segunda-feira, 22 de outubro de 2012

HOMENAGEM A UM GRANDE PORTUGUES

FALECEU hoje, nos E.U.A. o Dr. LUCIANO MANUEL DA SILVA. Faleceu ontem, dia 21-10-2012, nos Estados Unidos da América o Grande Português MANUEL LUCIANO DA SILVA.


Para sua notável esposa, Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva, apresenta este blogue e a sua editora, sentidos pêsames. 

 

O Senhor Doutor Manuel Luciano da Silva, Grande Português, foi médico, historiador, investigador, cientista, conferencista, fundador de diversas organizações para portugueses na América e de outras para portugueses em Portugal. Tem em Portugal uma associação e um museu com o seu nome. Conheci a sua obra através de meu irmão Nelson Campos, que era confrade da Academia de Bacalhau de que o Sr. Dr. Manuel Luciano da Silva foi Presidente e ainda atualmente membro da direção. 
Fui lendo a sua vasta obra publicada na internet, ouvindo os seus vídeos e entrevistas que estão no youtube. 

Tive a honra de o propôr para a ALA - ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE PORTUGAL. Por esse motivo trocámos emails e eu atrevi-me a oferecer-lhe a minha modesta e pequenina obra literária, em jeito de quem diz: "Obrigada pelo que escreveu e publicou, pelas entrevistas na rádio, pelas conferências, em suma por tanta sabedoria". 

O Sr. Dr. Manuel Luciano da Silva, ilustre e grande português que nos deixou, formou-se com distinção pela Universidade de Coimbra em 1957. Dedicou a sua vida à medicina, pesquisa, investigação. Pelos seus escritos aprendi que o bacalhau não tem colesterol e que o caldo verde ajuda na prevenção do cancro, informações que tenho passado, não só neste blogue e no facebook, mas especialmente a meus alunos, nas aulas de SAÚDE PELA NATUREZA, na Actis - Universidade da Terceira Idade de SINTRA. 

Como investigador e historiador tem vasta obra publicada sobre a importância dos portugueses na história da humanidade. Foi o descobridor das primeiras provas documentais encontradas sobre a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, na Biblioteca do Vaticano.




Foi condecorado com o grau de Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1968;


Com o Grau de Comendador da Ordem de Mérito em 2011;
Manoel de Oliveira fez um filme sobre o historiador, pesquisador, investigador Manuel da Silva em 2008.


Vou conservar como relíquia, os emails que trocamos quando lhe pedi autorização para que me desse a honra de o propor para académico da Ala - Academia de Letras e Artes de Portugal.  Este foi o ultimo email com a sua foto e de sua notável esposa, também ela pesquisadora-investigadora. Publíco com uma lágrima por quem parte mas a certeza de que a sua obra, o legado que deixa, muito contribuiu e contribuirá para enaltecer os portugueses e a nossa PÁTRIA.

"Cara Amiga: Mando-lhe esta foto com a minha mulher , etc. Manuel Luciano da Silva, M.D,. Please see my website: www.DightonRock.com "
Dr Manuel Luciano da Silva, há alguns anos, com sua
esposa Senhora Dona Sílvia Jorge da Silva

Sua dedicada esposa, tal como aconteceu entre Maria Cury e Pasteur, esteve sempre a seu lado nas investigações, sobre Cristovão Colon, a pedra de Dighton, etc. 

Aqui cabe o ditado: Ao lado de um grande homem está sempre uma grande mulher.


Vários sites onde podem ler artigos sobre Manuel Luciano da Silva e as suas pesquisas:

















1 comentário:

Sami disse...

Vou por este post no blog da Academia de Perth, com link para aqui.xx

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...