quinta-feira, 9 de agosto de 2012

HINO NACIONAL

Pode ler. Se copiar dê-me os créditos, isto é, publique o meu nome e o blogue: http://celestecortez.blogspot.com
 VIVA A PÁTRIA VIVA O POVO PORTUGUêS. Neste momento de grande alegria para todos os portugueses, quer vivam em Portugal ou em qualquer parte do mundo, porque os nossos campeões de canoagem ganharam a medalha de PRATA, nos jogos OLÍMPICOS DE LONDRES 2012, faz sentido falar no nascimento de "A Portuguesa" depois HINO NACIONAL. Música de Alfredo Keil.

O mapa Cor-de-Rosa provocou o célebre Ultimato em 1890, no reinado de D. Carlos de Bragança.
Uma onda de protestos percorreu Portugal de Norte a Sul. Neste período de ânimos exaltados, Henrique Lopes de Mendonça foi procurado pelo seu amigo Alfredo Keil. Este agitava  uma pauta de música: uma marcha para que a alma portuguesa desabafasse a sua revolta perante a afronta recebida. 
A música compõe-se de três fontes de inspiração: O fado, como não podia deixar de ser por ser a canção nacional, a marselhesa, grito de revolta contra o despotismo e a Maria da Fonte que traduz o nosso amor pela liberdade. 
Foi executada em consertos, clubes, teatros. O povo aprendeu-a com rapidez e começou a cantá-la entoando-a com vibração, com emoção sentida,  vinda do coração. Assim, nasceu "A PORTUGUESA"
Foi consagrada pela Assembleia Nacional em 19 de Junho de 1911, passando a ser O HINO NACIONAL. "

 

1 comentário:

  1. PArabems!
    Desculpe, Eu naõ falo Portuguese bem.
    I have added your blog to my blogroll as I hope by reading and translating your blog it will help me to learn. My body is willing but my memory is uselss so I learn...devagar!

    I tried to subscribe to you blog but not sure if I was successful.

    My interests include cooking, herbs, gardening and discovering Portugal.

    Carole aka Piglet :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita, deixe o seu comentario aqui:
Thanks for your visit, leave your comment here:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...