter sido premiada na Secção FOTO.
Outro prémio para um cavalheiro que concorreu com POESIA.
Outro prémio para o concurso de VÍDEO.
O prémio de vídeo que refiro atrás, foi justamente ganho por  meu marido. 

Já publiquei neste blogue o texto, com o título de ?  ... Ilha da Madeira. 

OBRIGADA INATEL não só por este dia bem passado, pelo troféu e ainda... pelos 7 dias e 7 noites que iremos gozar numa aldeia turística pertencente ao Inatel (referente ao meu prémio). E ainda 7 dias e 7 noites em Hotel do Inatel, para mim e meu marido, pelo prémio que lhe coube. 

Somos uns sortudos. Pela primeira vez que concorremos, ganhámos. Creiam que com mérito próprio. 

Nunca nos devemos esquecer de agradecer, por isso este pequeno artigo dedicado ao INATEL TURISMO SÉNIOR.
Não posso deixar de enaltecer a maneira extraordinária como somos tratados no Turismo Sénior Inatel, que faço praticamente todos os anos, desde o ano 2001. 

.
  

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

REGICÍDIO - D. Carlos e D. Luis Filipe


D. Luis Filipe, principe da Beira

D. Carlos I - Rei de Portugal 
A 1 de Fevereiro de 1908: A família real regressou a Lisboa a 1 de Fevereiro de 1908, depois de uma temporada no Palácio Ducal de Vila Viçosa. Viajaram de comboio até ao Barreiro, onde apanharam um vapor para o Terreiro do Paço. Esperavam-nos o governo e vários dignitários da corte. Após os cumprimentos, a família real subiu para uma carruagem aberta em direcção ao Palácio das Necessidades. A carruagem com a família real atravessou o Terreiro do Paço, onde foi atingida por disparos vindos da multidão que se juntara para saudar o rei. D. Carlos I, que morreu imediatamente, após ter sido alvejado. O herdeiro D. Luís Filipe foi ferido mortalmente e o infante D. Manuel ferido num braço. Os autores do atentado foram Alfredo Costa e Manuel Buíça, e foram considerados à época os únicos, embora a historiografia recente reconheça que faziam parte de um grupo cuja acção visando o Rei, pelo seu papel de suporte a Franco, já fazia parte integrante do Golpe de estado gorado. Os assassinos foram mortos no local por membros da guarda real e reconhecidos posteriormente como membros do movimento republicano.
A morte de D. Carlos e do Príncipe indignaram toda a Europa, especialmente a Inglaterra, onde o Rei Eduardo VII lamentou veementemente a impunidade dos chefes do atentado. Esta impunidade ficou a dever-se à queda de João Franco, responsabilizado pelo ódio ao Rei e, mais justamente, pela falta de protecção policial, e pelo rápido retorno ao poder dos partidos tradicionais, tal como o monarca havia previsto na carta ao príncipe do Mónaco. D. Carlos não desconhecia os riscos que corria, mas também não achava que podia fugir deles, como ficou patente no seu desabafo ao seu ajudante de campo, tenente-coronel José Lobo de Vasconcelos, alguns meses antes:
«Tu julgas que eu ignoro o perigo em que ando? No estado de excitação em que se acham os ânimos, qualquer dia matam-me à esquina de uma rua. Mas, que queres tu que eu faça? Se me metesse em casa, se não saísse, provocaria um grande descalabro. Seria a bancarrota. E que ideia fariam de mim os estrangeiros, se vissem o rei impedido de sair? Seria o descrédito. Eu, fazendo o que faço, mostro que há sossego no País e que têm respeito pela minha pessoa. Cumpro o meu dever. Os outros que cumpram o seu.»
E de facto morreu no cumprimento do seu dever, e com ele morreu o que talvez fosse a última tentativa séria de reforma do sistema parlamentar monárquico.
 D. Carlos morreu no cumprimento do seu dever.
D. Carlos é reconhecido como cientista, oceanógrafo, lavrador, pintor.
Com a devida vénia de Wikipédia.

D. Carlos deixou viúva D. Amélia de Bragança, que o viu morrer a seu lado, bem como a seu filho D. Luis Filipe. Morrer o marido e o filho, vítimas de atentado, sem que nada pudesse fazer para o evitar, deve ter sido um golpe muito duro para esta mulher.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

EVENTOS CULTURAIS


eventos culturais:

não perca a oportunidade de ouvir a lição de sapiência  do Senhor Professor Doutor Carlos-Antero Ferreira,

na sede da Ala, no Monte Estoril, no próximo dia 22 de Fevereiro, pelas 19 horas.

Confirme a sua presença. Veja as indicações abaixo:




   »»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««««
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...